Avaliação: BYD Yuan EV prova seu valor em viagem de 1.000 km
Fizemos uma longa viagem com o BYD Yuan Plus; SUV elétrico chinês consegue alcance de 366 km mesmo em estrada cheia de subidas
O BYD Yuan Plus é o carro elétrico mais acessível da marca chinesa (por enquanto). Ele custa R$ 269.990, mas provou seu valor durante uma viagem de 1.000 km que fizemos na rota São Paulo-Londrina (ida e volta). Esse percurso tem longas retas e uma infinidade de subidas, o que é um desafio e tanto para um carro 100% elétrico.
Não por causa da potência, que o BYD Yuan tem de sobra, mas porque essa condição consome mais energia. Mesmo assim, o carro conseguiu ótima autonomia com uma carga de bateria. Não chegou aos 480 km prometidos pelo computador de bordo, mas foi muito além dos 294 km informados pelo Inmetro (padrão PBEV).
O que é novo – O BYD Yuan Plus é um carro elétrico muito atual. A segunda geração foi lançada em 2019. O nome Plus foi acrescentado em 2022 para diferenciá-lo do Yuan da primeira geração. Ele traz o que há de mais moderno na tecnologia chinesa.
Um dos destaques do BYD Yuan Plus EV é a bateria Blade, que é mais segura e eficiente do que a bateria usada na maioria dos carros elétricos. É muito mais difícil pegar fogo ou explodir durante um impacto, pois suportou a carga de um caminhão de 46 toneladas.
O que nós gostamos – O comportamento dinâmico do BYD Yuan Plus foi a primeira grata surpresa. O carro é um SUV crossover compacto bastante equilibrado, com pouca rolagem da carroceria, suspensão macia, aceleração forte (0 a 100 km/h em 7,3 segundos) e freios excelentes, inclusive com assistente de frenagem de emergência (que utilizamos).
A bateria Blade de 60,5 kWh de capacidade, montada no assoalho do carro, proporciona um alcance real de 366 km na estrada, rodando em velocidades entre 90 e 120 km/h e evitando acelerações bruscas. A entrega de potência é muito rápida e o torque de 310 Nm surge imediatamente.
O carro tem um design interno muito diferente de qualquer outro, mas quase tudo é bastante funcional. O volante de direção tem base reta e a alavanca de câmbio é igual à manopla de potência de um avião. Há até umas cordinhas na lateral das portas emitindo notas musicais.
O silêncio a bordo, os bancos muito confortáveis, a ausência de túnel central e a presença porta-objetos muito competentes tornam a viagem bastante agradável para todos os ocupantes. Além disso, rodar mais de 1.000 km sem gastar um centavo com combustível é muito bom.
A suspensão é independente nas quatro rodas. Os pneus 215/55 R18 estão bem adequados para a proposta do Yuan Plus.
O que pode melhorar – A iluminação do painel digital e da enorme tela multimídia giratória de 12,8” deveria ter mais contraste. Há dois modos de iluminação de tela: branca ou preta, mas em ambas a intensidade do brilho não é suficiente em algumas situações de muita claridade.
A ausência de Android Auto tirou um pouco do brilho da multimídia, que tem Apple CarPlay. Mesmo assim, devido ao formato do console central, foi possível deixar o celular ligado no Waze de forma bem visível. A boa notícia é que no segundo semestre o carro vai ganhar Android Auto e os clientes poderão atualizar a multimídia.
O carro que avaliamos não tinha cabo de carregamento elétrico. Não chegou a fazer falta, pois não tínhamos tomada na garagem utilizada em Londrina. De qualquer forma, todo comprador do BYD Yuan Plus recebe um carregador Wallbox de 7 kW.
Como a maioria das marcas, a BYD não tem um único eletroposto disponível para quem viaja de carro elétrico. O que salvou a viagem foram os eletropostos da Volvo e da Audi, tanto na Rodovia Castello Branco (150 kW da Volvo) quanto na cidade de Londrina (22 kW da Audi e 11 kW da Volvo).
O computador de bordo não é confiável até a bateria chegar a uns 30%. Sempre promete que dá para rodar mais do que realmente dá. Uma solução seria mostrar o alcance máximo, o alcance médio e o alcance mínimo, como já existe em alguns carros elétricos a bateria.
Potência e kWh – O motor elétrico do BYD Yuan Plus EV tem 150 kW de potência. Isso equivale a 204 cv para quem quiser ter uma referência de motor a combustão interna. Essa potência é mais do que suficiente e permite ótimo desempenho ao carro, que tem a velocidade máxima limitada em 160 km/h.
A bateria de 60,5 kWh está de bom tamanho para o porte do carro. Ela aceita carregamento rápido até 80 kW. Portanto, em carregadores com 80 kW ou mais, dá para ir de 30% a 80% da bateria em apenas 30 minutos. Em nossa viagem, fomos de 36% para 100% em 63 minutos e de 21% a 100% em 70 minutos (ambos no carregador Enel de 150 kW da Volvo no Posto Bizungão III, na Castello Branco).
Fizemos quatro medições de consumo, num total de 1.060 km na estrada. O total consumido foi de 174,84 kWh (o que daria menos de 3 cargas completas consumidas). A média de alcance foi de 366 km. Entregamos o carro com 30% de bateria.
Primeiro trecho (Castello Branco): 228 km, bateria em 36% (19,1 kWh/100 km ou 5,2 km/kWh)
Segundo trecho (BR-369): 285 km, bateria em 24% (16,1 kWh/100 km ou 6,2 km/kWh)
Terceiro trecho (BR-369): 307 km, bateria em 21% (15,5 kWh/100 km ou 6,4 km/kWh)
Quarto trecho (Castello Branco): 240 km, bateria em 30% (17,6 kWh/100 km ou 5,7 km/kWh)
Notas (pela categoria)
Desempenho - 10 (ótimo)
Consumo - 8 (muito bom)
Dirigibilidade - 9 (ótima)
Conforto - 10 (ótimo)
Usabilidade - 10 (ótima)
Conectividade - 8 (muito boa)
MÉDIA - 9,2 (ÓTIMO)
Veredicto – Vale a pena comprar o BYD Yuan Plus se você usa o carro prioritariamente na cidade e viaja para locais que tenham pelo menos um carregador rápido a 300 km da sua cidade. Viajar com silêncio e conforto, sem emitir dióxido de carbono na atmosfera e não gastar nada com combustível é uma sensação boa.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,455 m
Largura: 1,875 m
Altura: 1,615 m
Entre-eixos: 2,720 m
Porta-malas: 440 litros
Bateria: 60,5 kWh
Preço
BYD Yuan Plus - R$ 269.990