ABVE deixa de considerar híbridos-leves como eletrificados
Após implementação de uma nova metodologia de classificação dos carros eletrificados no país, os MHEV foram excluídos da contagem oficial
A partir de agora os híbridos-leves, como os Pulse e Fastback Bio Hybrid e como o Kia Stonic, por exemplo, não são mais considerados carros eletrificados pela ABVE
Mudança importante na metodologia de classificação dos carros eletrificados à venda no Brasil na visão da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A partir de agora, os híbridos-leves, reconhecidos pela sigla MHEV, deixarão de contabilizar a lista de eletrificados.
A medida, segundo a ABVE, permite uma análise mais precisa do avanço da eletromobilidade no país. Com essa mudança, agora serão considerados eletrificados os BEVs (100% elétricos); PHEVs (híbridos tipo plug-in, ou seja, que podem ser recarregados por plugs) e HEVs/HEVs flex (modelos híbridos autorecarregáveis).
Os critérios da ABVE vão considerar apenas modelos com motorização elétrica com mais de 60V e tração independente - dessa forma, os MHEV são automaticamente excluídos, já que não têm bateria com mais de 48V e sequer capacidade própria de movimentação.
A ação foi motivada por lançamentos recentes do mercado, como os Fiat Pulse e Fastback Hybrid, que têm um sistema híbrido-leve com bateria de 12V que pode ajudar os carros com no máximo 10% de economia e redução nas emissões de CO². Certamente a Stellantis deverá implementar esse conjunto em modelos de outras marcas, como Peugeot 2008 ou nos carros da Citroën.
Segundo a ABVE, a exclusão dos MHEV da lista será benéfica e evitará distorções nos indicadores da eletromobilidade brasileira. "A nova metodologia garante que os futuros dados mostrem com maior precisão o desempenho dos modelos que efetivamente contribuem para a redução das emissões de CO²", explica Ricardo Bastos, presidente da entidade.
