Avaliação: BYD Dolphin Plus é mais empolgante e vai mais longe
Rodamos na cidade e na estrada com o BYD Dolphin Plus, importado da China; veja os pontos de vantagem sobre o Dolphin de entrada
O BYD Dolphin Plus chegou no ano passado, importado da China, como uma alternativa mais bem equipada e mais potente do que o BYD Dolphin de R$ 149.800, que conquistou os brasileiros e causou pânico nas montadoras tradicionais. A boa notícia sobre o Dolphin Plus é que ele é melhor em tudo. Quase tudo.
O Dolphin Plus custa R$ 179.800, ou R$ 30.000 a mais do que o Dolphin de entrada. É um carro elétrico mais potente e que vai mais longe, graças à bateria, mas talvez não seja mais vantajoso para todos os clientes da BYD.
A bateria do Dolphin Plus tem 60,5 kWh de capacidade, contra 45 kWh do Dolphin de entrada. Segundo o Inmetro, o Dolphin Plus tem alcance de 330 km pelo ciclo PBEV, contra 291 km do “Golfinho” básico. São apenas 39 km de vantagem. Mas, na prática, os dois carros rodam mais do que indica o Inmetro.
Podemos considerar pelo menos uns 50 km de vantagem para o Dolphin Plus. Mas, cuidado! Como ele é muito mais potente e empolgante, pode pregar uma peça no motorista que anda sempre com o pé no fundo, aumentando bastante o consumo oficial (17,8 kWh/100 km).
O motor elétrico do Dolphin Plus tem 150 kW de potência (204 cv) e 310 Nm de torque. Na versão de entrada são apenas 70 kW (95 cv) e 179 Nm. Especialmente pelo torque muito maior, o Dolphin Plus também é muito mais ágil no trânsito urbano. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, contra 10,9 segundos do “Golfinho”. São quase 4 segundos de diferença; é bastante.
Dinamicamente, o BYD Dolphin Plus também exige motoristas mais habilidosos, caso a ideia seja andar rápido em curvas. O peso excessivo da bateria penaliza o comportamento direcional de todos os carros elétricos. Por isso, o Dolphin Plus tem forte tendência a sair de frente nas curvas. Para corrigir, basta o motorista aliviar o pé do pedal do acelerador, pois a tração é dianteira. São 253 kg a mais!
Uma das vantagens do Dolphin Plus pode ser um pequeno “Cavalo de Tróia”. Seu porta-malas tem 95 litros a mais de capacidade (345 litros), mas isso é por causa da ausência de estepe nesta versão. Para quem pega estrada, é um risco maior.
O BYD Dolphin Plus também tem pneus 10 cm mais largos, o que é bom, porém o perfil é menor, o que o deixa ligeiramente mais duro e mais exposto aos buracos das ruas. As medidas são 205/50 R17 contra 195/60 R16. Não há necessidade de rodas tão grandes para um carro tão baixo (120 mm).
As duas versões têm as mesmas medidas de entre-eixos (2,700 m), largura (1,700 m) e altura (1,570 m), mas o Dolphin Plus é um tantinho maior em comprimento (4,290 m contra 4,125 m). Ambos são fabricados na ótima e-Plataform 3.0 da BYD, que em breve estará sendo usada na fábrica da montadora chinesa na Bahia.
Se o BYD Dolphin de entrada já é agradável na cabine, o Dolphin Plus é ainda melhor e dá um verdadeiro show de espaço e qualidade. Para justificar os R$ 30 mil a mais, além do motor mais potente e da bateria maior, a BYD caprichou nos equipamentos de segurança, conectividade e conforto.
O Dolphin tem quase todos os itens de segurança do sistema Adas e ainda ajuste de profundidade do volante, carregador do celular por indução, teto panorâmico, bancos elétricos, banco traseiro reclinável, limpador/lavador traseiro, sensor de estacionamento dianteiro, reconhecimento de placas de trânsito, frenagem autônoma de emergência e frenagem automática em manobras.
O pacote Adas inclui ainda assistente de farol alto, assistente de desembarque, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal e alerta de tráfego traseiro cruzado.
De maneira geral, a vida a bordo é agradável para todos os passageiros – especialmente porque o Dolphin agora vem com um ajuste que elimina o ruído interno durante a condução do veículo. É facilmente ajustável no enorme display central giratório. Android Auto e Apple CarPLay são conectados sem fio. Na falta de alguns botões físicos, há o comando por voz.
A potência de carregamento DC (rápida) é de 80 kW e a AC (lenta) é de 7 kW. Isso também deixa o BYD Dolphin Plus com boa nota de usabilidade, pois há carros elétricos no mercado que não tem toda essa potência de carregamento rápido.
Finalmente, quanto ao design, o BYD Dolphin não é tão bonito como o BYD Yuan Plus (SUV elétrico da mesma plataforma que custa R$ 229.800). No Dolphin Plus, parte das rodas são pintadas na cor da carroceria, enquanto o capô e o teto são escurecidos. Nem todos gostaram, mas por onde passou ele chamou atenção – todo mundo que gosta de carros já identifica um BYD Dolphin.
ITEM | NOTA | CONCEITO |
Desempenho | 10 | ótimo |
Consumo | 8 | muito bom |
Alcance | 7 | muito bom |
Dirigibilidade | 6 | bom |
Conforto | 9 | ótimo |
Segurança | 10 | ótimo |
Usabilidade | 10 | ótimo |
Conectividade | 10 | ótimo |
Design | 6 | bom |
Inovação | 10 | ótimo |
Média | 8.6 | ⭐⭐⭐⭐ |