Audi RS 6 Avant Performance chega mais leve e por R$ 1,2 mi
Híbrido-leve recebe turbo-compressores maiores e tem ganho de potência e torque, mesmo mantendo o motor 4.0 litros TFSI V8 biturbo
O Audi RS 6 Avant Performance está mais leve e potente que as versões anteriores que já circularam pelo Brasil. O híbrido-leve chega renovado ao país como parte das comemorações dos 30 anos da chegada da marca ao mercado brasileiro mantendo o motor 4.0 litros TFSI V8 e ao preço a partir de R$ 1.213.990,00 na modalidade venda direta.
De acordo com a Audi, o 4.0 litros TFSI V8 biturbo foi lapidado para aumentar o desempenho. Uma das medidas foi a inserção de turbo-compressores maiores, aumento da pressão máxima (de 2,4 bar para 2,6 bar) e um ajuste no software de controle do motor e transmissão para respostas mais rápidas do conjunto.
A potência também subiu, indo de subiu de 600 cv para 630 cv entre 6.000 e 6.250 rpm. O torque passou de 800 Nm para 850 Nm, entre 2.050 e 4.500 rpm. O Audi RS 6 Avant Performance tem transmissão tiptronic de oito velocidades e sistema de tração integral permanente quattro.
Os modos de condução seguem os já conhecidos Comfort, Efficiency e Auto, Dynamic, além dos modos customizáveis RS1 e RS2.
Com essa configuração, o Audi RS 6 Avant Performance vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos (0,2s mais rápido do que o modelo anterior). Já o 0 a 200 km/h é feito em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h.
O novo diferencial central autoblocante é mais leve e compacto, com a força motriz direcionada na proporção de 40:60 aos eixos dianteiro e traseiro. Quando necessário, mais torque é direcionado ao eixo com melhor tração de modo automático.
Sendo um híbrido-leve, o Audi RS 6 Avant Performance recebe uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts. Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado.
O modelo oferece ainda a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro.
O Audi RS 6 Avant Performance traz a carroceria stationwagon, com faróis dianteiros Full LED, com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, além da grade singleframe hexagonal em estrutura de colmeia. Na traseira, as lanternas em LED invadem a tampa do porta-malas e há duas saídas de escapamento ovais.
Como opções há o pacote exterior em cinza fosco em substituição ao pacote Alumínio (cromado). A tonalidade aparece nas capas dos retrovisores, molduras das janelas e entradas de ar frontais, barras no teto e saias laterais. Há também modelos de rodas disponíveis, entre unidades com acabamento preto brilhante, cinza fosco e preto fosco.
Por dentro, o Audi RS 6 Avant Performance tem tela superior com 10,1 polegadas e sistema MMI. O display inferior de 8,6 polegadas permite acesso aos controles de climatização, conforto e entradas de texto. O modelo tem, também, o head-up display.
Os bancos recebem Alcântara, couro e fibra de carbono. Os bancos em couro com costura vermelha e a sigla RS no encosto possuem abas laterais.
O Audi RS 6 Avant Performance tem suspensão RS plus com Dynamic Ride Control (DRC) a ar adaptativa e esportiva, pinças de freio na cor vermelha, teto solar panorâmico e faróis Full LED Matrix HD com laser lights, luz de direção dinâmica e câmera 360º.
Nas dimensões, o Audi RS 6 Avant Performance tem tem 4.995 mm de comprimento, 2.110 mm de largura, 1.487 mm de altura e 2.930 mm de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 565 litros.