31 carros que são verdadeiras chaminés de CO2; veja quanto emitem
Num planeta que sofre com o aquecimento global, 102 versões de 31 carros emitem 200 g de CO2 por km rodado ou mais
O mercado brasileiro tem atualmente pelo menos 102 versões de 31 carros que são verdadeiras chaminés de CO2, gás de efeito estufa que provoca o aquecimento global do planeta. Os dados são públicos e estão disponíveis na tabela de emissões do PBEV (Programa Brasileiro de Emissão Veicular), referente ao 15º ciclo.
O pior índice de todos é o do Lamborghini Urus, que não chega a causar grande estrago porque tem raríssimos exemplares rodando. Mas há SUVs e picapes bem populares com altos níveis de emissão de CO2, como mostramos a seguir.
Porém, não se engane com a lista abaixo. Só incluímos carros que emitem no mínimo 199 g de CO2 por km. Mas há uma lista enorme de carros que estão na faixa de 150 g a 200 g de CO2 por km rodado. Raríssimos são os carros que emitem menos de 100 g/km de CO2.
Outro dado assustador é que muitos desses carros são híbridos leves (MHEV). Por isso, por incrível que pareça, eles têm isenção do rodízio em São Paulo, que instituiu o rodízio justamente para melhorar a qualidade do ar na maior cidade brasileira. É o caso, por exemplo, de 13 versões da Land Rover (agora desmembrada em Discovery, Defender e Range Rover).
Veja abaixo, pelas categorias nas quais aparecem na tabela do PBEV, quais são os modelos e versões que são verdadeiras chaminés de CO2 quando estão rodando pelas ruas e estradas brasileiras.
Extra Grande
Nesta categoria há dois Audi e um Mercedes. Todos eles têm sistema híbrido leve, mas os níveis de emissões de CO2 são altíssimos.
- AUDI RS 6 Avant 4.0 32V Híbrido - 230 g/km
- AUDI RS Q8 2023 4.0 32V Híbrido - 227 g/km
- MERCEDES-AMG GLE63 S Coupé Híbrido - 212 g/km
Utilitário Esportivo Grande 4x4
Aqui está o campeão das emissões, Lamborghini Urus, que merece o prêmio “Chaminé de CO2” do ano, com incríveis 248 g/km. A cada 4 km rodados esse carro deixa 1 kg de gás carbônico na atmosfera. O Porsche Cayenne a combustão também é uma grande decepção, pois chega a 225 g/km de CO2. Para dar uma ideia, as quatro versões PHEV (híbridas plug-in) do Cayenne são muito mais ecológicas, e emitem 69 g/km ou 87 g/km de CO2.
- LAMBORGHINI URUS 4.0 32V Combustão - 248 g/km
- BMW X6 M COMPETITION 4.4 32V Combustão - 215 g/km
- BMW X6 M COMPETITION 4.4 32V Híbrido - 218 g/km
- BMW X7 M60i xDrive 4.4 32V Híbrido - 200 g/km
- JAGUAR F-PACE SVR LE1988 5.0 32V Combustão - 214 g/km
- JAGUAR F-PACE P550 SVR 5.0 32V Combustão - 214 g/km
- MERCEDES-BENZ GLE400D 3.0 24V Combustão - 204 g/km
- PORSCHE CAYENNE TURBO 4.0 32V Combustão - 225 g/km
- PORSCHE CAYENNE COUPE TURBO 4.0 32V Combustão - 225 g/km
- PORSCHE CAYENNE GT COUPE 4.0 32V Combustão - 218 g/km
- PORSCHE CAYENNE S 2024 4.0 32V Combustão - 204 g/km
- PORSCHE CAYENNE S CP 2024 4.0 32V Combustão - 204 g/km
- PORSCHE CAYENNE GT COUPE 2024 4.0 32V - Combustão - 211 g/km
Fora-de-Estrada Grande
A GM diz que vai fabricar só carros elétricos a partir de 2035. Enquanto esse prazo não chega, o Chevrolet Trailblazer dá vexame nesta categoria com 224 g de CO2 emitidos a cada km rodado.
Mas o pior desempenho neste quesito é da antiga Land Rover, que vai de 199 g a 203 g de CO2 a cada km, mesmo tendo várias versões equipadas com o sistema híbrido leve MHEV, que ajuda, mas não faz milagres.
- CHEVROLET TRAILBLAZER LT D4A 2.8 16V Combustão - 224 g/km
- CHEVROLET TRAILBLAZER PRE D4A 2.8 16V Combustão - 224 g/km
- LAND ROVER DEFENDER 90 3.0 24V Híbrido - 203 g/km
- LAND ROVER DEFENDER 90 S 3.0 24V Híbrido - 203 g/km
- LAND ROVER DEFENDER 90 SE 3.0 24V Híbrido - 203 g/km
- LAND ROVER DEFENDER 90 HSE 3.0 24V Híbrido - 203 g/km
- LAND ROVER DEFENDER 90 SE XD 3.0 24V Híbrido - 203 g/km
- LAND ROVER DEFENDER 90 HSE XD 3.0 24V Híbrido - 203 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER P530 4.4 32V Combustão - 202 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER P530 AB 4.4 32V Combustão - 202 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER P530 HSE 4.4 32V Combustão - 202 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER P530 LE 4.4 32V Combustão - 202 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER P530 SE 4.4 32V Combustão - 202 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER P530 SV 4.4-32V Combustão - 202 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER SPORT D350 AB 3.0 24V Híbrido - 199 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER SPORT D350 HSED 3.0 24V Híbrido - 199 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER SPORT D350 LE 3.0 24V Híbrido - 199 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER SPORT D350 S 3.0 24V Híbrido - 199 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER SPORT D350 SD 3.0 24V Híbrido - 199 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER SPORT D350 SE 3.0 24V Híbrido - 199 g/km
- LAND ROVER RANGE ROVER SPORT D350 SED 3.0 24V Híbrido - 199 g/km
- MERCEDES-AMG G63 4M 4.0 32V Combustão - 246 g/km
- MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE 2.4 16V Combustão - 205 g/km
- MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE-S 2.4 16V Combustão - 205 g/km
Picape
As picapes a diesel sempre foram poluidoras e todo mundo sabe disso, portanto não espanta a presença de várias versões do Chevrolet S10, do Ford Ranger, do Mitsubishi L200, do Nissan Frontier e do Volkswagen Amarok na lista. A S10 Z71 (224 g) e a antiga geração da Ranger (222 g) têm os piores índices.
A Nova Ranger 2.0, entretanto, conseguiu se livrar dessa lista, pois emite de 180 g a 188 g por km, dependendo da versão. Está mais bem posicionada neste quesito, junto com a maioria das versões da Hilux, da Toyota.
Entre as picapes V6, a Nova Ranger emite um tantinho menos do que a Amarok V6: 213 g contra 216 g. Entre as picapes V8 importadas dos Estados Unidos, o vexame é do Ram Classic (geração anterior do Ram 1500) com 244 g/km de CO2.
- CHEVROLET S10 HC DD4A 2.8 16V Combustão - 219 g/km
- CHEVROLET S10 LT DD4A 2.8 16V Combustão - 211 g/km
- CHEVROLET S10 LTZ DD4A 2.8 16V Combustão - 211 g/km
- CHEVROLET S10 LS DD4 2.8 16V Combustão - 202 g/km
- CHEVROLET S10 LS DS4 2.8 16V Combustão - 202 g/km
- CHEVROLET S10 LS DS4C 2.8 16V Combustão - 202 g/km
- CHEVROLET S10 Z71 2.8 16V Combustão - 224 g/km
- CHEVROLET S10 MID DD4A 2.8 16V Combustão - 211 g/km
- CHEVROLET S10 LT DD4 2.8 16V Combustão - 202 g/km
- CHEVROLET SILVERADO HIGH C. 4X4 5.3 16V Combustão - 214 g/km*
- FORD RANGER 4x2 XLS 2.2 16V Combustão - 199 g/km
- FORD RANGER 4x2 XLS Black 2.2 16V Combustão - 199 g/km
- FORD RANGER 4x4 XLS 2.2 16V Combustão - 208 g/km
- FORD RANGER 4x4 XL 3.2 20V Combustão - 222 g/km
- FORD RANGER 4x4 XLS 3.2 20V Combustão - 222 g/km
- FORD RANGER 4x4 XLT 3.2 - 20V Combustão 222 g/km
- FORD RANGER 4x4 FX4 3.2 20V Combustão - 222 g/km
- FORD RANGER 4x4 STORM 3.2 20V Combustão - 222 g/km
- FORD RANGER 4x4 LTD 3.2 20V Combustão - 222 g/km
- FORD NOVA RANGER 4x4 XLS 3.0 V6 24V Combustão - 213 g/km
- FORD NOVA RANGER 4x4 XLT 3.0 V6 24V Combustão - 213 g/km
- FORD NOVA RANGER 4x4 LTD 3.0 V6 24V Combustão - 213 g/km
- FORD NOVA RANGER 4x4 LTD+ 3.0 V6 - 24V Combustão 213 g/km
- JEEP GLADIATOR RUBICON 3.6 24V Combustão - 200 g/km
- MITSUBISHI L200 TRITON SPORT GLS 2.4 16V Combustão - 206 g/km
- MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE 2.4 16V Combustão - 206 g/km
- MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S 2.4 16V Combustão - 206 g/km
- MITSUBISHI L200 TRITON SPORT SAVANA 2.4 16V Combustão - 206 g/km
- NISSAN FRONTIER S 2.3 16V Combustão - 200 g/km
- NISSAN FRONTIER ATK 2.3 16V Combustão - 203 g/km
- NISSAN FRONTIER PRO4X 2.3 16V Combustão - 203 g/km
- NISSAN FRONTIER SE 2.3 16V Combustão - 203 g/km
- NISSAN FRONTIER PLT 2.3 16V Combustão - 203 g/km
- NISSAN FRONTIER XE 2.3 16V Combustão - 203 g/km
- NISSAN FRONTIER 24MY ATK 2.3 16V Combustão - 202 g/km
- NISSAN FRONTIER 24MY PRO4X 2.3 16V Combustão - 202 g/km
- NISSAN FRONTIER 24MY SE 2.3 16V Combustão - 202 g/km
- NISSAN FRONTIER 24MY XE 2.3 16V Combustão - 201 g/km
- NISSAN FRONTIER 24MY PLT 2.3 16V Combustão - 201 g/km
- RAM 1500 REBEL HEMI CC 5.7 16V Combustão - 235 g/km
- RAM CLASSIC LARAMIE 5.7 16V Combustão - 244 g/km
- RAM CLASSIC RT 5.7 16V Combustão - 244 g/km
- RAM 1500 LIMITED HEMI 5.7 16V Combustão - 225 g/km
- RAM 1500 LIMITED NIGHT EDITION 5.7 16V Combustão - 225 g/km
- TOYOTA HILUX DIESEL 4X4 SRX Plus 2.8 16V Combustão - 199 g/km
- VW AMAROK V6 EXTREME CD 3.0 24V Combustão - 216 g/km
- VW AMAROK V6 COMFORTLINE CD 3.0 24V Combustão - 216 g/km
- VW AMAROK V6 HIGHLINE CD 3.0 24V Combustão - 216 g/km
*O Chevrolet Silverado não está na tabela do PBEV, mas já temos os dados obtidos no teste, por isso publicamos.
Esportivo
Não é surpresa que haja vários esportivos entre as chaminés de CO2, pois são carros superpotentes. O Lamborghini Huracán quase conseguiu igualar o feito do seu irmão Urus e ficou com 244 g/km, 4 g a menos. O Porsche 911 tem bastante oscilação, indo de 203 g a 321 g, dependendo da versão.
- FERRARI F8 SPIDER 3.9 32V Combustão - 224 g/km
- FERRARI F8 TRIBUTO 3.9 32V Combustão - 224 g/km
- LAMBORGHINI HURACAN EVO SP 5.2 40V Combustão - 244 g/km
- LAMBORGHINI HURACAN EVO CP 5.2 40V Combustão - 244 g/km
- PORSCHE CAYMAN GT4 RS 4.0 24V Combustão - 224 g/km
- PORSCHE 911 TURBO S 3.7 24V Combustão - 218 g/km
- PORSCHE 911 TURBO S CAB 3.7 24V Combustão - 218 g/km
- PORSCHE 911 TURBO 3.7 24V Combustão - 203 g/km
- PORSCHE 911 TURBO CAB 3.7 24V Combustão - 203 g/km
- PORSCHE 911 GT3 RS 4.0 24V Combustão - 231 g/km
- PORSCHE 911 TURBO 2024 3.7 24V Combustão - 220g/km
- PORSCHE 911 TURBO CAB 2024 3.7 24V Combustão - 220 g/km
- PORSCHE 911 TURBO S 2024 3.7 24V Combustão - 225 g/km
- PORSCHE 911 TURBO S CAB 2024 3.7-24V Combustão - 225 g/km
O futuro desses carros
O futuro não é nada promissor para carros que emitem altos índices de CO2 na atmosfera. Mesmo no Brasil, onde a população ainda não tem consciência da urgência climática que vai afetar todas as pessoas, a tendência é que os próprios consumidores passem a rejeitar automóveis com alta emissão.
Por isso, a maioria das montadoras trabalha em carros híbridos plug-in com baixa emissão ou em carros elétricos zero emissão. A JLR, por exemplo, deve trazer em 2024 um novo motor mais ecológico para os modelos Defender, Discovery e Range Rover.
A Chevrolet pretende produzir só carros elétricos a partir de 2035. A Porsche já tem versões híbridas plug-in que reduzem muito as emissões. A Ford reduziu as emissões da Ranger. A Ram terá em 2024 uma picape híbrida com motor V6 apenas para carregar a bateria.
Mas todas as montadoras são pragmáticas. Enquanto a legislação permitir e houver consumidores, veículos de alta emissão de CO2 continuarão sendo fabricados e comercializados, no Brasil e no mundo.