Avaliação: BYD Dolphin Mini roda 380 km (mesmo) e agrada muito
Rodamos durante uma semana na cidade e na estrada com o pequeno carro chinês elétrico para saber se vale a pena comprar; veja o veredicto
O BYD Dolphin Mini pegou carona no sucesso do Dolphin e o nome até lhe cai bem, tendo em visto que tudo hoje em dia é regido pelo marketing. Mas o Dolphin Mini não é, de fato, um mini Dolphin.
Na verdade, nada tem de Dolphin, a não ser o logotipo BYD, o volante, o display multimídia giratório e o formato dos bancos e a bateria tipo Blade. Claro, afinal é outro carro, cujo nome na China é Seagull. É importante dizer que é um carro para 4 pessoas e não 5, como é comum.
Renomeado no Brasil, o Seag... ops, o Dolphin Mini tem qualidades próprias. A primeira é o design, mais convencional, porém não menos ousado. Ao lado do Renault Kwid E-Tech, por exemplo, o BYD Dolphin Mini aponta para o futuro, enquanto o Kwid é claramente um reaproveitamento de uma ideia já ultrapassada.
Talvez por isso a BYD decidiu não entrar na guerra de preços com a Renault e o Dolphin Mini custa R$ 115.800, bem mais do que os R$ 99.990 que a Renault cobra pelo Kwid elétrico. Interessante observart que ambos têm freios a disco nas quatrro rodas.
Especialmente quando visto bem de frente, o Dolphin Mini se impõe. Mas experimente, por exemplo, sentar no banco traseiro. Fizemos isso e – surpresa – há um espaço muito digno. Rodamos em quatro adultos de boa.
O porta-malas, por óbvio, é minúsculo. Mas, compare: são 230 litros contra 290 litros do Kwid E-Tech, 100 do Chery iCar, 121 litros do JAC E-JS1 e 185 do Fiat 500e. Ah, e 200 litros do Fiat Mobi, para citarmos um carro urbano com motor a combustão interna.
Os bancos do Dolphin Mini são bem anatômicos e têm ajuste elétrico. É muto fácil achar uma boa posição de dirigir e os porta-objetos são condizentes com o porte do carro.
O quadro de instrumentos é outro item que o diferencia do Dolphin verdadeiro. No Dolphin Mini ele não fica acoplado à coluna de direção, mas sim fincado no painel, atras do volante. As informações são boas, mas o grafismo é ruim. Os números do computador de bordo são finos e pequenos. Ao lado do.marcador de velocidade há uma barra azul que não acrescenta nada. E sempre que a luminosidade é forte, a leitura é prejudicada.
No display central fica o comando do ar-condicionado, que não é digital. Há comando por voz, mas é insuficiente para deixar a temperatura bem adequada. E demora bastante para esfriar. Se o Android Auto estiver ligado, é preciso tirá-lo da tela para acessar os comandos táteis do ar-condicionado. Não há botão sequer para a velocidade do ventilador.
Rodando, o pequeno carro chinês elétrico surpreende. Ele demora quase 15 segundos para chegar a 100 km/h, mas quando chega se comporta muito bem. Atinge fácil os 120 km/h e também a velocidade máximia (130). E o mais incrível: com baixo consumo elétrico em relação a outros BEVs.
O computador de bordo aponta 380 km de alcance e foi isso.mesmo que conseguimos, mesmo rodando boa parte do tempo em auto-estrada, onde o consumo é maior.
A velocidade de carregamento também afradou, com potência de recarga de 6,6 kW (AC) ou 40 kW (DC) Portanto, é injusto que o PBEV atribua apenas 280 km de autonomia para o Dolphin Mini. É um chute mal dado e não um critério técnico. Vale dizer também que o carro oferece três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
Como carro elétrico urbano, o BYD Dolphin Mini está aprovado pelo Guia do Carro após a utilização durante uma semana. É preciso tomar cuidado com os buracos, entretanto, pois os pneus têm medidas incomum (175/55 R16) e o carro não tem estepe (só o kit de reparos).
Finalmente, por não ser tão pesado como o Dolphin origibal,o BYD Seag... ops, Dolphin Mini tem um comportamento direcional até mais firme Sem dúvida, é um carro que merece fazer sucesso no mercado brasileiro.
Conclusão
- Nota: 8.5
- Conceito: muito bom
- Veredicto: boa compra
Dados técnicos
Preço: R$ 115.800
Motor: 1 elétrico dianteiro
Potência: 55 kW (75 cv)
Torque: 135 Nm
Bateria: 38 kWh
Consumo: 9,6 kWh/100 km
Alcance: 380 km (280 km PVEV)
Dimensões: 3,78 m / 1,71 m / 1,58 m (c/l/a)
Entre-eixos: 2,50 m
Vão livre: 110 mm
Pneus: 175/55 R16 (sem estepe)
Peso: 1.239 kg
Porta-malas: 230 litros
Carga útil: 329 kg
0 a 100 km/h: 14s9
Velocidade máxima: 130 km/h]
Emissão de CO2: 0 g/km