Audi A4 S line: vale a pena comprar a versão mais esportiva?
Avaliamos a versão mais esportiva do Audi A4, que ganhou potência e tem preço competitivo, mas peca em algumas escolhas
Rodamos durante uma semana com o novo Audi A4 e acabou sendo menos do que gostaríamos, pois durante três dias o carro precisou ficar recolhido devido às fortes chuvas que inundaram ruas e destruíram estradas no litoral paulista. A boa notícia é que a água parou na calçada e o A4 Sedan ficou intacto e seco dentro da garagem.
Talvez por ter sido avaliado sempre com tempo ruim, umas das características do Audi A4 S line foi ressaltada: o baixíssimo perfil dos pneus. Nesta versão, que é a mais esportiva, o A4 utiliza pneus Hankook Ventus S1 evo 245/35 R19. Na escolha dos pneus, o Audi A4 sofre em muitas ruas e estradas brasileiras.
O que é novo – Equipado com sistema híbrido leve de 12V, o novo Audi A4 pode rodar em velocidades de 55 a 160 km/h com o motor desligado. A potência do motor 2.0 TFSI subiu de 190 para 204 cv, mas o torque se manteve em 320 Nm.
Com mais potência, a aceleração melhorou. O novo Audi A4 2.0 vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos (antes eram 7,3). Mas a velocidade máxima, que era de 240 km/h, agora está limitada em 210.
Já na versão de entrada (Prestige), o Audi A4 agora tem o Virtual Cockpit de 12,3”, um novo pacote de luz ambiente e rodas de 18” com novo desenho. Na versão Prestige o A4 tem pneus 245/40.
O painel digital de 12,3” está disponível também no A4 S line, que avaliamos. Além disso, ele agora vem com pacote de luzes customizáveis com 30 cores, volante com base reta e rodas Audi Sport de 19”.
O design também teve mudanças, com destaque para a nova grade e o novo conjunto de faróis, luzes e lanternas. A tecnologia Matrix LED é opcional. A Audi também adotou contornos sobressalentes acima das rodas e na linha inferior das laterais.
O que nós gostamos – O comportamento dinâmico é o ponto alto do carro. Ele não é um foguete, mas se destaca principalmente em curvas de alta velocidade (quando o piso é bom), pois tem o centro de gravidade bem baixo e suspensões firmes. Além disso, é fácil de dominar, pois tem tração dianteira.
O volante de direção com base reta, de boa empunhadura, e a posição de dirigir bem baixa aumentam a sensação de esportividade no carro, que, na verdade, é um sedã familiar ou executivo, mas tem um design provocante, pelas lindas rodas e pela enorme grade hexagonal em colmeia.
O esquema de luzes sequenciais dos faróis e das lanternas quando o alarme é acionado ou destravado é um charme que diferencia o carro, bem como o pequeno aerofólio que se destaca na tampa do bagageiro desta versão.
O display central de 10,1” está bem posicionado, no alto do painel, tem fácil leitura e conta com botão para volume no console central, do lado do passageiro.
O câmbio automático de dupla embreagem S tronic de 7 marchas está bastante adequado para o motor de 204 cavalos. Além disso, dá para configurar o Audi A4 para uma condução mais econômica, mais confortável ou mais esportiva.
Alguns equipamentos têm ótima qualidade, como a imagem da câmera de ré com linhas dinâmicas, o sistema de som Bang & Olufsen (opcional), o ajuste elétrico dos bancos e o ar-condicionado automático de três zonas.
O que pode melhorar – A multimídia Audi MMI Plus foi a grande decepção deste carro. Ela só faz espelhamento de smartphones da Apple. Essa fase já foi superada pela BMW e pela Porsche, mas para ter um Audi A4 é preciso ter um iPhone. Certamente a Audi não tem clientes que usam Android.
O navegador por GPS é um tormento. Sua interface é complicada e, muitas vezes, é simplesmente impossível adicionar um endereço. Nesse ponto, o Audi A4 perde para o BMW 320i nacional e para o Mercedes C 200.
Os pneus têm o perfil muito baixo. É maravilhoso para rodar na Alemanha, onde as estradas são de alta velocidade e o piso é de boa qualidade. No Brasil, nem sempre.
Embora custe menos do que o BMW 320i M Sport, o Audi A4 S line fica muito distante na oferta de alguns equipamentos de segurança, pois não oferece itens como alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado, frenagem automática em manobras e assistente de estacionamento.
Consumo e KML – O Audi A4 consome 8 litros de gasolina a cada 100 km quando roda em condição ideal. Segundo o Inmetro, o Audi A4 faz 10,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Na prática, ele chegou a fazer menos de 6 km/l na cidade e 10 na estrada. A emissão de CO2 é de 119 g/km. Não é um carro econômico, tampouco ecológico.
Veredicto – Vale a pena comprar o Audi A4 pelo preço, pois ele é bem mais em conta do que seus rivais BMW 320i (R$ 315.950 a R$ 355.950) e Mercedes C 200 (R$ 359.900 a R$ 375.900). Carro por carro, entretanto, o Audi A4 não consegue transformar seus 20 cv a mais em aceleração melhor do que a do BMW 320i.
Além disso, perde no consumo e na oferta de alguns equipamentos (por isso é mais em conta). Mas ganha do Série 3 no porta-malas (+95 litros). Em relação ao Mercedes C 200, o Audi A4 empata na potência, é um pouco mais rápido (0s2) e ganha no porta-malas (+5 litros), porém perde em consumo e nos equipamentos de segurança.
Dos três sedãs alemães, só o A4 tem tração dianteira. O 320i e o C 200 continuam firmes na aposta da tração traseira.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,762 m
Largura: 1,847 m
Altura: 1,428 m
Entre-eixos: 2,820 m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 54 litros
Preços do Audi A4
A4 Prestige 22/22 - R$ 292.990
A4 Prestige 22/23 - R$ 299.990
A4 S line 22/22 - R$ 315.990
A4 S line 22/23 - R$ 322.990