Aston Martin apresenta o DB12, primeiro Super Turismo do mundo
Aston Martin DB12 conta com motor V8 turbo e pode superar 300 km/h; chegada ao Brasil deve ocorrer no último trimestre deste ano
A Aston Martin apresentou a nova geração de sua linha de modelos DB, destacando que o cupê é capaz de redefinir o conceito de GT (Gran Turismo). Segundo a empresa, o DB12 é o primeiro Super Turismo do mundo.
Para justificar a aparente arrogância, a tradicional montadora britânica afirma que o DB12 possui chassi meticulosamente ajustado para receber o motor V8 biturbo de 680 cv e 800 Nm líder da classe.
Esse motor feito de maneira artesanal foi desenvolvido ser o melhor da categoria com seus 680 cv de potência a 6.000 rpm e 800 Nm entre 2.750 rpm e 6.000 rpm – um aumento de 34% comparado ao DB11. O câmbio automático de oito marchas comanda a entrega da potência às rodas, fazendo com que o cupê possa acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 segundos e alcance 325 km/h de velocidade máxima.
Além disso, o modelo conta com um sistema totalmente novo de suspensão que apresenta os mais modernos amortecedores reguláveis. Controle e conexão são ainda mais ampliados pela direção com assistência eletrônica excepcionalmente precisa e direta e pelo diferencial eletrônico traseiro que aumenta a agilidade e torna o DB12 extremamente dinâmico.
“O DB 12 é nossa definição de design de um super turismo. Historicamente, o código de GT entre os entusiastas mais contemporâneos significa alguma aparência de conforto, velocidade e refinamento. Mas, uma vez que o cliente Aston Martin não é um motorista comum, e nós não mais simplesmente desenhamos objetos para eles, colocamos tudo junto no DB12 – a dirigibilidade, a dinâmica, o trem de força, o senso de espaço, o estilo –, e o fizemos por meio do máximo de tecnologia para entregar esta nova categoria de experiência de pilotagem em performance e design”, declarou Marek Reichman, vice-presidente executivo e chefe de criação da Aston Martin.
As primeiras entregas do novo Aston Martin DB12 no Brasil estão previstas para o quarto trimestre deste ano, mas a representante da marca no País não revelou qualquer indício sobre o preço.