Audi Q6 e-tron chega ao Brasil em duas versões; veja valor
SUV elétrico da Audi entra em pré-venda no Brasil, tem visual "emprestado" do Q5 e autonomia superior a 400 quilômetros
A Audi anunciou o começo da pré-venda do SUV elétrico Q6 e-tron no Brasil. O modelo virá nas versões Performance e Performance Black - excluindo a versão esportiva SQ6, por ora. A pré-venda do modelo, que começa em setembro, traz também o preço de R$ 529.990, tornando-o mais barato que o Q8 e-tron.
Ambas têm tração integral Quattro e nenhuma alteração mecânica entre si. O modelo usa a plataforma elétrica premium (PPE), também existente na irmã Porsche. O conjunto é alimentado por uma bateria de 100 kWh, capaz de oferecer autonomia de 411 km no ciclo Inmetro. A arquitetura de 800 V permite picos de carregamento em 70 kW em corrente contínua, o que faz a recarga de 10% a 80% acontecer em 30 min.
Entretanto, caso o carregador não seja tão potente, o sistema divide a bateria em duas partes, de 400 V cada. Assim, dois motores movem o SUV, um síncrono no eixo dianteiro e outro assíncrono no traseiro. No total, são 387 cv e 54,55 kgfm em ambos, capazes de fazer o SUV ir de 0 a 100 km/h em 4,9 s.
Audi Q6 e-tron tem visual de Q5
O modelo tem visual que remete ao atual Audi Q5, até com os mesmos faróis finos full-LED Matrix. Até a grade traz a lembrança, mas diferenciada por tratar-se de um elétrico - e por isso, a peça é fechada na dianteira. Um grande aplique em preto brilhante acompanha a grade, que desaparece em cores escuras, mas evidencia-se em tons claros.
Na traseira, outra lembrança do Q5: a barra de LED que atravessa a parte de trás, e que pode avisar outros motoristas através de mensagens ou sinais de alerta. O SUV mede 4,77 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,68 m de altura e 2,89 m de entre-eixos. Além disso, seu porta-malas tem 526 litros (1.529 litros com os bancos rebatidos), mais os 64 litros do porta-malas dianteiro sob o capô.
Painel tem telas "flutuantes"
Por dentro, um conjunto de telas se estende por todo o painel, composto por um quadro de instrumentos tem 11,9" integrado à central multimídia de 14,5". Segundo a marca, durante a noite, o conjunto curvo, junto da iluminação interna, parece "flutuar". Nem mesmo o carona fica de fora, com uma tela de 10,9", mas com sistema de privacidade, impedindo que o motorista se distraia com a tela.
Além disso, o Q6 e-tron conta com ar condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista e acabamento em couro ou material sintético. Há também porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free, suspensão esportiva S, teto solar panorâmico e retrovisores eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, anti-ofuscantes e com memória.
Quando o assunto é segurança, há oito airbags (dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina), assistente de troca de faixa, alerta de tráfego cruzado, câmeras 360°; controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma, park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro.
Na versão Black, há head-up display, sistema de som Bang&Olufsen 3D de 16 alto-falantes, pedaleiras em aço inoxidável e emblemas "S" espalhados por todo veículo, desde os bancos até a soleira da porta. Por fim, há ainda rodas de alumínio Audi Sport de 21", contra as originais, com 20".