Afinal, qual é a marca: GWM ou Haval? Entenda a polêmica
Saiba qual é a forma correta de se referir aos novos carros da GWM (Great Wall Motor), que está chegando ao Brasil
Uma pequena polêmica se instalou no Brasil quanto à forma correta de se referir aos carros da GWM (Great Wall Motor, sem o “s”). Afinal, a gigante montadora chinesa vai começar sua operação no país importando carros de três marcas: Haval, Poer e Tank.
Chamar o Haval H6 – SUV de estreia – de GWM Haval H6 equivale a chamar o Onix de GM Chevrolet Onix ou o Pulse de Stellantis Fiat Pulse, certo? Em termos. Na China, sim; no Brasil, não. Mas há uma explicação para isso.
Ao contrário da China, onde a operação da GWM é gigante, no Brasil a operação começará com poucos modelos. Por isso, aproveitando o fato de que a matriz chinesa dá liberdade às operações estrangeiras de fazer algumas adaptações, a GMW Brasil decidiu que a marca será GWM.
Dessa forma, todos os carros serão licenciados como GWM, podendo ser Haval, Poer ou Tank. “GWM vai ser a marca, enquanto Haval, Poer e Tank serão linhas de produto”, disse a assessoria da empresa ao Guia do Carro.
É mais ou menos como acontece na Chery, onde todos os SUVs são Tiggo e todos os sedãs são Arrizo. Portanto, a forma correta de falar e escrever será GWM Haval H6, GWM Poer Pickup e GWM Tank 300, por exemplo. No caso da Poer, até na China os modelos saem como GWM.
Há uma outra razão para a operação brasileira adotar o nome GWM como marca e não só como montadora: reduzir o custo de implantação no país, pois assim todas as concessionárias venderão a mesma marca. Portanto, não haverá uma rede GWM para a Haval e outra para a Tank, como a Stellantis tem uma para a Peugeot e outra para a Citroën, mas sim uma rede unificada.
Na verdade, a maneira mais simples de aprender sobre a GWM é enxergar a Haval como linha de SUVs crossovers, a Poer como linha de picapes e a Tank como linha de veículos off-road 4x4. Outro detalhe: os nomes utilizados no Brasil poderão ser diferentes dos nomes usados na China.