Audi E-tron Sportback (para poucos) é ecológico e quase perfeito
AVALIAÇÃO: Rodamos durante uma semana na cidade e na estrada com poderoso Audi elétrico que custa quase R$ 700 mil
O carro mais barato da Audi custa R$ 275.990 (A3 Sedan). Portanto, quando falamos do Audi E-tron Sportback – uma maravilhosa máquina 100% elétrica –, o valor é a última coisa que vai assustar os clientes da marca. O Audi E-tron Sportback vai de R$ 646.990 a R$ 685.990, dependendo da configuração.
Durante uma semana convivemos com o E-tron Sportback no dia a dia. Para além dos cuidados que se deve tomar com um carro tão precioso, o Audi elétrico veio com os retrovisores externos virtuais, o que exigiu um tempo de adaptação e criou uma certa insegurança no trânsito. Mas falemos disso mais adiante.
Importante é que o Audi E-tron Sportback deu conta do recado nos três itens mais importantes: autonomia elétrica, potência e versatilidade. Mesmo com 4,9 m de comprimento e pesando 2,6 toneladas, o carro é prático no dia-a-dia e também pode ser assinado, se o cliente preferir.
O que é novo
O E-tron Sportback é o modelo cupê de quatro portas do E-tron original, que é um SUV de design clássico, mais quadrado na traseira. O carro estreou em 2020, em plena pandemia de Covid. O modelo que avaliamos estava equipado com o chamado Pacote Brasil.
As rodas de alumínio têm 21'' e são originais (código 42P), mas é possível escolher outras duas sem custo extra. Os pneus são 265/45 R21 (Bridgestone).
Outros itens do Pacote Brasil são: bancos dianteiros esportivos, volante multifuncional em couro com paddle shifts, pacote de luzes customizáveis com 30 opções de cores, Audi pre sense dianteiro, sistema de som Bang & Olufsen 3D, pacote interno em couro sintético cinza e faróis full led Matrix com luz de direção dinâmica, entre outros.
O que nós gostamos
O carro é bem bonito. O Audi E-tron Sportback Performance Black vem com kit S line exterior, spoiler traseiro, pinças de freio pintadas em laranja e acabamento das soleiras das portas em alumínio e iluminadas.
Por dentro, design S line com teto na cor preta, bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória, apresentação de luzes, porta-objetos e porta-copos no apoio de braço traseiro.
O alcance elétrico é muito bom. Dependendo das condições, ele roda 400 km. Na descida da Serra do Mar, por exemplo, ganhamos 100 km na autonomia. Além disso, por ser muito potente, é possível viajar razoavelmente rápido sem gastar muita energia da bateria, que tem 95 kWh de capacidade.
O comportamento dinâmico do Audi E-tron Sportback também agrada bastante. Isso porque a bateria de 700 kg está no assoalho do carro, baixando o centro de gravidade. Os freios são primorosos e os sensores de segurança se mostraram de prontidão em duas ocasiões.
Ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos mostra quão boa é a performance do Audi E-tron Sportback. São 300 kW de potência combinada entre os motores dianteiro e traseiro. Para quem ainda não se familiarizou com a nova nomenclatura de potência, isso equivale a 408 cavalos.
A borboleta do volante não serve para trocar as marchas (pois a transmissão é automática de uma marcha). Usa-se os shift paddles para reduzir a velocidade (lado esquerdo) ou liberar o carro para voltar a acelerar (lado direito).
O conforto a bordo é garantido na frente e atrás, inclusive com saídas do ar-condicionado na traseira e a providencial mesinha com porta-copos no centro do banco de trás. O porta-malas de 555 litros é outro ponto positivo deste SUV cupê, que tem 170 mm de altura livre do solo.
A tração Quattro (integral sob demanda) é outro equipamento que diferencia o Audi E-tron Sportback e faz dele um automóvel superior, sempre firme no piso, mesmo quando molhado. É um carro quase perfeito.
O que pode melhorar
O E-tron Sportback cedido para esta avaliação veio com um opcional polêmico, os retrovisores virtuais, por câmera. Visualmente, o carro fica mais feio com aqueles dois ganchos pretos que acomodam as câmeras e não combinam com nada.
As imagens externas dos retrovisores virtuais são projetadas abaixo de onde ficaria o ponto de visão. O motorista é obrigado a desviar o olhar para baixo. Para o lado direito não é tão ruim, mas para o lado esquerdo é terrível. Dá para se acostumar, mas nunca é tão bom quando os velhos e bons espelhos. E mais: quando o sol está se pondo e bate no visor da porta, a visualização fica prejudicada.
Potência e alcance
O Audi E-tron Sportback tem 300 kW de potência combinada (408 cv). O motor elétrico dianteiro tem 135 kW (184 cv) e o traseiro entrega 165 kW (224 cv). O torque impressiona com seus 972 Nm disponíveis tão logo se pisa no pedal do acelerador.
A bateria de 95 kWh permite que o carro rode tranquilamente 347 km, segundo o ciclo do Inmetro. Mas, dosando o pedal do acelerador, e dependendo das condições da estrada, não é difícil chegar a 400 km de alcance. Pelo padrão WLTP, chega-se a 446 km.
O consumo elétrico padrão é de 28 kWh/100 km. Tivemos a oportunidade de carregar o carro na estação de 350 kW que a própria Audi e a EDP instalaram num shopping center da Riviera de São Lourenço. Foram 42 kWh em apenas 29 minutos.
Notas [pela categoria]
Desempenho - 10 (ótimo)
Consumo - 8 (muito bom)
Dirigibilidade - 10 (ótima)
Conforto - 10 (ótimo)
Usabilidade - 9 (ótima)
Conectividade - 10 (ótima)
MÉDIA - 9,5 (ÓTIMO)
Veredicto
Para os poucos que podem, vale a pena comprar o Audi E-tron Sportback, pois ele é 100% elétrico, não polui o ambiente, é rápido, seguro, confortável e bonito. O custo de energia desse carrão fica em cerca de R$ 70 a cada 400 km rodados. Imagine quanto seria o custo de combustível com um carro de 400 cv a gasolina. Só não recomendamos o retrovisor virtual, por câmera, pois os espelhos ainda são mais práticos e seguros.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,902 m
Largura: 1,976 m
Altura: 1,615 m
Entre-eixos: 2,928 m
Porta-malas: 555 litros
Bateria: 95 kWh
Pneus: 285/40 R21
Preços
E-tron Sportback Performance Quattro 22/23 - R$ 646.990
E-tron Sportback Performance Quattro 23/23 - R$ 646.990
E-tron Sportback Performance Black Quattro 22/23 - R$ 685.990
E-tron Sportback Performance Black Quattro 23/23 - R$ 685.990