Alta nos custos de produção impacta margem de lucro da Audi
Lucro como proporção das vendas da Audi recuou para 9,2% no terceiro trimestre, ante 9,4% um ano antes
A lucratividade da Audi caiu durante o terceiro trimestre conforme os gastos com fábricas e modelos ofuscaram os ganhos com vendas recordes de automóveis de luxo.
A divisão da Volkswagen, que é fonte de cerca de 40% de seus lucros, ultrapassou a Mercedes-Benz em 2011 e se tornou a segunda maior montadora de carros de luxo do mundo atrás da BMW.
A Audi está investindo mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão) em novas fábricas no México e no Brasil, e pode pela primeira vez fabricar mais carros fora da Alemanha do que dentro de seu país de origem em 2014.
O lucro como proporção das vendas da Audi recuou para 9,2% no terceiro trimestre, ante 9,4% um ano antes, informou a montadora nesta segunda-feira. O índice da Mercedes subiu para 8,6% ante 7,6%, graças a melhores preços.
O lucro operacional da Audi no terceiro trimestre cresceu 5,5% para 1,16 bilhão de euros.
As montadoras europeias de carros de luxo evitaram o pior da crise na região graças em parte à forte demanda nos Estados Unidos e nos mercados emergentes.
Embora as vendas trimestrais tenham crescido 7,2% para 429.295 carros, apoiadas pela demanda por utilitários esportivos como o Q5 e modelos com preços mais altos incluindo o A6, a Audi viu sua vantagem geral nas vendas sobre a Mercedes em 2014 diminuir para 103.494 carros após nove meses, ante 118.110 um ano antes.