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9 carros micro-híbridos mais acessíveis do Brasil (e o consumo)

Sistema mais barato de eletrificação, o micro-híbrido (MHEV) abunda em carros caríssimos, mas nós achamos 9 modelos que não custam um rim

18 jul 2024 - 06h00
(atualizado às 09h48)
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Kia Stonic: MHEV mais barato, mais econômico e que emite menos CO2 no Brasil
Kia Stonic: MHEV mais barato, mais econômico e que emite menos CO2 no Brasil
Foto: Kia / Guia do Carro

O sistema micro-híbrido MHEV – também chamado de híbrido leve pelas montadoras – é o passo mais simples e mais barato da eletrificação dos automóveis. Mesmo assim, ele está longe de ser acessível para os consumidores brasileiros. Há, na verdade, muito discurso e pouca oferta. A maioria custa um rim. 

Mas nós achamos 4 carros micro-híbridos abaixo de R$ 200 mil e um total de 9 modelos abaixo de R$ 300 mil. A maioria desses 9 fica na faixa de R$ 213 mil a R$ 288 mil. Os 4 que custam menos de R$ 200 mil ficam na faixa de R$ 129 mil a R$ 170 mil.

Os micro-híbridos ganharam este nome da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) porque não oferecem tração elétrica. Por isso, não podem ser comparados com os híbridos plug-in (PHEV) nem com os híbridos convencionais (HEV). Seu ganho na redução de consumo fica em torno de 10% e a redução de CO2 ocorre principalmente na hora da partida do motor.

Quais são os 9 micro-híbrido abaixo de R$ 300 mil? Vamos ordená-los pelo melhor consumo na estrada. Em caso de empate, vale o melhor consumo na cidade. Veja também o preço, o motor a combustão e a emissão de CO2 por km rodado. Todos os dados são do PBEV 2024 - 16º ciclo.

1º lugar - Kia Stonic

O crossover coreano, importado, é o micro-híbrido mais econômico do mercado brasileiro. Ele faz 13,8 km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade. O motor 1.0 MHEV também é o que emite a menor quantidade de CO2 na atmosfera: 95 g/km. E se tudo isso não bastasse, o Kia Stonic é o micro-híbrido mais barato do mercado: R$ 129.990.

2º lugar - Caoa Chery Arrizo 6

O sedan chinês fabricado no Brasil faz 13,4 km/l na estrada e 10,6 km/l na cidade. Seu motor 1.5 é flex e emite 115 g/km de CO2. Ele é também o micro-híbrido flex mais econômico com etanol: 9,2 km/l na estrada e 7,4 km/l na cidade. Custa R$ 139.990 e é o segundo mais barato deste segmento.

Caoa Chery Arrizo 6: híbrido flex mais econômico do Brasil e com preço acessível
Caoa Chery Arrizo 6: híbrido flex mais econômico do Brasil e com preço acessível
Foto: Caoa Chery / Divulgação

3º lugar - Audi A3 Sedan

Importado, o sedan alemão tem motor 2.0 e emite 116 g/km de CO2. O Audi A3 Sedan faz 13,1 km/l na estrada e 10,8 km/l na cidade. O preço, entretanto, é o mais salgado dos 9 carros desta seleção: R$ 287.990.

4º lugar - Audi A3 Sportback

Também importado e com o mesmo preço do sedan (R$ 287.990), o Audi A3 Sportback faz 12,8 km/l na estrada e 10,6 km/l na cidade. Seu motor 2.0 MHEV emite 118 g/km de CO2.

5º lugar - Caoa Chery Tiggo 5X

Fabricado em Anápolis (GO), o Tiggo 5X é o SUV chinês mais vendido do Brasil. Ele faz 12,3 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade. Um dos raros híbridos flex do mercado, o Tiggo 5X tem as seguintes marcas com etanol: 8,8 km/l na estrada e 8,7 km/l na cidade. O motor 1.5 MHEV emite 111 g/km de CO2. Custa R$ 146.990, um preço muito bom.

6º lugar - Subaru XV

Importado, o SUV japonês tem motor 2.0 MHEV e tem a segunda menor emissão de CO2 da lista: 109 g/km. A Subaru é uma marca pouco falada, mas está no jogo. O Subaru XV faz 12,3 km/l na estrada e 12,1 km/l na cidade. Custa R$ 213.900.

7º lugar - Subaru Forester

Crossover importado do Japão, o Subaru Forester também tem um motor 2.0 MHEV e sua emissão de CO2 é de 111 g/km. O Forester é bem mais caro do que o Subaru XV e custa R$ 253.900. Ele faz 12,2 km/l na estrada e 12,0 km/l na cidade.

Subaru Forester e-Boxer: discretamente, é uma boa opção de micro-híbrido
Subaru Forester e-Boxer: discretamente, é uma boa opção de micro-híbrido
Foto: Caoa / Divulgação

8º lugar - Caoa Chery Tiggo 7

A versão micro-híbrida do SUV chinês fabricado no Brasil sai por R$ 169.990, um bom preço. Ele faz 12,2 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade. É um dos três SUVs híbridos flex fabricados no país. Com etanol, o Tiggo 7 faz 8,5 km/l na estrada e 8,1 km/l na estrada. O motor 1.5 MHEV emite 120 g/km de CO2.

9º lugar - Kia Sportage

A Kia tem o primeiro e o nono lugar desta lista de micro-híbridos acessíveis. Bem, nem tanto neste caso, pois o Sportage 1.6 MHEV custa R$ 274.990. Mas é menos do que modelos das marcas europeias, todos caríssimos. Faz 12,1 km/l na estrada e 11,5 km/l na cidade. A emissão de CO2 é de 114 g/km.

Os micro-híbridos mais baratos

  1. Kia Stonic - R$ 129.990
  2. Caoa Chery Arrizo 6 - R$ 139.990
  3. Caoa Chery Tiggo 5X - R$ 146.990
  4. Caoa Chery Tiggo 7 - R$ 169.990
  5. Subaru XV - R$ 213.900
  6. Subaru Forester - R$ 253.900
  7. Kia Sportage - R$ 274.990
  8. Audi A3 Sedan - R$ 287.990
  9. Audi A3 Sportback - R$ 287.990*

*O A3 Sportback perdeu no desempate porque consome e emite um pouco mais do que o A3 Sedan.

Guia do Carro
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