Audi Q4 e-tron chega como elétrico mais acessível da marca
Lançado em versões SUV e Sportback, novo Audi Q4 e-tron oferece autonomia de até 520 km e pode chegar ao Brasil até 2022
Com planos de lançar até 20 modelos elétricos até 2025, a Audi apresentou logo dois de uma vez. Em um evento realizado de forma virtual nesta quarta (14), a marca alemã revelou os novos Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback. Os dois novos SUVs serão a porta de entrada -- pelo menos por enquanto -- da linha elétrica Audi e-tron, e se juntam aos SUVs e-tron, e-tron Sportback e o sedã esportivo e-tron GT, já lançados anteriormente.
Por fora, o visual dos modelos segue a identidade visual da Audi. Na frente, o Q4 e-tron e o Q4 e-tron Sportback são idênticos, e trazem elementos comuns aos demais carros da linha e-tron, como a grade Singleframe de design fechado e pintada na cor prata. Além disso, os modelos contam com faróis de led de formato parecido com o Audi Q8, maior SUV da marca. Por fim, as entradas de ar trazem um aplique na cor prata que percorrem o para-choque de uma ponta a outra.
Na lateral é que as coisas começam a mudar de um modelo para o outro. O Audi Q4 e-tron conta com um teto mais reto, mais parecido com um SUV convencional. Já o modelo Q4 e-tron Sportback adota um caimento mais suave como o de um cupê. No mais, ambos os modelos contam com design musculoso e linha de cintura alta. Com foco na aerodinâmica, ambos trazem um coeficiente aerodinâmico excelente para SUVs, com 0,28 no caso do Q4 e-tron e apenas 0,26 na versão Sportback.
Na traseira, ambos contam com lanternas de led que são interligadas de ponta a ponta, com a assinatura visual já presente em alguns modelos da marca. A placa fica logo abaixo, ainda na tampa do porta-malas, e o para-choque conta com um aplique na cor prata simulando um extrator. A única diferença do Audi Q4 e-tron para o Q4 e-tron Sportback é justamente o caimento da traseira, que é bem mais acentuado na versão Sportback. O cupê, aliás, traz um spoiler na extremidade da tampa, como se fosse um sedã, enquanto o SUV conta com a peça acima do vidro traseiro.
Ao contrário do exterior revelado nesta quarta (14), o interior da linha Audi Q4 e-tron já tinha sido revelado em março. Por dentro, ambos os modelos trazem o painel de instrumentos digital de 10,25”, bem como a central multimídia MMI de até 11,6’’ com suporte a comandos de voz. O interior conta com iluminação ambiente e um volante com design de quatro raios. Outro detalhe é o head-up display, que conta com realidade aumentada.
As medidas de ambos os modelos são praticamente as mesmas. Medindo 4,59 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,61 metros de altura (1 cm a menos no cupê), os dois modelos contam um porta-malas de 520 litros no modelo Q4 e-tron e de 535 litros na versão Sportback. Com os bancos rebatidos, a capacidade pode chegar até 1.490 litros (1.460 na versão cupê). Por dentro, a única diferença é o espaço para a cabeça -- menor na versão cupê -- já que ambos contam com o mesmo entre-eixos de 2,76 m.
Em relação à motorização, a linha Q4 e-tron teve três opções de motor. A versão mais em conta traz um motor elétrico traseiro de 170 cv, enquanto a intermediária oferece 204 cv. Já a topo de linha traz tração integral Quattro e conta com dois motores elétricos -- um em cada eixo -- que oferecem 299 cv de potência combinada, além de 460 Nm de torque. De acordo com a Audi, o conjunto permite ao Q4 e-tron acelere de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinja uma velocidade máxima de 180 km/h.
A autonomia varia de acordo com a versão. Equipado com baterias de até 77 kWh, o Audi Q4 e-tron oferece uma autonomia de até 520 km no ciclo WLTP. Segundo a Audi, os modelos podem ser recarregados de forma rápida com uma potência de até 125 kW, que oferece autonomia extra de até 130 km em apenas 10 minutos de carga.
Com lançamento previsto para junho deste ano na Europa, o Audi Q4 e-tron terá preços a partir de 41.900 euros (cerca de R$ 285 mil), com a versão Sportback equivalente custando cerca de 2.000 euros (em torno de R$ 14 mil) a mais, isso na Alemanha. A vinda para o Brasil, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente pela Audi. Mas a julgar que os demais modelos da linha e-tron já estão disponíveis no país, é bem provável que o SUV seja lançado no Brasil até o ano que vem.