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Airbus renova jato A330 em longa disputa com Boeing

Fabricante deu início à Feira de Farnborough com o lançamento do renovado jato de corredor duplo, que terá motores novos e mais eficientes da Rolls-Royce

14 jul 2014 - 12h38
(atualizado às 12h41)
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<p>A norte-americana Air Lease Corp foi o primeiro cliente do novo A330-900neo, com um memorando de entendimento para 25 aeronaves</p>
A norte-americana Air Lease Corp foi o primeiro cliente do novo A330-900neo, com um memorando de entendimento para 25 aeronaves
Foto: Divulgação

A Airbus anunciou nesta segunda-feira uma renovação do jato de passageiros de corredor duplo A330, acirrando uma disputa com a Boeing por até US$ 250 bilhões em pedidos no núcleo do mercado, uma vez que o início da Feira de Aviação Internacional de Farnborough alimentava um debate sobre novas tecnologias.

A decisão da fabricante europeia de jatos, de acrescentar motores novos e com mais eficiência de combustível da Rolls-Royce ao seu jato mais vendido de longo percurso, surge à medida que a companhia tenta preservar sua participação no mercado contra o completamente novo 787 Dreamliner da Boeing, e em meio a vendas decepcionantes de seu próprio novo modelo, o A350-800.

O desafio diante da nova tecnologia de aviação foi ressaltado na véspera da feira de Farnborough, o maior evento da indústria aeroespacial mundial do ano, quando o Joint Strike Fighter da Lockheed-Martin foi removido do dia de abertura. A ausência do F-35 deixou a Airbus livre para capturar os holofotes na abertura da feira que acontece entre os dias 14 e 20 de julho.

O presidente-executivo da fabricante europeia, Fabrice Brégier, fez uma previsão de até 100 pedidos para o A330neo durante o evento. A companhia norte-americana de arrendamento de aviões Air Lease Corp foi o primeiro cliente, com um memorando de entendimento para 25 A330-900neo.

<p>Primeiro ministro britânico, David Cameron, visita o interior de um Airbus A350 XWB em Farnborough</p>
Primeiro ministro britânico, David Cameron, visita o interior de um Airbus A350 XWB em Farnborough
Foto: AP

A Air Lease foi uma das empresas que incentivaram a Airbus para que a fabricante reformulasse o jato, e disse nesta segunda-feira que a medida estenderá a vida da família A330 em ao menos outros 20 a 25 anos. "Há uma diferença de preço convincente entre o A330neo e qualquer outro (avião) de corredor duplo. Acredito que foi uma medida muito inteligente e astuta da parte da Airbus", disse o presidente do Conselho e vice-presidente operacional da Air Lease, John Plueger.

A ALC começará a receber seus primeiros A330neos em 2018. A ALC também anunciou um pedido firme de 60 aeronaves A321neo, para os quais selecionará os motores posteriormente. Segundo a Airbus, o pedido da Air Lease Corp vale um total de US$ 14,1 bilhões a preços de catálogo.

<p>Detalhe dos winglets (dobra no final da asa) do Airbus A350 XWB</p>
Detalhe dos winglets (dobra no final da asa) do Airbus A350 XWB
Foto: Divulgação

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