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Após "bater" Tesla, BYD pode superar Ford em vendas globais

Com meta ambiciosa para encerrar o ano, marca chinesa quer continuar expansão nos EUA e também em outras regiões do mundo

12 nov 2024 - 08h35
(atualizado em 14/11/2024 às 16h23)
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A BYD segue se destacando cada vez mais no cenário automotivo global. Isso porque após ultrapassar a Tesla em receita trimestral pela primeira vez, a empresa agora volta seus esforços para superar a Ford em volume de vendas anuais.

Caso alcance essa marca, a marca entrará para a lista das dez maiores montadoras do mundo, reforçando ainda mais sua influência no setor.

Em outubro de 2024, a BYD alcançou um marco significativo ao vender 534.003 unidades de carros eletrificados (veículos elétricos e híbridos plug-in). Seu acumulado do ano está em um patamar próximo ao da Ford. A montadora norte-americana, que divulga dados a cada trimestre, tem mantido uma média de 1,1 milhão de unidades por trimestre ao longo dos últimos meses.

A forte demanda por modelos eletrificados da BYD tem sustentação em uma linha diversificada de produtos e por incentivos do governo chinês para substituir carros mais antigos por versões mais sustentáveis.

BYD quer entregar 4 milhões de veículos

De acordo com o especialista do setor automotivo, Michael Dunne, a BYD está posicionada para entregar cerca de 4 milhões de veículos até o final do ano - meta ambiciosa que, segundo ele, colocaria a Ford "no retrovisor" da montadora chinesa.

O sucesso da BYD se deve em grande parte ao mercado doméstico e ao apoio governamental para a eletrificação. Isso demonstra um contraste com fabricantes tradicionais que enfrentam problemas de excesso de capacidade e corte de produção, como Volkswagen, Stellantis e Nissan.

Apesar de ainda não atuar com veículos de passeio nos Estados Unidos, a BYD continua sua expansão em outras regiões. Recentemente, por exemplo, a empresa aumentou sua capacidade de produção em 200 mil unidades e contratou milhares de novos funcionários. Mercados como Europa, América Latina e Sudeste Asiático têm se mostrado estratégicos para a expansão da marca.

Enquanto a BYD avança, a Ford pode enfrentar novas barreiras. Com a eleição de Donald Trump, é possível que os incentivos para veículos elétricos, com implementação pelo governo anterior, passem por uma revisão.

Isso pode impactar diretamente o mercado de elétricos nos Estados Unidos. Além disso, tarifas de importação para veículos chineses e europeus podem se tornar mais rígidas, dificultando a concorrência para montadoras estrangeiras no território americano.

Avaliação de mercado da BYD

A valorização de mercado da BYD também impressiona. Em 2022, a empresa chegou a ser avaliada em uma cifra maior do que a soma das gigantes Ford, GM e Stellantis. Embora essa avaliação tenha oscilado desde então, analistas acreditam que o crescimento consistente da BYD poderá consolidá-la ainda mais no mercado nos próximos anos.

Em um ritmo de expansão descrito como "sem precedentes" por analistas, a marca continua seu caminho em direção ao topo da indústria, enquanto muitas das fabricantes tradicionais enfrentam necessidade de ajustar operações. Deve-se acompanhar como a trajetória da montadora chinesa sofrerá influência pela dinâmica geopolítica no mercado global.

BYD King PHEV
BYD King PHEV
Foto: Divulgação BYD
Estadão
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