Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Abeifa cresce 32,8% com impulso da BYD, Volvo e Porsche; Kia e Land Rover caem

Associação dos importadores de veículos registrou alta em todas as comparações, com destaque para os eletrificados; veja os números

15 abr 2025 - 18h21
Compartilhar
Exibir comentários
BYD Song Pro: modelo mais barato do SUV chinês
BYD Song Pro: modelo mais barato do SUV chinês
Foto: Divulgação

As dez marcas filiadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) licenciaram 10.174 unidades em março (+12,8% ante fevereiro e +20,3% sobre março do ano passado). A participação da Abeifa no mercado brasileiro de veículos leves foi de 5,5% em março.

No acumulado de 2025, a Abeifa somou 27.723 unidades (+32,8%). Desse total, 25.519 foram veículos eletrificados (+50,4%). A participação da Abeifa é de 5,4%.  

Entre as marcas mais relevantes da associação, três registraram crescimento no primeiro trimestre: BYD (+45,3%), Volvo (+30,6) e Porsche (+11,7%). Mas duas marcas relevantes da Abeifa sofreram queda nas vendas: Kia (-27,2%) e Land Rover (-17,1%). As outras marcas registraram volumes bem menores em comparação a essas cinco (veja no quadro abaixo).

Desempenho comparativo das vendas das marcas da Abeifa em 2024 e 2025
Desempenho comparativo das vendas das marcas da Abeifa em 2024 e 2025
Foto: Abeifa / Guia do Carro

O BYD Song (híbrido plug-in) foi o carro mais vendido no primeiro trimestre com 8.652 unidades, seguido pelo BYD Dolphin Mini (elétrico) com 6.554. A decepção ficou por conta de dois modelos da Kia: Stonic (-80,7%) e Niro (-69,8%). O Kia Stonic (híbrido leve) emplacou apenas 40 unidades e o Kia Niro (híbrido full) teve 57 registros.

“O mercado brasileiro está em importante etapa de transição em favor do veículos eletrificados, como no restante do mundo”, disse Marcelo Godoy, presidente da Abeifa. “Já representam 9,8% do total de emplacamentos. Nossas associadas respondem por mais de 50% de todos os veículos eletrificados comercializados no país.” 

“Esse porcentual demonstra a contribuição e o papel relevante dos importados”, acrescentou Godoy. “A presença de veículos importados, com suas tecnologias up-to-date, beneficiam os compradores e incentivam os fabricantes locais no processo de atualização de seus produtos”. 

A Abeifa também comentou o resultado da pesquisa “A jornada de compra de veículos eletrificados”, feita pela empresa DadosX.Ela revela como o consumidor tem se comportado diante da decisão de adquirir um veículo eletrificado, apontando tendências, mudanças de perfil e fatores decisivos na jornada de compra.

“O atual cenário mercadológico e a pesquisa da mineradora DadosX corroboram com os argumentos da Abeifa de que os consumidores brasileiros mostram-se ávidos por novas tecnologias e estão muito cientes em relação à descarbonização do meio ambiente”,comentou Marcelo Godoy. Segundo ele, esse é um papel importante dos carros importados.

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade