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4 carros que a Chevrolet pode trazer ao Brasil (tem até Corvette)

Nos próximos cinco anos (2024 a 2028), a Chevrolet vai investir R$ 7 bilhões no Brasil e fará uma revolução em sua linha de produtos

26 jan 2024 - 06h00
(atualizado em 30/1/2024 às 11h19)
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Chevrolet Silverado EV, Chevrolet Corvette, Chevrolet Tahoe e Chevrolet Suburban
Chevrolet Silverado EV, Chevrolet Corvette, Chevrolet Tahoe e Chevrolet Suburban
Foto: GM / Guia do Carro

Dos seis carros que a Chevrolet lançará este ano no Brasil, três já são conhecidos: Novo Spin 2025 (facelift), Equinox EV (elétrico inédito) e Blazer EV (elétrico inédito). Tudo indica que os outros três serão a Nova S10 2025 (facelift), Novo Trailblazer 2025 (facelift) e Novo Equinox 2025 (nova geração). Mas a GM não parar por aí.

Dona da marca Chevrolet, a GM anunciou um investimento de R$ 7 bilhões como primeira fase do novo ciclo de investimentos (2024-2028). É possível que a segunda fase complete a década (2029-2030). Além dos seis carros citados acima, o presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, disse que a Chevrolet fará a maior renovação de produtos de sua história no Brasil.

O movimento faz parte das comemorações do centenário da GM no Brasil – 99 anos nesta sexta-feira, 26, e 100 anos em 26 de janeiro de 2025. Novos modelos chegarão para completar a gama, que hoje garantem alto volume de vendas para a Chevrolet: Onix (hatch), Onix Plus (sedã), Tracker (SUV) e Montana (picape).

O novo ciclo de investimento deve tirar do papel um projeto que está nas gavetas de São Caetano do Sul, SP, na sede da GM do Brasil: o de um CUV (crossover urbano) baseado no Onix. Se vingar, será um SUV de entrada, abaixo do Tracker, para concorrer diretamente com o Fiat Pulse (derivado do Argo). Dependendo da situação da Argentina, de lá pode vir um inédito SUV médio (categoria C), para rivalizar com o Jeep Compass.

Além dos modelos inéditos e da modificação dos carros atuais, que deverão receber tecnologia híbrida na transição para a Chevrolet 100% elétrica, mais quatro carros podem aumentar o portfólio da marca no Brasil. Os favoritos são o Chevrolet Silverado EV (picape elétrica), o Chevrolet Corvette (superesportivo), o Chevrolet Tahoe (SUV grande) e o Chevrolet Suburban (SUV full size).

Silverado EV e Corvette E-Ray são os que têm mais chances de vir. A picape Silverado elétrica será lançada ainda no primeiro semestre nos Estados Unidos. Dificilmente haverá tempo de homologar o carro para este ano, por isso seu lançamento deve ocorrer mesmo em 2025.

Chevrolet Corvette: sonho antigo dos consumidores brasileiros
Chevrolet Corvette: sonho antigo dos consumidores brasileiros
Foto: GM / Guia do Carro

O Chevrolet Corvette é um antigo sonho dos fãs da marca. O Chevrolet Camaro cumpriu sua parte e acabou abrindo as portas do mercado para o Ford Mustang. Mas, agora, o Corvette, que já é trazido em bom número por importadores independentes, deve finalmente fazer sua estreia no mercado brasileiro.

Isso porque, ao contrário de outros anos, o mercado de carros de altíssimo valor está bombando no Brasil. “O brasileiro não gosta de carrinho, gosta de carrão”, comentou Santiago Chamorro sobre as perspectivas da Chevrolet no Brasil. Falava sobre carros de entrada, como o Onix, mas a regra aplica-se também para o mercado de luxo.

Nos Estados Unidos, o Chevrolet Corvette é vendido em seis versões (considerando carrocerias cupê e conversível): Stingray (US$ 68.300), Z06 (US$ 112.700) e E-Ray (US$ 104.900). Esses são os preços de entrada. O Corvette E-Ray 6.2 V8, na configuração topo de linha 3LZ e com o ZER Performance Pack, custa US$ 118.000. No Brasil, o preço de venda ficaria em torno de R$ 500 mil.

SUVs como Tahoe e Suburban não podem ser descartados, mas suas chances de importação são bem menores. Outro carro que dificilmente virá ao Brasil é o Chevrolet Monza, que é produzido na China e tem sistema híbrido, pois seu porte é muito próximo do Onix Plus.

Enquanto o primeiro carro elétrico nacional da Chevrolet não é confirmado (mas virá, segundo disse Chamorro ao Guia do Carro, após a reunião com o presidente Lula em Brasília), a GM pode usar parte desse sistema híbrido da China para equipar os modelos nacionais Onix, Onix Hatch, Onix Plus e Montana, que também serão atualizados até 2028.

Guia do Carro
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