5 versões da picape Fiat Strada que amamos (para matar a saudade)
Líder de vendas no Brasil desde 2021, a Strada inovou diversas vezes ao longo desde 25 anos. Confira as 5 versões mais marcantes da picape
Lançado em outubro de 1998, o Fiat Strada é um dos carros mais importantes da história do Brasil. Sempre produzida em Betim-MG e exportada para mercados como Uruguai, Paraguai, Argentina e até mesmo países europeus há alguns anos, a picape compacta da Fiat ditou tendência e inovou de diferentes formas em seu segmento e no mercado brasileiro.
Líder de vendas no país desde 2021, o Fiat Strada já vendeu mais de 86 mil unidades entre janeiro e setembro deste ano. Ao longo de 25 anos de história, a picape foi a primeira do segmento com cabine estendida (1999), cabine dupla (2009), 3 portas (2013), câmbio automático (2021) e motor turbo (2023). Ela teve até mesmo versão com visual esportivo. Confira abaixo as 5 versões mais icônicas da picape.
1. Fiat Strada Adventure (2002)
Junto com a primeira reestilização da Strada em 2002, chegou a primeira versão Adventure, que ditou tendência com o seu visual off-road, influenciando o surgimento de outros carros com o mesmo apelo. Disponível sempre com cabine estendida, o Fiat Strada Adventure era a versão topo de linha do modelo, e atraía um público mais jovem e lifestyle para a picape.
Com apliques de plástico, suspensão elevada, quebra-mato e detalhes de acabamento exclusivos, o Fiat Strada Adventure manteve a tração apenas nas rodas dianteiras. Sob o capô, o motor era um 1.6 de 106 cv e o câmbio manual de 5 marchas.
2. Fiat Strada Adventure Locker (2008)
Anos mais tarde, já em sua terceira reestilização, o Fiat Strada ganhou o sistema de bloqueio de diferencial Locker. Na falta de uma tração 4x4, o recurso bloqueia uma das rodas que estivesse girando em falso, transferindo a força extra para a roda com tração. Isso tudo para facilitar o uso da picape em situações de off-road leve.
Além disso, o Fiat Strada também ganhou suspensão reforçada com novos amortecedores e visual mais robusto. Sob o capô, o motor era o 1.8 flex de origem GM, que oferecia 112/114 cv (gasolina/etanol), sempre com câmbio manual de 5 marchas.
3. Fiat Strada Cabine Dupla (2009)
No ano seguinte, foi a vez de o Fiat Strada ganhar a opção de cabine dupla. Inicialmente, a variante era oferecida apenas na versão Adventure, com capacidade para apenas 4 ocupantes. A caçamba também era menor (580 litros).
Posteriormente, a opção foi oferecida em outras versões e ganhou uma porta extra com abertura invertida em 2013 – junto com uma reestilização lateral e traseira, capacidade para 5 pessoas e quatro portas na segunda geração do Strada, lançada em 2020.
4. Fiat Strada Sporting (2010)
Essa talvez seja a versão mais inusitada do Fiat Strada em 25 anos de produção. Lançada em 2010, a configuração Sporting repetia a receita utilizada em modelos como Palio, Siena, Punto, Stilo e Bravo.
Com visual esportivo formado pelos faróis escurecidos, spoilers, saias laterais e rodas de 16", a Strada Sporting trazia sob o capô o motor 1.8 16v e.torq de 130/132 cv (g/e) e 180/185 Nm (g/e) de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Com vendas baixas, a edição especial durou até 2012.
5. Fiat Strada Ranch (2021)
Lançada em 2021, já na segunda geração do Fiat Strada, a versão Ranch foi responsável por estrear duas novidades na picape: câmbio automático do tipo CVT (2021) e motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 200 Nm (2023) – essa última novidade junto com um leve facelift e a versão Ultra, de apelo esportivo.
Inspirado na irmã maior Toro Ranch, a Strada Ranch traz detalhes de acabamento em tom marrom e de aspecto mais fora-de-estrada. Em relação às demais versões da picape, a Ranch ainda conta com visual exclusivo e pneus de uso misto. Custa R$ 132.990.