Audi inicia pré-venda do Q5 híbrido no Brasil; já dirigimos
Com preço inicial de R$ 413.990, novos Audi Q5 e Q5 Sportback chegam ao Brasil em lote de 300 unidades com motor híbrido plug-in de 367 cv
Cada vez mais eletrificada, a Audi anunciou nesta sexta-feira (1) o início da pré-venda do novo Q5 híbrido plug-in no Brasil. Com preços a partir de R$ 413.990 na modalidade de venda direta, o novo Audi Q5 TFSI e quattro já pode ser encomendado em uma das concessionárias da marca no país. O novo Q5 híbrido chega nas opções SUV e Sportback, nas versões Performance e Performance Black, em um lote inicial de 300 unidades.
Já tivemos a oportunidade de dirigir o novo Audi Q5 Sportback híbrido entre as cidades de São Paulo (SP) e Paraty (RJ). O SUV produzido no México é equipado com um motor 2.0 TFSI à combustão de 252 cv de potência e 370 Nm de torque. Ele é associado a um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350 Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações.
Juntos, eles oferecem 367 cv de potência e 500 Nm de torque. Ao volante, o novo Q5 híbrido agrada bastante. Em trechos de rodovia, o comportamento do SUV é excelente, já que não falta força e nem potência ao carro. As acelerações são bem rápidas, e não há a presença de turbo lag. Mesmo em curvas mais fechadas, a suspensão do novo Q5 híbrido não deixa rolar muito a carroceria.
Em comparação com o irmão menor, o Audi Q3, o novo Q5 Sportback parece ser mais estável em velocidades mais elevadas. Enquanto isso, a direção elétrica conta com ajustes bem diretos. Em trechos urbanos, também é possível utilizar o modo de condução 100% elétrica, que oferece uma autonomia entre 56 e 62 km, no ciclo WLTP. Nessa função, o Audi Q5 híbrido se assemelha aos carros totalmente elétricos.
Também há outros três modos de condução, que envolvem diferentes tipos de utilização de um ou os dois motores do SUV, dependendo das condições e do trajeto. Ao tirar o pé do acelerador, o novo Audi Q5 híbrido também conta com um sistema de gerenciamento de direção que decide, conforme a situação, entre a desaceleração com o motor desligado e a recuperação de energia elétrica para as baterias de 17,9 kWh.
De acordo com a Audi, é possível recuperar até 80 kW de energia elétrica com essa função. O conjunto é acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic de 7 marchas com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em 5,3 segundos e velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 210 km/h. No modo puramente elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h. Já a tração é a integral quattro, que oferece mais segurança em trechos fora-de-estrada e em dias de chuva.
Com garantia de oito anos ou até 160 mil km, as baterias dos novos Audi Q5 e Q5 Sportback híbridos podem ser recarregadas através de um sistema de carregamento compacto para garagem – que vem de série com o veículo. O Q5 TFSIe quattro também pode ser recarregado por meio de tomadas domésticas ou industriais, ou pelo próprio motor a combustão, que funciona como um gerador no modo de condução Charge.
Por fora, as versões híbridas não têm modificações visuais em relação ao Audi Q5 convencional, a não ser pelo bocal extra de carregamento. Na dianteira, o destaque fica para os faróis Full LED Matrix com setas dinâmicas e a grade frontal Singleframe, que tem formato octogonal. Na lateral, a carroceria Sportback tem caimento do teto estilo cupê, e as rodas são de 20’’.
Na traseira, as lanternas de OLED contam com elementos tridimensionais e dinâmicos, com três opções de assinatura visual, que variam de acordo com o modo de seleção do carro. Os novos Audi Q5 e Q5 Sportback TFSI e quattro estarão disponíveis em nove opções de cores no Brasil, incluindo tonalidades sólidas, metálicas ou perolizadas.
Por dentro, o acabamento agrada bastante. O interior conta com materiais de toque macio e metalizados. O console segue com linhas horizontais e voltado levemente para o motorista, que conta com uma boa posição de dirigir. O volante multifuncional tem boa empunhadura e base achatada, enquanto os bancos esportivos são confortáveis. De acordo com a Audi, os novos Q5 e Q5 Sportback híbridos terão quatro opções de cores de revestimento interno.
Os bancos traseiros podem ser deslocados longitudinalmente e o ângulo do encosto pode ser ajustado. O espaço interno também agrada, e o porta-malas conta com capacidade para 465 litros (SUV) e 455 litros (Sportback). Dentre os equipamentos disponíveis, estão o ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit de 12,3’’ e a multimídia MMI touch de 10,1’’, com Android Auto e Apple CarPlay.
Os novos Audi Q5 e Q5 Sportback híbridos chegam ao Brasil em pré-venda em um lote inicial de 300 unidades. Também é possível equipar a dupla de modelos com alguns opcionais e acessórios, que variam de acordo com a versão escolhida. Confira abaixo os preços iniciais de cada uma das configurações:
Audi Q5 TFSI e quattro
Performance - R$ 413.990
Performance Black - R$ 439.990
Audi Q5 Sportback TFSI e quattro
Performance - R$ 443.990
Performance Black - R$ 469.990
Além das novas versões híbridas, o Audi Q5 também ganhou mais potência nas versões a somente a gasolina, que segue disponível no Brasil apenas na carroceria SUV. O veículo agora conta com o motor 2.0 TFSI de 265 cv e 370 Nm. A transmissão é a S tronic de dupla embreagem de 7 marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,1 segundos. O modelo está disponível nas concessionárias a partir de R$ 344.990 na modalidade venda direta.