Audi vai ajudar a iluminar comunidades carentes na Amazônia
Parceria entre a Audi e a ONG Litro de Luz vai levar iluminação solar para mais de 100 famílias em três comunidades na região da Amazônia
A Audi vai ajudar a iluminar comunidades ribeirinhas no norte do Brasil. A Audi Environmental Foundation – braço filantrópico da montadora alemã – anunciou na última segunda-feira (7) uma parceria com a ONG Litro de Luz para levar iluminação solar para comunidades carentes da região da Floresta Amazônica. A instalação e entrega dos equipamentos estão previstas para o segundo trimestre de 2022.
De acordo com a Audi, mais de 100 famílias serão impactadas com o projeto, que contempla duas ações principais: instalação de postes com baterias de lítio carregadas por energia solar nas áreas comuns de duas comunidades e entrega de lampiões solares para utilização das famílias em suas casas ou para deslocamentos. A iniciativa contempla as comunidades Lindo Amanhecer, Nova Jerusalém e Nova Canaã do Aruaru, todas no estado do Amazonas.
“Comunidades remotas e carentes, em especial, têm dificuldade em obter uma rede elétrica confiável. A eletricidade é essencial para fazer parte de uma sociedade maior e também possibilita o acesso à educação – é difícil ler quando não há luz”, afirma o porta-voz do Conselho de Administração da Audi Environmental Foundation, Dr. Rüdiger Recknagel. Fundado em 2009, a fundação apoia projetos inovadores em prol da proteção ao meio ambiente ao redor do mundo.
Presente nas 5 regiões brasileiras, a ONG Litro de Luz Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões e soluções solares compostas por materiais simples como garrafa PET e canos PVC, além de placa solar, bateria e LED. A solução é inspirada na “Lâmpada de Moser”, criada em 2001 pelo mecânico brasileiro Alfredo Moser e é neutra em emissões de carbono.
"A ação entre Litro de Luz e Audi contribui perfeitamente com nosso sonho de iluminar a Amazônia, onde a maior parte dos brasileiros sem acesso à rede elétrica se encontra”, destaca Laís Higashi, presidente do Litro de Luz Brasil. A organização iniciou as operações no Brasil em 2014 e já impactou mais de 23 mil pessoas diretamente com o apoio constante de 200 voluntários em comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas rurais e urbanas.
O processo da Litro de Luz Brasil contempla ainda as fases de visitas às comunidades para engajar os residentes, treinamento de embaixadores na região para representar a organização, mapeamento dos locais para implementação das soluções de iluminação, treinamento e instalação com os residentes, pesquisa para avaliar o impacto gerado e suporte para futuras manutenções – até mesmo o processo de logística reversa das baterias está contemplado.