Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aceman: SUV elétrico é considerado o "futuro da Mini"

Veja os preços das duas versões do modelo, que foi apresentado nesta semana no país e começa a ser vendido oficialmente em março

19 fev 2025 - 00h24
(atualizado às 00h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Novo modelo da Mini chega para disputar clientes de BYD Seal, Volvo EX30 e demais carros elétricos que custem entre R$ 250 mil e R$ 300 mil. Essa é a ideia de carro do futuro da marca

O Mini Aceman acaba de chegar ao Brasil e este é um dos carros mais importantes da marca nos últimos anos. Em outras palavras, é a visão de futuro que a empresa tem sobre a forma de mobilidade.

Com proposta de ser um SUV compacto, urbano e 100% elétrico, ele tem a missão de conquistar novos públicos, já que entra em um segmento até então inédito para a marca. Posicionado entre o Mini Cooper e Countryman, o Aceman tem muita tecnologia e preços relativamente interessantes, como veremos a seguir.

O carro tem praticamente o mesmo tamanho que a primeira geração do Countryman, lançada em 2010 - o que de fato prova que o Countryman atual realmente cresceu bastante de tamanho. Segundo a Mini, foram muitos clientes que pediram um carro com as mesmas proporções que o Coutryman antigo.

Com design exclusivo, o Aceman chega com faróis e lanternas de LED que podem ter três assinaturas diferentes. Por dentro, ele vem de série com volante multifuncional e display central em OLED, o cockpit tradicional da empresa que tem elementos-chave de design do Mini clássico. Oferece CarPlay e Android Auto sem fio, o novo MINI Operating System 9, comandos de voz e som da grife Harman-Kardon.

Com espaço para três passageiros, é importante dizer que o Aceman ainda chega com porta-malas capaz de suportar 300 litros de bagagem - que podem subir para até 1.005 litros se os bancos traseiros forem rebatidos.

Novo Mini Aceman
Novo Mini Aceman
Foto: Mini/Divulgação

Mini Aceman: duas versões

O carro chega nas configurações "E", de "entrada"; e "SE", a mais completa, por R$ 254.990 e R$ 304.990, respectivamente.

O Mini Aceman E tem 184cv e 29,5 kgfm de torque. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar à velocidade máxima de 170 km/h. Com capacidade energética bruta de 42,5 kWh, a bateria do "E" oferece ao carro uma autonomia de até 253 quilômetros no ciclo de teste PBEV do Inmetro.

Já o Mini Aceman SE tem 218 cv e 33,6 kgfm. Faz de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e chega a 180 km/h. A bateria tem capacidade energética bruta de 54,2 kWh e possibilita alcance de até 270 quilômetros de acordo com o PBEV do Inmetro.

Além disso, ele tem 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras de visão surround. Eles dão suporte aos sistemas de assistência ao motorista, que fazem parte da lista de equipamentos de série do modelo, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), câmera de visão traseira, controle de cruzeiro ativo e visualização 360° no entorno do carro, dentre outras funções.

O carrinho ainda tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação.

São sete opções de cores para a carroceria do Mini Aceman E (Cinza Melting, Azul Sunset, Branco Nanuq, Cinza Legend, Preto Midnight, Verde British e Vermelho Rebel) e três opções de cores para o teto (preto, branco ou na cor da carroceria).

No casod do Aceman SE, são 10 opções de cores para a carroceria (Cinza Melting, Azul Blazing, Azul Icy Sunshine, Azul Sunset, Branco Nanuq, Cinza Legend, Preto Midnight, Verde British, Verde Ocean Wave e Vermelho Rebel) e quatro para o teto (Preto, Branco, Multitone Azul ou na cor da carroceria).

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade