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Amarok, quem diria, pode ganhar nova geração chinesa no Brasil

Rumores indicam que a Amarok argentina pode ganhar uma nova geração para mercados emergentes baseada na picape chinesa SAIC Maxus T90

23 nov 2023 - 08h00
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SAIC Maxus T90 pode inspirar nova Amarok para mercados emergentes.
SAIC Maxus T90 pode inspirar nova Amarok para mercados emergentes.
Foto: SAIC/Divulgação

A Volkswagen pode estar preparando novidades importantes para a picape Amarok vendida no Brasil. Produzida na Argentina desde 2010, a picape média pode ganhar uma nova geração baseada em um modelo chinês nos próximos anos. As informações são do jornalista Boris Feldman, do site Auto Papo.

Com 13 anos de mercado, o Volkswagen Amarok já ganhou uma nova geração na Europa e na África do Sul, onde também é produzida. Baseada no Ford Ranger, a picape não será vendida no Brasil, seja por uma falta de acordo entre as filiais argentinas de VW e Ford, seja pelo imposto de importação caso viesse da África do Sul, o que tornaria seu preço inviável.

VW Amarok: nova geração europeia ficou cara demais pro Brasil.
VW Amarok: nova geração europeia ficou cara demais pro Brasil.
Foto: VW/Divulgação

Sendo assim, o caminho do VW Amarok será diferente na América do Sul. Inicialmente, a picape atual ganhará uma reestilização profunda, que deve estrear em 2024. Seu design deve trazer alguns elementos da nova geração por dentro e por fora, mantendo a carroceria da primeira versão. A lista de equipamentos também deve ficar mais recheada.

VW Amarok atual deve ganhar reestilização em 2024.
VW Amarok atual deve ganhar reestilização em 2024.
Foto: VW/Divulgação

Essas mudanças têm como objetivo dar um gás extra para a Amarok por mais alguns anos de mercado. No entanto, a Volkswagen pode trazer uma nova picape baseada na chinesa SAIC Maxus T90, que tem versões a diesel e até elétricas. As duas montadoras já são parceiras na China.

Também vendido na Europa, o SAIC Maxus T90 pode ser equipado com um motor 2.0 turbo diesel de 214 cv ou um elétrico de 177 cv, com alcance de até 471 km no ciclo WLTP europeu. Por fora, a versão da Volkswagen deve trazer um visual totalmente diferente do modelo chinês, que abusa dos cromados e traz uma enorme grade frontal.

SAIC Maxus T90 já é vendido na Europa e na China
SAIC Maxus T90 já é vendido na Europa e na China
Foto: SAIC/Divulgação

Tal estratégia se assemelha com o Fiat Titano/Peugeot Landtrek, que é baseado no chinês Changan Kaicene F70. Produzida no Uruguai, a Titano terá visual único e será vendida no Brasil a partir de 2024. Já a possível nova geração do Volkswagen Amarok da Argentina deve ficar para depois de 2026.

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