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Abeifa registra queda de 10,8% e reclama de indefinição no setor

Associadas da Abeifa, com 7.300 unidades, respondem por 54,7% dos veículos eletrificados emplacados em Setembro no mercado interno

16 out 2024 - 06h01
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BYD King: apenas 273 vendas em Setembro, segundo mês seguido de queda
BYD King: apenas 273 vendas em Setembro, segundo mês seguido de queda
Foto: BYD/Divulgação

As dez marcas filiadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), com licenciamento de 8.283 unidades, tiveram queda de 10,9% em Setembro perante Agosto. Mas, em relação a Set/2023, a alta foi de 102,6%. 

As marcas filiadas são: Aston Martin, BYD, JAC, Jaguar, Kia, Land Rover, McLaren, Porsche, Suzuki e Volvo. No acumulado do ano, considerando veículos importados e fabricados no Brasil, a Abeifa soma 72.131 unidades, um crescimento de 192,9% em relação aos primeiros nove meses de 2023.

Os 64.780 veículos eletrificados importados e emplacados pelas associadas da Abeifa este ano representam 52,8% do mercado total de 122.590 unidades vendidas. Dentro da cota da Abeifa, entretanto, só a BYD responde por 51.301 veículos (79,2%).   

Indefinições preocupam

A falta de definições sobre temas relevantes às empresas associadas – como o artigo 4º do Programa Mover, eventual antecipação da alíquota do imposto de importação para veículos eletrificados e a reforma tributária ainda em tramitação no Congresso – sinaliza um alerta à Abeifa.

Marcelo Godoy, presidente da Abeifa: "Falam em previsibilidade, mas não é isso que está ocorrendo"
Marcelo Godoy, presidente da Abeifa: "Falam em previsibilidade, mas não é isso que está ocorrendo"
Foto: Abeifa / Guia do Carro

“Nos últimos anos, representantes da indústria local e o Governo Federal sustentaram o argumento da previsibilidade como fator primordial do crescimento setorial, o que nós concordamos. No entanto, não é isso que está ocorrendo”, denunciou Marcelo Godoy, presidente da Abeifa.

“O nosso setor entende que a questão da importação independente abre espaço para o tratamento não-isonômico, já que as marcas aqui representadas oficialmente investem pesadamente em infraestrutura de rede de concessionárias para o atendimento a seus clientes.” 

A Abeifa aguarda também as definições da regulamentação dos veículos recreativos fora de estrada, em tramitação na Câmara Temática de Assuntos Veiculares e Ambientais da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Guia do Carro
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