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20 curiosidades sobre os 20 anos da perua Audi RS 6

Audi RS 6, uma das peruas mais incríveis do mundo, está na quarta geração e é vendida no Brasil por R$ 1.083.990; confira 20 fatos

16 ago 2022 - 15h07
(atualizado às 15h09)
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Audi RS 6
Audi RS 6
Foto: Audi / Divulgação

O Audi RS 6 chegou aos 20 ano de estrada. A perua esportiva está em sua quarta geração e seu preço no Brasil supera 1 milhão de reais. Custa exatamente R$ 1.083.990 na modalidade venda direta. Para comemorar este fato, a Audi selecionou 20 curiosidades dos 20 anos do RS 6.

1 - A suspensão Dynamic Ride Control (DRC) foi lançada na primeira geração (C5) e continua na quarta e atual geração (C8) seguindo os mesmos princípios de funcionamento.

2 - A atual geração do Audi RS 6 preserva apenas três peças da carroceria do Audi A6 de entrada: o teto, as duas portas dianteiras e a tampa do porta-malas.

3 - O motor da segunda geração (C6) ocupava tanto espaço na dianteira que o reservatório de água foi deslocado para uma posição, digamos, atípica: próximo à porta do passageiro.

4 - A exclusiva cor “Sebring Black Crystal Effect”, lançada na atual geração (C8), homenageia o local onde a primeira geração do RS6 (C5) fez a sua estreia nas pistas de corrida, em 2003, na cidade de Sebring, na Flórida (EUA). Desde então, todas as cores da linha RS se referem a autódromos famosos que receberam os esportivos da marca.

Audi RS 6
Audi RS 6
Foto: Audi / Divulgação

5 - O motor biturbo está presente nas quatro gerações do modelo.

6 - A primeira geração do Audi RS 6 inaugurou o sistema de escape duplo com saídas ovais que se tornaram atualmente o padrão da linha RS.

7 - A tração integral quattro, uma das mais prestigiadas do mundo, está presente no modelo desde a primeira geração.

8 - Os faróis em LED da atual geração (C8) são do Audi A7, sendo o Audi RS 6 o único membro da família A6 que permite  utilização de laser sob encomenda.

9 - O sistema de refrigeração adicional do motor, presente na segunda e terceira geração, precisou ser substituído na atual geração para um sistema mais compacto e adequado ao uso diário do veículo.

10 - A atual geração do RS 6 foi o primeiro modelo da Audi a ser equipado com rodas de liga leve pintadas de preto como item de série.

11 - Desde a segunda geração, o Audi RS 6 integra o seleto "clube dos 300", ou seja, os carros que ultrapassam os 300 km/h.

12 - O pacote de personalização do veículo com alúminio fosco está disponível somente nos modelos RS, e no RS 6 vem sendo oferecido desde a primeira geração.

13 - Projetado das pistas para as ruas, o RS 6 tem uma arquitetura focada em esportividade, com centro de gravidade baixo, aparência musculosa e espaço extra para diâmetros de rodas maiores.

14 - A tonalidade de interior Cognac Brown, exclusiva e uma das mais populares da Audi, foi usada na primeira geração do modelo, em uma edição limitada de 2004, e hoje é oferecida como opcional em homenagem ao primeiro modelo.

15 - O evento de lançamento da perua RS 6 ocorreu no circuito de Nürburgring, na Alemanha, onde os revendedores da Audi formaram um comboio de 30 carros para desfilar com a novidade diante de um público de 194 mil pessoas.

Audi RS 6
Audi RS 6
Foto: Audi / Divulgação

16 - Nascido no velho continente, o Audi RS 6 ampliou suas raízes europeias para se tornar um cidadão do mundo, conquistando mercados importantes como o chinês, desde a  terceira geração, e o norte-americano, na atual geração.

17 - A primeira geração do Audi RS 6 foi usada na competição American Le Mans Series (ALMS), nos Estados Unidos, que consagrou em sua primeira temporada o piloto norte-americano Randy Pobst.

18 - O Sistema de Cancelamento de Ruído Pirelli (PNCS, na sigla em inglês) foi usado pela primeira vez na terceira geração e conta com pneus especiais que produzem baixo ruído de rolamento devido a uma esponja de poliuretano integrada ao corpo do pneu. Dessa forma, o sistema absorve a maior parte das vibrações, garantindo significativamente menos poluição sonora.

19 - A arquitetura do Audi RS 6 exige tubulações mais longas e, durante o reabastecimento nos testes de rodagem do protótipo, surge um ruído de ar conhecido como “tank mooing”, que graças à otimização da tubulação esse ruído é naturalmente desligado na produção em série.

20 - Metade dos clientes do RS 6 na Europa encomendam um engate de reboque para o veículo, mostrando a combinação entre o DNA esportivo e a versatilidade para o uso diário.

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