Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Acabou o mistério! Toyota registra seu próximo carro nacional

Depois de meses de especulação, Toyota registra no INPI seu próximo carro híbrido nacional com plataforma da Daihatsu

25 jan 2023 - 12h24
(atualizado em 26/1/2023 às 17h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo sedã da Toyota registrado no INPI
Novo sedã da Toyota registrado no INPI
Foto: INPI / Reprodução Motor1

Durante vários meses a Toyota fez mistério sobre seu novo carro nacional. Sabia-se apenas que seria um modelo híbrido e que utilizaria um sistema Full Hybrid como o Toyota Corolla. Agora acabou o mistério. A montadora japonesa registrou no INPI o desenho de seu novo modelo, que será um sedã compacto e tem base da Daihatsu (marca de baixo custo da Toyota).

As imagens de registro no INPI, que reproduzimos aqui, foram publicadas pelo site especializado Motor1. Em setembro do ano passado o Guia do Carro publicou uma matéria sobre qual seria este modelo e agora uma das opções foi confirmada: será mesmo o Toyota Yaris da nova geração.

Mas, por que o registro no INPI mostra um motor da Daihatsu Motor Company do Japão e não da Toyota? Porque o novo Yaris Sedan utiliza a plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture) e não a TNGA (Toyota New Global Architecture) do Corolla sedã.

Novo sedã da Toyota registrado no INPI
Novo sedã da Toyota registrado no INPI
Foto: INPI / Reprodução Motor1

Isso significa que os investimentos no novo Yaris serão grandes. É possível que a Toyota mantenha o Yaris atual em produção e lance o novo carro com outro nome, Yaris Ativ,  que mostramos em agosto? Possível é, mas parece difícil. A Toyota não costuma ter esse tipo de estratégia, que já foi usada várias vezes pela GM, pela Renault, pela Fiat e pela Volkswagen. E o Yaris atual não ajuda na questão da descarbonização.

Portanto, o novo Toyota Yaris Sedan deve chegar para concorrer diretamente com o Honda City, pois o atual modelo ficou defasado em relação à nova geração do rival japonês. Isso também sinaliza que o preço será mais salgado. E ainda deixa em dúvida o futuro do Yaris Hatchback, que, a princípio, deve sair de linha até a chegada da nova geração nessa configuração.

O novo Toyota Yaris já é vendido no Peru e também foi registrado na Argentina. É possível que a Toyota do Brasil passe a exportar o Yaris Sedan da plataforma DNGA para o mercado peruano.

Novo sedã da Toyota registrado no INPI
Novo sedã da Toyota registrado no INPI
Foto: INPI / Reprodução Motor1

Segundo o Motor1, o novo Yaris Sedan tem 4,425 m de comprimento (+5 mm), 1,740 m de largura (+10 mm), 1,480 m de altura (+5 mm) e 2,620 m de entre-eixos (+70 mm). O porta-malas ganha dois litros de capacidade e passa a ter 475. Ainda segundo o site especializado, o motor deve ser o atual 1.5 aspirado flex (com melhorias) acoplado ao câmbio CVT.

Mas apostamos fortemente numa versão híbrida com o mesmo sistema do Corolla Hybrid, ou seja, com dois motores elétricos que somam 72 cv. Isso porque a Toyota já revelou essa intenção a outro veículo especializado, a revista AutoData, conforme dissemos na matéria publicada em setembro passado.

Novo Toyota Yaris Ativ
Novo Toyota Yaris Ativ
Foto: Toyota / Divulgação

Resta saber se a Toyota conseguirá utilizar o motor 1.8 aspirado flex para acompanhar o sistema híbrido, como no Corolla e no Corolla Cross, ou se vai estrear um novo sistema que combina o motor 1.5 com os dois motores elétricos. Ou ainda se utilizará o motor 1.2 ou 1.3 presentes em outros mercados.

Toyota Yaris chega à linha 2023 com boas modificações:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade