Anfavea diz que SUVs já são 42%; Jeep foi a marca que mais cresceu
Anfavea divulga divisão de vendas por tipos de carros e Jeep celebra crescimento em novembro, mas está fora da liderança
A Anfavea divulgou uma nova divisão de vendas por tipos de carros no Brasil, em que os SUVs cresceram e os sedãs caíram em 2023. A Jeep divulgou uma nota celebrando a maior participação no segmento SUV em novembro.
A Anfavea divulgou nesta quinta-feira, 7, a nova divisão de vendas por tipos de carros no Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, os SUVs cresceram e os sedãs caíram em 2023. Ao mesmo tempo, a Jeep divulgou uma nota celebrando o maior crescimento no segmento SUV em novembro.
Mas nem tudo é motivo para comemorar. Segundo a Anfavea, o segmento SUV subiu de 40,3% para 42% de participação nas vendas. Em seguida vêm o segmento Hatch com 24,4%, Picape com 17,7% e Sedã com 12,4%. Os sedãs caíram de 14,5%. outros tipos de carros representam 3,2% do mercado brasileiro.
Nesse cenário, a Jeep teve um bom mês em novembro, subindo 2,8 pontos percentuais e atingindo 15,8% de participação nas vendas de SUVs no mês. Em vendas, o crescimento foi de 23,8%, embora o mercado tenha caído 2,4% de outubro para novembro.
O Jeep Compass e o Jeep Commander mantêm ampla liderança em suas categorias. O Compass é o SUV-C (médio) mais vendido dos últimos 7 anos e levou um susto do Toyota Corolla Cross recentemente, mas conseguiu se impor no final do mês. Este ano já superou 55 mil unidades.
O Jeep Commander também é líder incontestável do segmento D-SUV (grandes). Foram 1.734 unidades em novembro e 18.701 no acumulado, o que sustenta uma participação de 24,3%. Mas, no geral, a Jeep não disputa a liderança por modelos este ano.
É no segmento B-SUV (compactos), o que mais vende, que a Jeep caiu. Isso devido ao reposicionamento do Renegade, que passou a ser mais sofisticado para permitir a entrada de modelos como o Fiat Pulse e o Fiat Fastback. Dessa forma, a disputa pela liderança geral do segmento SUV este ano ficou entre o Volkswagen T-Cross, o Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta.