7 novas picapes da Mitsubishi, Ram, Chevrolet, Ford, GWM, Fiat e Volks
Adiantamos 7 novidades que as montadoras preparam para o mercado brasileiro no segmento de picapes para 2024; conheça todas elas
Em 2024, novos modelos de picapes deverão chegar ao mercado brasileiro, como a Fiat Titano, Chevrolet S10, GWM Poer, Ford F-150, Mitsubishi L200 Triton, Ram 1500 e Volkswagen Amarok, oferecendo motorizações diversas, como híbrida, diesel e V6.
Um dos segmentos mais quentes no Brasil, o setor de picapes terá novidades importantes no país em 2024. Além de serem procuradas para uso profissional – sobretudo no agronegócio – elas também têm conquistado cada vez mais a atenção do consumidor urbano. Confira 7 picapes que podem chegar ao Brasil durante o ano que vem.
Chevrolet S10
Já flagrada em testes, a nova S10 deve chegar ao mercado em meados de 2024. Com design inspirado na Colorado americana, o novo Chevrolet S10 vai manter a plataforma e a carroceria atuais, mudando apenas o design na dianteira e traseira. Por dentro, a renovação será completa, ganhando até mesmo painel digital e melhorias no acabamento.
Sob o capô, o novo Chevrolet S10 deve manter o atual 2.8 turbo diesel de 200 cv de potência, mas com novo câmbio automático de 8 marchas. A tração será 4x4, com opções 4x2 e 4x4 reduzida. As novidades também devem chegar ao SUV de 7 lugares Trailblazer, que compartilha plataforma e linha de montagem com a picape.
GWM Poer
O primeiro carro produzido pela GWM em sua fábrica de Iracemápolis (SP) será a picape média Poer. Já flagrado em testes inúmeras vezes no Brasil, o GWM Poer será feito no país a partir de 2024 com motorização híbrida. Com porte ligeiramente maior que o do Toyota Hilux, a picape terá versões com visual off-road e até mesmo snorkel.
Há rumores de que o GWM Poer seja equipado com o sistema Hybrid Intelligent 4WD (Hi4), que combina um motor a combustão na dianteira e dois propulsores elétricos – um em cada eixo. A potência será na casa dos 462 cv e o alcance elétrico de até 100 km com uma carga completa. Ela será a primeira picape híbrida nacional.
Fiat Titano
Pensada inicialmente como um produto Peugeot, a picape Fiat Titano chegará ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2024. Desenvolvida em parceria com a chinesa Changan, a Titano será produzida no Uruguai pela Nordex. Ela será concorrente da Toyota Hilux e Chevrolet S10 no segmento de picapes médias.
No Brasil, o Fiat Titano terá motorização exclusiva. Será o motor 2.2 turbo diesel da van Ducato, com 200 cv e 450 Nm. De acordo com o site Autos Segredos, a picape terá versões com câmbio automático ou manual de 6 marchas, com tração 4x4. Visualmente, a diferença em relação à Peugeot Landtrek será pela grade frontal e os logotipos da Fiat.
Ford F-150
Lançado neste ano no Brasil, o Ford F-150 pode mudar em breve. Reestilizada nos EUA em setembro, a picape ganhou novos faróis de LED e grade frontal redesenhada. Na traseira, as lanternas ganharam novos elementos internos, e a tampa da caçamba traz agora a opção de abertura apenas central. Como ela vem importada do México, deve chegar ao país assim que acabarem os estoques atuais.
Por dentro, a picape ganhou melhorias no acabamento e novos equipamentos, como a multimídia de 12" atualizada e novos itens de condução semi autônoma. Sob o capô, a F-150 vendida no Brasil deve manter o atual 5.0 V8 do Mustang, que oferece 405 cv. Outra novidade deve ser a estreia da versão híbrida de 436 cv já vendida na Argentina.
Mitsubishi L200 Triton
Já confirmada para o Brasil, a sexta geração do Mitsubishi L200 Triton deve chegar ao mercado nacional entre o fim de 2024 e o começo de 2025, inicialmente importado da Tailândia. A L200 Triton ganhou uma nova plataforma, que será utilizada pela próxima Nissan Frontier. O design tem linhas retas, e a nova picape ficou maior do que a atual.
Por dentro, o acabamento traz materiais mais refinados, central multimídia de aspecto flutuante e ar digital de duas zonas. Dentre os equipamentos, o novo L200 Triton ganhou itens de segurança extras, como o pacote ADAS. Assim como a picape atual, o novo modelo deve chegar ao país apenas na opção de cabine dupla, com motor 2.4 turbo diesel de 204 cv, opções de câmbio manual ou automático e tração 4x4.
Ram 1500
Depois da chegada do Ram Rampage, a picape 1500 será a próxima a ganhar novidades no Brasil. Recém-reestilizado nos EUA, o Ram 1500 ganhou novos faróis e lanternas de LED, além do para-choque e da grade frontal redesenhados. Por dentro, a picape agora traz painel digital de 12,3", central multimídia maior de 14", e uma terceira tela de 10,25" para o passageiro.
Outra novidade é a opção híbrida Ramcharger, que combina um 3.6 V6 a gasolina e dois motores elétricos para oferecer 672 cv e 830 Nm, com alcance de até 1.100 km. Já as demais versões perderam o motor 5.7 V8 Hemi e passaram a oferecer um 3.0 biturbo de seis cilindros de até 547 cv. Chega assim que acabarem os estoques do modelo atual.
Volkswagen Amarok
Com 13 anos de mercado, o VW Amarok já ganhou uma nova geração na Europa e na África do Sul, onde é produzido. Baseado no Ford Ranger, ele não será vendido no Brasil. Em seu lugar, a marca alemã vai reestilizar a picape atual. Seu design deve trazer alguns elementos da nova geração por dentro e por fora, mantendo a carroceria da primeira versão.
A lista de equipamentos também deve ficar mais recheada, ganhando novos equipamentos de segurança e de tecnologia, dentre eles painel digital, multimídia VW Play, airbags extras, piloto automático adaptativo, frenagem automática e mais. O motor deve ser o mesmo 3.0 V6 turbo diesel de 258 cv que equipa a picape atual, com tração integral 4Motion.