6 SUVs que chegam ao Brasil no segundo semestre de 2022
Confira seis novidades do segmento de SUVs que BYD, Fiat, GWM, Honda e Kia preparam para o mercado brasileiro no segundo semestre deste ano
Após o primeiro semestre de 2022, o segmento de SUVs já teve algumas novidades importantes este ano no Brasil. Dentre elas, o Jeep Renegade ganhou uma reestilização e motor 1.3 turbo de 185 cv, e os SUVs Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro ganharam novas versões híbridas. Ainda tivemos o lançamento de modelos como o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid, o novo Volvo C40 elétrico e o Jeep Compass 4xe híbrido.
Apesar da recente crise causada pela falta de componentes para a produção – com destaque para os semicondutores – que ainda afeta a indústria automotiva em escala global, o segmento de SUVs segue em alta, e algumas montadoras ainda preparam novidades para o segundo semestre deste ano. Confira seis SUVs que podem chegar ao Brasil ainda este ano.
BYD Song Plus
Além do sedã Han, a BYD também pretende oferecer o SUV Song Plus no Brasil já em 2022. Com visual ousado e a promessa de rodar até 1.200 km com apenas um tanque de combustível, o BYD Song Plus já foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O novo SUV médio chinês deve chegar ao país no segundo semestre deste ano, na versão híbrida plug-in DM-i.
Sob o capô, o BYD Song Plus híbrido traz um motor 1.5 turbo a gasolina de 110 cv e 135 Nm associado a um motor elétrico. Juntos, eles oferecem potência combinada de até 198 cv e 325 Nm de torque. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, e o modelo conta ainda com um modo de condução totalmente elétrico. O alcance é de até 110 km na versão mais potente e de 51 km nas configurações mais em conta.
Fiat Fastback
O Fiat Fastback é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Depois de meses de expectativa e inúmeros flagras, o novo Fiat Fastback deve ser revelado já no segundo semestre de 2022. Desenvolvido no Brasil, o novo SUV cupê será derivado do Fiat Pulse, mas terá algumas mudanças para ficar mais refinado. Apesar do parentesco com o Fiat Pulse, o novo Fastback terá design inédito, sobretudo na parte traseira, que terá lanternas de LED de formato horizontal e caimento cupê.
Construído sobre a plataforma MLA (Modular Architecture) do Pulse, o novo Fiat Fastback também deve ter os mesmos itens de segurança do irmão menor. Sob o capô, o novo Fiat Fastback terá nas versões de entrada o motor 1.0 turbo do Pulse topo de linha. Já as versões topo de linha trarão o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm com câmbio automático de 6 marchas que equipa a picape Toro e os Jeep Renegade e Compass.
Fiat Pulse Abarth
Principal lançamento da Fiat em 2021, o Pulse terá novidades importantes em 2022. A montadora italiana prepara uma versão esportiva Abarth para o modelo, que terá como grande destaque o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm que já equipa o Jeep Compass e a picape Fiat Toro. Repetindo o conjunto mecânico já utilizado nos demais modelos com esse motor, o câmbio será um automático de 6 marchas.
Previsto para estrear no último trimestre do ano, o Pulse Abarth também será o primeiro carro da divisão esportiva criado no Brasil. Por fora, a inédita versão terá detalhes esportivos, com destaque para o logo da divisão esportiva Abarth. Por dentro, são esperadas mudanças nos materiais de acabamento e em revestimentos do interior. Detalhes como a direção e a suspensão também devem ganhar ajustes próprios para oferecer um comportamento mais esportivo ao SUV.
Great Wall Haval H6
O primeiro carro da Great Wall vendido no Brasil será o SUV Haval H6. Sucesso de vendas na China, o Haval H6 é um SUV médio do porte próximo ao do Volkswagen Tiguan e do Toyota RAV4. Já em testes no Brasil, o Haval H6 será vendido no país com duas opções de motorização (híbrida e híbrida plug-in). O novo SUV deve chegar ao mercado brasileiro até o fim deste ano.
A motorização desenvolvida para o Haval H6 no Brasil também é inédita em outros mercados internacionais. Batizado de DHT (Dedicated Hybrid Technology), o sistema eletrificado da GWM terá opções híbridas e híbridas plug-in com 1 ou dois motores elétricos e promete autonomia 100% elétrica de até 200 km. São pelo menos três variações de motorização, sendo a mais potente com 483 cv e 762 Nm, já com tração integral. Ela deve equipar o Haval H6 topo de linha.
Honda HR-V
A nova geração do Honda HR-V será lançada oficialmente no dia 2 de agosto deste ano no Brasil. Totalmente renovado, o novo Honda HR-V será produzido em Itirapina (SP), e já foi revelado durante um evento aos concessionários da montadora japonesa. Por fora, o visual é o mesmo do HR-V global. Ele terá inicialmente quatro versões (EX, EXL, Advance e Touring) no mercado brasileiro.
As duas primeiras (EX e EXL) serão configurações de entrada, e serão equipadas com o motor 1.5 flex aspirado de 126 cv do novo Honda City. Já as outras duas terão o motor 1.5 turbo flex, que deve oferecer cerca de 180 cv. O câmbio será sempre um automático do tipo CVT, apenas com tração dianteira. Por fim, o novo HR-V também deve chegar ao mercado equipado com o pacote Honda Sensing de itens de segurança e assistência ao condutor.
Kia Sportage
Previsto para estrear no mercado brasileiro já no fim de julho, o novo Kia Sportage chegará ao Brasil eletrificado. Com visual ousado, a versão vendida no Brasil será a europeia, que tem porte menor do que a versão global. Sob o capô, o SUV terá um motor 1.6 turbo a gasolina com injeção direta, que oferece 180 cv e 264 Nm. Ele será associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com 7 marchas e um sistema híbrido-leve de 48V.
Por fora, o novo Kia Sportage aposta em um design com linhas disruptivas, que segue a nova identidade visual da marca sul-coreana. Na dianteira, o novo Sportage traz uma grade frontal de grandes dimensões e faróis de LED com contornos irregulares. Na traseira, o modelo traz lanternas interligadas por uma barra de LED. Por dentro, o destaque fica para o grande display curvo que une o painel de instrumentos e a central multimídia na mesma moldura, ambos com tela de 12,3’’.