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Avaliação: Chevrolet Silverado tenta justificar R$ 520 mil no Pantanal

Rodamos no asfalto e na terra com o Chevrolet Silverado High Country; veja os pontos positivos e os negativos da superpicape da GM

10 nov 2023 - 07h00
(atualizado às 11h32)
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Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

As picapes Chevrolet frequentam o Pantanal há décadas. Onças, tuiuiús, jacarés e araras já nem se espantam quando veem uma dessas caminhonetes com a marca da gravatinha. A GM, definitivamente, gosta do Pantanal. Por isso, o novo Chevrolet Silverado voltou ao paraíso dos bichos com muito estilo.

Foi no Pantanal que a GM lançou a picape Silverado nacional, em 1997. Mas aquele modelo durou pouco, até 2001. Agora mais tecnológica e mais cara do que nunca, a Silverado faz nova estreia no Pantanal. Mas traz uma pergunta: vale mesmo R$ 520 mil?

Foi um bom local para testes, pois pudemos dirigir a picape em estrada de pista simples com muitas ondulações e em estradas de terra com bastante poeira. Além de fazer algumas incursões na área selvagem do Pantanal, aproveitando que a seca deste ano se prolongou.

Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O novo Chevrolet Silverado é importado do México e tem alguns aspectos impactantes. O primeiro é o design e o porte. Trata-se realmente de uma picape bonita e imponente, que mede 5,913 m de comprimento, 2,063 m de largura, 1,945 m de altura e 3,745 m de entre-eixos. O vão livre é de 243 mm.

O segundo aspecto que chama atenção são os enormes retrovisores externos, com duas divisões. Segundo a GM, eles foram escolhidos para permitir a homologação da picape no transporte de barcos. A capacidade de reboque é de 4.128 kg.

Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Uma escolha que não agradou, pois esteticamente ficou desproporcional, a utilização é um tanto confusa para o motorista e nas estradas de terra ele balança demais, prejudicando a visibilidade.

Para compensar, o retrovisor interno é por câmera e tem uma imagem perfeita (além de permitir a desabilitação, caso o motorista queira ver apenas o que se passa na parte traseira na cabine dupla).

As rodas têm aro 20 e foram uma ótima escolha, pois permitiu que os pneus tivessem o perfil mais alto. Há clientes que gostariam de rodas aro 22, disponíveis nos Estados Unidos, pera deixar a picape ainda mais bonita, porém no Brasil são raras as estradas com piso lisinho.

Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os pneus 275/60 R20, Bridgestone Dueler A/T, são de uso misto, o que favorece o uso da picape nas fazendas e em locais como o Pantanal. No trecho de ida os pneus estavam com calibragem muito alta (40 psi) e a picape oscilou demais a carroceria; na volta, com menor pressão (32 psi) a rodagem ficou bem mais confortável.

O pacote off-road inclui amortecedores especiais, assoalho reforçado e assistente de descida. Em termos de itens eletrônicos, a Silverado é bem completa e ajuda numa condução segura. Curiosamente, em saídas de faixa, o aviso vibratório é no banco do motorista (costuma ser no volante).

A conectividade recebeu atenção especial. Por isso, o Chevrolet Silverado utiliza o sistema Google Buit-in, que permite atualizações pela nuvem de dados e outras funcionalidades. Além disso, há também conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio no display central de 13,4”. A arquitetura eletrônica tem 75 módulos, segundo a GM.

Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Outros itens de conveniência, conforto e seguraça, como ACC e aviso de tráfego traseiro com frenagem, deixam a Silverado High Country no topo das picapes “super premium”, segundo a GM. Daí o super preço de R$ 519.990, idêntico do ao Ford F-150 Platinum. 

Mas a Ram cobra R$ 529.990 pela picape 1500 Limited e R$ 539.990 para 1500 Limited Nigh Edition. Mas a Ford e a Tam tem opções menos “super”: F-150 Lariat por R$ 479.990 e 1500 Rebel por R$ 469.990. As superpicapes da Ram têm 400 cv e as da Ford têm 405 cv.

Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O estribo elétrico, que fica exposto só quando o motorista abre a porta do veículo, e que se desloca para a traseira, permitindo melhor acesso à caçamba pela lateral, é um dos mimos do Chevrolet Silverado.

A caçamba com tampa elétrica é a maior da categoria com 1.781 litros. A picape Silverado carrega até 717 kg. O peso, aliás, foi uma preocupação na construção dessa picape, que ficou 200 kg mais leve e 50% mais resistente graças ao uso de alumínio em algumas partes.

Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

E o motor? Bem, é um V8, mas a potência não é de 420 cv, como se esperava, e sim de 360 cv. É suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, mas quem esperava uma picape arrebatadora nesse quesito, não vai ter. O torque é de 520 Nm e a transmissão é automática de 10 velocidades com tração AWD inteligante.

O mais interessante do motor 5.3 V8 é o sistema de desativação dos cilindros, pois a Silverado permite 17 combinações diferentes (o comum são no máximo 3). Um sensor identifica a inclinação do terreno, a forma como o motorista pisou no pedal do acelerador e até a questão da longevidade para escolher uma das 17 combinações na hora de rodar poupando combustível. 

Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Durante o teste drive no pantanal conseguimos média de 10 km/l de gasolina na estrada no trecho de ida e de 7,5 km/l na volta (quando a picape chegou a 180 km/h e o motor for “cortado” automaticamente). Oficialmente, a Silverado V8 de 360 cv faz 6,0 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada.

A GM acredita que proprietários de SUVs de 7 lugares (leia-se Toyota SW4) vão gostar bastante do Chevrolet Silverado. Embora seja um veículo de 5 lugares, as vantagens em espaço interno e espaço para bagagens é muito superior. Fora a versatilidade, a elegância, a eletrônica, a multimídia e o comportamento dinâmico, muito melhores na Silverado.

Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Portanto, para a pergunta “vale mesmo R$ 520 mil?”, a resposta é sim. Afinal, estamos falando de um  veículo que tem rivais similares com preços até mais alto. O Chevrolçet Silverado tem vários pontos superiores ao Ford F-150 Platinum e ao Ram 1500 Limited, embora também tenha itens inferiores, como a potência.

Além disso, a maioria dos consumidores dessas superpicapes pensam no status, no valor agregado, no poder simbólico que o veículo transfere ao sujeito. A parte racional e o valor de uso não são tão relevantes nesse segmento "super premium" do mercado brasileiro.

Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Chevrolet Silverado High Country no Pantanal
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Notas

ITEMNOTACONCEITO
Desempenho9ótimo
Consumo3ruim
Alcance5bom
Dirigibilidade10ótimo
Conforto10ótimo
Segurança7muito bom
Usabilidade9muito bom
Conectividade10ótimo
Design10ótimo
Inovação9ótimo
Média8.2⭐⭐⭐⭐

Nota do Editor.: nota de segurança rebaixada em 2 pontos em função de teste de impacto realizado nos Estados Unidos pelo instituto IIHS.

Guia do Carro
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