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5 peças do carro mais comuns de serem atingidas em colisão leve

Segundo a especialista Luciana Félix, deve-se procurar uma oficina de confiança mesmo sendo colisão leve, pois o o carro tem peças críticas

12 ago 2024 - 11h54
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Motor do automóvel tem peças críticas que podem se danificar em colisão leve
Motor do automóvel tem peças críticas que podem se danificar em colisão leve
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Um levantamento feito pela Allianz em 2016, mostrou que 40% dos acidentes de carros resultantes em danos ocorrem durante o estacionamento. Apesar de muitas vezes essas pequenas batidas causarem mais danos na funilaria do carro, em alguns casos esses prejuízos podem ir além do que é possível verificar ali no momento do ocorrido. Mas quais os danos que podem decorrer de uma pequena batida?

“Em uma colisão leve, a gente precisa ter a clareza de que, por mais que não tenha quebrado o para-choques ou ter tido um dano muito grande na lataria, pode ocorrer o comprometimento de outras partes no motor. Principalmente quando existe aquele reboque no carro da frente, pois esse reboque compromete muito aquela parte do radiador”, diz a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix.

“Uma das peças que geralmente fica bem comprometida numa colisão leve ou até numa colisão mais intensa é o radiador. Porque ele é uma peça que não tem tanta robustez, não é uma peça que é muito forte. Então, dependendo do impacto, como eu disse anteriormente, aquela bola do reboque, por exemplo, prejudica muito essa peça”, afirma Luciana.

Além do radiador, Luciana também lista outras peças que, em caso de colisão, podem ficar danificadas como, por exemplo, o suporte do motor. “Apesar de ser uma peça robusta, uma peça pesada, dependendo da colisão esse suporte pode ficar danificado”, diz.

“Também é muito comum as mangueiras do sistema de arrefecimento racharem, se desconectarem, ou se romperem provocando vazamentos do líquido do arrefecimento. Além disso, a bateria também pode ficar comprometida por poder ser deslocada do carro e os polos podem se soltar. O sistema de escapamento também pode ficar comprometido, amassado. Então, tudo isso depende de como é essa colisão leve. Mas, se tratando na parte de motor, basicamente é isso”, diz.

Os faróis do carro também precisam ser verificados em caso de colisão leve
Os faróis do carro também precisam ser verificados em caso de colisão leve
Foto: VW / Guia do Carro

Outro problema que pode ocorrer em colisões leves, é o desalinhamento dos faróis que, segundo Luciana, muitos motoristas só percebem ao dirigir a noite. “Às vezes na colisão o farol não quebrou, mas ele desalinhou. Então, em uma colisão, é importante fazer o alinhamento dos faróis, e muitas oficinas não se atentam a isso. O motorista só tem essa noção quando ele pegar uma estrada à noite”, explica Luciana.

Luciana finaliza orientando o motorista que, ao ocorrer uma colisão leve, ele leve o carro a uma oficina de confiança para uma avaliação profissional. “É importantíssimo levar o carro à oficina para os técnicos poderem colocar esse carro no elevador e verificar se não foram comprometidas outras peças, e a gente consegue analisar isso antes do problema se agravar.”

Guia do Carro
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