Audi entra no novo regime automotivo; preço deve cair
A Audi é a trigésima sexta empresa a ser habilitada no novo regime automotivo
A Audi está habilitada no regime automotivo Inova-Auto, segundo texto publicado na segunda-feira no Diário Oficial da União. Ainda não há novos preços definidos, mas é provável que ocorram reduções, assim como ocorreu com a BMW, mas em menor porcentagem, já que a marca das quatro argolas é por enquanto apenas importadora e a BMW foi classificada como investidora pelos planos de construir fábrica no País..
De acordo com a portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os veículos importados entre janeiro e março pela Audi também já recebem a desoneração e a empresa deve entrar com pedido para estender a habilitação pelos próximos 12 meses. A Audi é a trigésima sexta empresa a ser habilitada no novo regime automotivo, que visa incentivar a nacionalização do setor no Brasil e sobretaxa os veículos importados fora do regime em 30 pontos percentuais de IPI.
As empresas importadoras habilitadas têm um teto de 4,8 mil unidades por ano sem a sobretaxa de imposto, mas a cota da Audi é menor, de 3.876 unidades, baseada nos números dos úlitmos anos. A marca ainda estuda a possibilidade de instalar fábrica no Brasil, como já anunciado pela rival do segmento premium. A Mercedes-Benz, que disputa o mesmo segmento de clientes, também avalia a possibilidade de produzir carros no Brasil.
O jornalista viajou à convite da Audi.