5 SUVs que a Peugeot, Renault, Volks e Toyota preparam para 2024
Um dos segmentos mais quentes do mercado brasileiro, a categoria de SUVs terá novidades importantes em 2024 no Brasil; conheça 5 delas
O segmento de SUVs no Brasil terá novidades importantes e tecnológicas no ano de 2024. Pelo menos 5 carros da categoria são esperados no país, incluindo Peugeot 2008, Renault Kardian, Toyota Yaris Cross, Volkswagen Nivus GTS e um T-Cross reestilizado.
O segmento de SUVs terá novidades importantes no Brasil em 2024. Com quase 700 mil unidades vendidas em 2023, os SUVs já representam 45,7% do mercado nacional de carros de passeio, segundo os dados da Fenabrave.
Com isso, uma das categorias mais aquecidas do país reúne a maior parte da atenção das montadoras. Confira abaixo 5 SUVs que podem chegar ao Brasil no ano que vem.
Peugeot 2008
Lançada há quase cinco anos na Europa e disponível no Brasil apenas na versão elétrica e-2008 GT, a segunda geração do SUV da Peugeot será produzida na Argentina já no início do ano que vem. Já flagrado em testes no país, o novo Peugeot 2008 já deve chegar ao mercado nacional com o visual reestilizado que estreou este ano na Europa.
Sob o capô, o 2008 deve trazer o 1.0 turbo de 130 cv já utilizado pelo 208 e Fiat Pulse. O câmbio será o automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas. Também há rumores de que a versão topo de linha traga o 1.3 turbo de 185 cv do Fastback Abarth. O câmbio, nesse caso, seria um automático convencional de 6 marchas. Já a versão elétrica continuará vindo da Europa, como o modelo atual, mas já com o novo visual.
Renault Kardian
Revelado globalmente em outubro, o novo Renault Kardian será o principal lançamento da marca francesa no Brasil em 2024. Baseado no Dacia Sandero europeu, o Renault Kardian tem visual exclusivo e estreia a nova plataforma modular CMF-B no Brasil. Ele será concorrente de modelos como o Fiat Pulse e VW Nivus.
Por dentro, o Kardian terá painel digital e multimídia de 8" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Dentre os equipamentos de segurança, o SUV vai trazer seis airbags e frenagem autônoma. Sob o capô, as opções topo de linha do Renault Kardian terão um 1.0 turbo de 125 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas.
Toyota Yaris Cross
Já confirmado pela montadora japonesa, o futuro SUV compacto da marca será produzido em Sorocaba (SP) a partir do final de 2024. Já vendido na Ásia, o Toyota Yaris Cross é feito sobre a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA utilizada pelo Corolla. Por fora, o visual traz elementos que seguem a identidade visual da marca japonesa.
O porte do Yaris Cross é semelhante ao de modelos como T-Cross e Creta. No interior, ele terá painel digital e multimídia de 10,1". Sob o capô, o futuro Yaris Cross deve trazer motorização híbrida em algumas versões, sempre com câmbio automático do tipo CVT. Uma das possibilidades é o 1.8 de 122 cv do Corolla ou um 1.5 híbrido de 111 cv.
Volkswagen Nivus GTS
Lançado em 2020, o Volkswagen Nivus finalmente ganhará uma versão esportiva GTS. Seguindo a receita do Polo, o visual deve ganhar elementos do Taigo europeu, incluindo novos para-choques, rodas de 18", lanternas de LED interligadas e os faróis IQ.Light. Por dentro, o acabamento terá detalhes esportivos, sobretudo os bancos, volante e painel.
Sob o capô, o futuro VW Nivus GTS terá o motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas. Além disso, ainda há rumores de que o SUV cupê também deve ganhar uma nova versão de entrada Sense, com motor 1.0 170 TSI do Polo, que oferece 116 cv. Já o atual 1.0 turbo de 128 cv deve ser mantido nas versões Comfortline e Highline.
Volkswagen T-Cross reestilizado
Além do Nivus, a Volkswagen também prepara mudanças para o T-Cross. Por fora, as novidades seguirão o modelo europeu, que foi renovado em julho. Na dianteira, os faróis de LED serão novos, e contarão com a tecnologia IQ.Light. Eles serão interligados por uma barra horizontal em LED, como no irmão maior Taos.
Os para-choques também são novos, enquanto a lanterna de LED terá elementos em formato de "X". Por dentro, o SUV terá multimídia destacada do painel e materiais mais refinados no acabamento. Sob o capô, o T-Cross Sense deve ganhar o motor 1.0 TSI de 116 cv e 165 Nm do Polo, mantendo os atuais 1.0 TSI de 128 cv e o 1.4 TSI de 150 cv nas demais versões, sempre com câmbio automático de 6 marchas.