Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Audi inicia pré-venda do Q5 híbrido no Brasil; já dirigimos

Com preço inicial de R$ 413.990, novos Audi Q5 e Q5 Sportback chegam ao Brasil em lote de 300 unidades com motor híbrido plug-in de 367 cv

1 jul 2022 - 06h01
Compartilhar
Exibir comentários
Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Foto: Audi/Divulgação

Cada vez mais eletrificada, a Audi anunciou nesta sexta-feira (1) o início da pré-venda do novo Q5 híbrido plug-in no Brasil. Com preços a partir de R$ 413.990 na modalidade de venda direta, o novo Audi Q5 TFSI e quattro já pode ser encomendado em uma das concessionárias da marca no país. O novo Q5 híbrido chega nas opções SUV e Sportback, nas versões Performance e Performance Black, em um lote inicial de 300 unidades.

Já tivemos a oportunidade de dirigir o novo Audi Q5 Sportback híbrido entre as cidades de São Paulo (SP) e Paraty (RJ). O SUV produzido no México é equipado com um motor 2.0 TFSI à combustão de 252 cv de potência e 370 Nm de torque. Ele é associado a um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350 Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações. 

Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Foto: Audi/Divulgação

Juntos, eles oferecem 367 cv de potência e 500 Nm de torque. Ao volante, o novo Q5 híbrido agrada bastante. Em trechos de rodovia, o comportamento do SUV é excelente, já que não falta força e nem potência ao carro. As acelerações são bem rápidas, e não há a presença de turbo lag. Mesmo em curvas mais fechadas, a suspensão do novo Q5 híbrido não deixa rolar muito a carroceria.

Em comparação com o irmão menor, o Audi Q3, o novo Q5 Sportback parece ser mais estável em velocidades mais elevadas. Enquanto isso, a direção elétrica conta com ajustes bem diretos. Em trechos urbanos, também é possível utilizar o modo de condução 100% elétrica, que oferece uma autonomia entre 56 e 62 km, no ciclo WLTP. Nessa função, o Audi Q5 híbrido se assemelha aos carros totalmente elétricos.

Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Foto: Audi/Divulgação

Também há outros três modos de condução, que envolvem diferentes tipos de utilização de um ou os dois motores do SUV, dependendo das condições e do trajeto. Ao tirar o pé do acelerador, o novo Audi Q5 híbrido também conta com um sistema de gerenciamento de direção que decide, conforme a situação, entre a desaceleração com o motor desligado e a recuperação de energia elétrica para as baterias de 17,9 kWh.

De acordo com a Audi, é possível recuperar até 80 kW de energia elétrica com essa função. O conjunto é acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic de 7 marchas com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em 5,3 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 210 km/h. No modo puramente elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h. Já a tração é a integral quattro, que oferece mais segurança em trechos fora-de-estrada e em dias de chuva.

Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Foto: Audi/Divulgação

Com garantia de oito anos ou até 160 mil km, as baterias dos novos Audi Q5 e Q5 Sportback híbridos podem ser recarregadas através de um sistema de carregamento compacto para garagem – que vem de série com o veículo. O Q5 TFSIe quattro também pode ser recarregado por meio de tomadas domésticas ou industriais, ou pelo próprio motor a combustão, que funciona como um gerador no modo de condução Charge.

Por fora, as versões híbridas não têm modificações visuais em relação ao Audi Q5 convencional, a não ser pelo bocal extra de carregamento. Na dianteira, o destaque fica para os faróis Full LED Matrix com setas dinâmicas e a grade frontal Singleframe, que tem formato octogonal. Na lateral, a carroceria Sportback tem caimento do teto estilo cupê, e as rodas são de 20’’.

Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Foto: Audi/Divulgação

Na traseira, as lanternas de OLED contam com elementos tridimensionais e dinâmicos, com três opções de assinatura visual, que variam de acordo com o modo de seleção do carro. Os novos Audi Q5 e Q5 Sportback TFSI e quattro estarão disponíveis em nove opções de cores no Brasil, incluindo tonalidades sólidas, metálicas ou perolizadas.

Por dentro, o acabamento agrada bastante. O interior conta com materiais de toque macio e metalizados. O console segue com linhas horizontais e voltado levemente para o motorista, que conta com uma boa posição de dirigir. O volante multifuncional tem boa empunhadura e base achatada, enquanto os bancos esportivos são confortáveis. De acordo com a Audi, os novos Q5 e Q5 Sportback híbridos terão quatro opções de cores de revestimento interno.

Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Foto: Audi/Divulgação

Os bancos traseiros podem ser deslocados longitudinalmente e o ângulo do encosto pode ser ajustado. O espaço interno também agrada, e o porta-malas conta com capacidade para 465 litros (SUV) e 455 litros (Sportback). Dentre os equipamentos disponíveis, estão o ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit de 12,3’’ e a multimídia MMI touch de 10,1’’, com Android Auto e Apple CarPlay.

Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Foto: Audi / Divulgação

Os novos Audi Q5 e Q5 Sportback híbridos chegam ao Brasil em pré-venda em um lote inicial de 300 unidades. Também é possível equipar a dupla de modelos com alguns opcionais e acessórios, que variam de acordo com a versão escolhida. Confira abaixo os preços iniciais de cada uma das configurações:

Audi Q5 TFSI e quattro

Performance - R$ 413.990

Performance Black - R$ 439.990

Audi Q5 Sportback TFSI e quattro

Performance - R$ 443.990

Performance Black - R$ 469.990

Além das novas versões híbridas, o Audi Q5 também ganhou mais potência nas versões a somente a gasolina, que segue disponível no Brasil apenas na carroceria SUV. O veículo agora conta com o motor 2.0 TFSI de 265 cv e 370 Nm. A transmissão é a S tronic de dupla embreagem de 7 marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,1 segundos. O modelo está disponível nas concessionárias a partir de R$ 344.990 na modalidade venda direta.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade