Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Auto Análise: Novo HR-V de 126 cv faz jus à história da Honda?

Honda trocou o motor 1.8 de 140 cv pelo 1.5 de 126 cv e deixou muitos fãs do HR-V desconfiados

13 nov 2022 - 14h28
(atualizado em 14/11/2022 às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Honda HR-V EXL Sensing 1.5
Honda HR-V EXL Sensing 1.5
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Por que a Honda trocou o motor 1.8 de 140 cv pelo 1.5 de apenas 126 cv no novo HR-V? Era mesmo necessário mexer no coração de um carro consagrado como o melhor SUV compacto do mercado?

Era. A questão aqui é econômica. A legislação brasileira ficou mais rígida este ano em relação à eficiência energética (punindo quem não oferece menos consumo e menos emissões). Como a Honda optou por equipar o New City com um motor 1.5 aspirado, ao invés de investir num novo 1.0 turbo, ficou sem opção para o novo HR-V.

Mas o carro ficou bom? Vale a pena comprar? Bom ele ficou, porque a Honda sabe fazer bons carros. O Honda HR-V 1.5 aspirado é um carro de respeito, com muito conteúdo de segurança. Porém, o desempenho não está à altura do que o Honda HR-V já foi um dia.

Honda HR-V EXL Sensing 1.5
Honda HR-V EXL Sensing 1.5
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Não é que o Honda HR-V de 126 cv seja "manco". Se você não tiver grandes exigências de desempenho, ele cumpre sua função. O problema é o câmbio CVT. Ele já era irritante no antigo Honda WR-V 1.5. Agora, num carro maior, simplesmente proporciona um ruído enfadonho.

O motor grita demais a cada acelerada. Acima de 2.500 giros o nível de ruídos aumenta bastante. Não adianta antecipar uma ou duas marchas na borboleta do volante. O câmbio CVT em poucos segundos se readapta e volta fazer o motor 1.5 urrar.

Honda HR-V EXL Sensing 1.5
Honda HR-V EXL Sensing 1.5
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Ok, a Honda tem seus motivos industriais, fiscais e comerciais para ter feito a escolha do motor 1.5 aspirado para equipar as versões de entrada do novo HR-V. Uma pena. Pois este é um motor incapaz de entregar o que o HR-V já entregou um dia, em termos de prazer ao conduzir.

Por isso mesmo, o HR-V 1.5 aspirado vem com ótimos equipamentos de segurança nas versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing. Muitos vão gostar.

Honda HR-V EXL Sensing 1.5
Honda HR-V EXL Sensing 1.5
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Mas quem era fã do Honda HR-V 1.8 de 140 cv só vai ficar plenamente satisfeito, em termos de desempenho, se comprar o Honda HR-V 1.5 turbo, que tem potência de sobra. Este, sim, à altura do que o HR-V já foi em sua geração de estreia.

Nova geração do Honda HR-V vem superequipada:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade