Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anfavea relata vendas de 10 mil carros por dia; exportações caem

Falando diretamente de Xangai, na China, o presidente da Anfavea, Márcio Lima Leite, detalhou os números do primeiro quadrimestre

8 mai 2024 - 12h31
(atualizado às 13h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, fala diretamente de Xangai, China
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, fala diretamente de Xangai, China
Foto: Reprodução YouTube / Guia do Carro

O mercado de autoveículos no Brasil teve um bom quadrimestre. A avaliação foi feita pelo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, ao relatar os números do setor no período de janeiro a abril. Segundo Leite, a média diária de vendas foi de 10.038 carros. No ano passado, a média diária de vendas foi de 7.925 carros.

Falando diretamente de Xangai, na China, onde foi visitar o Salão de Pequim e as principais montadoras que estão vindo para o Brasil, Marcio Lima Leite disse que a venda média superior a 10 mil carros por dia representa um aumento de 13,6% em relação ao período de janeiro a abril do ano passado. 

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores relatou também aumento na produção e nas vendas. A produção de autoveículos em abril foi de 222 mil unidades (+13,5% em relação a abril do ano passado) e o acumulado já soma 760 mil unidades (+6,3% em relação a 2023).

As vendas internas foram de 221 mil unidades (+17,6% em relação a abril do ano passado). Lima Leite destacou que 10 mil unidades desse volume foram de carros híbridos e elétricos importados da China, país que teve acréscimento de 633% nas importações brasileiras de veículos, no acumulado de janeiro a abril.

Com 34,5 mil unidades e participação de 27%, a China agora é o segundo país de origem dos carros que rodam no Brasil. A Argentina segue na liderança com 56,5 mil unidades e 45% de participação (mesmo patamar anterior).

Depois vem o México com 14,4 mil unidades (+83%) e 11% de participação, seguido da Alemanha com 7,4 mil veículos (+1%) e 6% de participação. No total, o Brasil importou 126,5 mil veículos leves e pesados este ano (+43% em relação aos 88,1 mil registrados de janeiro a abril do ano passado).

Exportações em queda

Apesar dos bons números de abril, a Anfavea mostrou preocupação em relação às exportações, que caíram para 27 mil unidades em abril (-26,4% em relação ao mesmo mês do ano passado). No acumulado, o volume de veículos exportados foi de 110 mil unidades (-26%).

Segundo Márcio de Lima Leite, a queda é resultado da operação padrão em dois órgãos federais: Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Não só as exportações têm sido afetadas pela greve no Mapa e no Ibama, mas também as importações. A Anfavea relatou 47 mil veículos aguardando liberação (nenhum carro elétrico, que não passa por esse processo). No Mapa, a lideração tem sido de 8 dias e no Ibama chega a 20 dias.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade