Audi RS 5 Competition Plus tem algo que o Porsche 911 não entrega
Dirigimos no circuito do Velopark, no Rio Grande do Sul, o ousado Audi RS 5 Sportback preparado para condução esportiva e track days
Poucos podem comprar o Audi RS 5 Competition Plus. Afinal, o carro custa R$ 849.990 em sua configuração básica e isso o deixa exclusivo para alguns milionários. Mas todo mundo que gosta de carro esportivo deve conhecer o Audi RS 5 Sportback nessa versão preparada para as pistas de corrida.
Tivemos uma experiência de pilotagem com o Audi RS 5 Competition Plus no circuito de Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. O carro que pilotamos estava equipado com pneus 275/30 em rodas de 20”. Para dotá-lo de freio de cerâmica e pneus Pirelli P-Zero Corsa, o cliente deve gastar mais R$ 72.000, sendo R$ 67.000 dos freios.
Para quem pretende andar rápido em track days vale a pena colocar os dois itens, pois só os pneus garantem 2 m a menos de distância de frenagem, a 100 km/h. Mas o Audi RS 5 Competition Plus Sportback vai muito além disso, a 290 km/h.
Não chegamos a tanto na pista do Velopark, mas as aproximações de curva do Audi RS 5 Competition Plus são de tirar o fôlego. Os freios têm um desempenho impressionante. Nas primeiras curvas, é normal que o piloto desacostumado reduza demais a velocidade, mas aos poucos o carro vai transmitindo confiança e dá para frear mais tarde.
Ele é muito equilibrado ao frear, é bastante neutro nas curvas, devido à tração integral Quattro, e reacelera com vigor, despejando 450 cv de potência e 600 Nm de torque nas rodas se o piloto mantiver o giro do motor entre 5.700 e 6.700 rpm (para a cavalaria total) ou entre 1.900 e 5.000 giros (para a força total). Não há sinal de desequilíbrio e o controle eletrônico de tração está ali para ajudar.
O melhor é a suavidade com a qual o Audi RS 5 encara as retas, frenagens, contorno de curvas e reacelerações. O carro é muito baixo. Além dos 10 mm a menos que o RS 5 tem do Audi A5, a nova suspensão esportiva RS Pro permite baixar mais 10 mm. Portanto, são 20 mm a menos. Isso, combinado com um centro de gravidade baixo, deixa o carro muito veloz nos esses e muito equilibrado em eventuais ziguezagues.
Na configuração Competition Plus o RS 5 ganha mais rigidez nas molas, barras estabilizadoras mais rígidas e o melhor: ajuste manual da suspensão. O carro vem com um pequeno kit contendo duas chaves para que o próprio motorista amoleça ou enrijeça a suspensão, se quiser.
A posição de dirigir é perfeita. Os bancos Sabelt, em concha, se fibra de carbono, são ajustados manualmente e o volante tem grande curso na profundidade, além de ajuste de altura. O painel de instrumentos tem ótima visualização e a pegada do volante, com base reta, também é agradável.
O câmbio automático Tiptronic de 8 marchas permite trocas manuais e a borboleta do volante tem bom tamanho. Mas, para quem não tem tanta destreza nas trocas manuais, os modos S e Dynamic compõem uma receita fácil de prazer, conforto e velocidade.
O Audi RS 5 também é bastante equilibrado e teve 8 kg de redução de peso. Junte isso à fantástica tração Quattro, que distribui a potência para os eixos dianteiro e traseiro na medida certa, e o resultado é um automóvel arrebatador. Não é à toa que custa a bagatela de R$ 850 mil.
E nem estamos falando de mimos como os faróis full led Matrix, o som Bang & Olufsen de 755 watts, o painel digital configurável e a multimídia MMI Touch com tela de 10,1”. Há ainda o botão RS Mode no volante que muda os parâmetros do motor e da direção e transforma o ronco do escapamento duplo. O acabamento interno é um show, de microfibra dinâmica.
Vale dizer que na Alemanha o Audi RS 5 não tem uma versão Competition Plus, mas sim um pacote de opcionais. No Brasil, entretanto, a Audi preferiu trazer o carro como versão na linha 2023.
Além dos acréscimos dos freios de cerâmica e dos pneus Pirelli Corsa (que só podem ser instalados, ou não, se o cliente comprar a cerâmica), é possível deixar o RS 5 Competition ainda mais exclusivo comprando uma das cores especiais (mais R$ 57.000).
Como se vê, o Audi RS 5 é uma opção para quem não quer entrar direto num Porsche 911 (a partir de R$ 835.000). Mas o cupê da Audi tem algo que nem o Porsche 911 entrega: o lado familiar.
O cupê de quatro portas da Audi é muito mais prático e compacto do que um Porsche Panamera (a partir de R$ 689.000) e tem um espaço interno que não existe nem no Porsche 911 nem no Porsche Cayman (a partir de R$ 535.000). Sem contar a versatilidade das portas traseiras, o Audi RS 5 Competition Plus Sportback também tem um porta-malas de 505 litros.
É um carro fantástico, que entrega performance excepcional num circuito, mas que também pode ser utilizado de forma mais pacata pela família. Nesse caso, é claro, recomenda-se não comprar os pneus Pirelli Corsa de competição.