Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avaliação: Citroën C3 Feel Pack 1.6 tem altos e baixos

Ele é um dos automáticos mais baratos do país e tem uma nova proposta: ser um carro descolado, espaçoso e com posição de dirigir elevada

24 jan 2023 - 15h45
(atualizado em 26/1/2023 às 17h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodamos uma semana com o Citroën C3 em sua versão mais bem equipada, a Feel Pack 1.6 Automática. Foi nossa primeira utilização na vida real, usando no dia-a-dia do trânsito urbano, em viagens, no sol, na chuva, no asfalto e na areia. Veja nossa avaliação e o veredicto.

O que é novo – Quase tudo é completamente novo no Citroën C3 2023, que estreou uma nova geração no ano passado. Só o motor 1.6 aspirado flex veio da geração anterior (linha 2021, pois não houve linha 2022). Mesmo assim, o motor ganhou 1 cv com gasolina e 2 cv com etanol.

Para quem estava acostumado com os antigos C3, de formato redondo, o novo Citroën C3 é um choque. O carro é muito maior e ficou com aspecto mais quadrado. O C3 cresceu no comprimento (+3,7 cm), na largura (+2,5 cm), na altura (+6,5 cm) e no entre-eixos (+8 cm). O porta-malas passou de 300 para 315 litros.

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Outra novidade importante do Citroën C3 é o seu posicionamento. Ele não é mais vendido como carro aspiracional, e sim como carro acessível e descolado, mais alto, distinto e espaçoso.

A posição de dirigir bastante elevada também vai surpreender os antigos donos de C3. Ao entrar no carro já dá para entender o que a Citroën quer dizer com “hatch com atitude SUV”. 

O que nós gostamos – O ajuste de suspensão é uma das boas novidades do Citroën C3 2023. Passamos por alguns pisos muito ruins durante nossa avaliação e o carro não deu uma única batida seca no amortecedor. Ele roda macio em asfalto liso e demonstra dignidade em terrenos irregulares.

O ângulo de entrada é bom e o C3 consegue passar sem raspar a frente na maioria das valetas, mas se for muito fundo ainda pega. Na traseira, não. Com balanço curtíssimo, é quase impossível raspar a traseira no chão. A altura entre os eixos é de 22,1 cm e o vão livre do solo é de 18 cm.

O espaço interno é um ponto positivo do Citroën C3, especialmente quando o carro é comparado com subcompactos nas versões de entrada. Mesmo entre os hatches compactos tradicionais, ele é competitivo nesse quesito.

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A multimídia de 10” está muito bem posicionada e é fácil de usar. Conecta Android Auto e Apple CarPlay sem cabo e traz uma novidade: quando você desliga o carro, ele pergunta se você vai continuar ou não usando a multimídia. 

O que pode melhorar – A ausência de conta-giros é lamentável. Apesar de ser um carro com câmbio automático, o conta-giros é importante para que o motorista saiba se está extraindo potência e torque suficientes do motor ou se está fazendo uma condução econômica.

Da mesma forma, o Citroën C3 não tem airbags laterais. Se a Citroën colocasse dois airbags laterais e dois de cortina (ou traseiros), o carro ficaria ainda mais atraente.

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Alças de segurança no teto e principalmente ajuste de altura no cinto de segurança do passageiro deixariam a vida a bordo mais agradável para o passageiro da frente.

O alarme dispara se você tentar destravar a porta sem colocar a chave no buraco da maçaneta da porta; pode ser que ocorreu por má utilização de nossa parte. De qualquer forma, não é prático.

Potência e KML – O motor 1.6 aspirado flex tem 113 cv com gasolina e 120 cv com etanol. O torque é de 151 e 154 Nm, respectivamente. A potência máxima surge a 6.000 rpm e o torque máximo a 4.500 giros. Se fosse turbo, o motor seria mais eficiente. O câmbio automático de 6 marchas está bem escalonado.

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O consumo não é nada brilhante. Com gasolina, o Citroën C3 1.6 Automático faz 10,3 km/l na cidade e 12,4 na estrada. Com etanol, faz 7,2 km/l na cidade e 8,5 na estrada. 

Veredicto – Vale a pena comprar o Citroën C3 1.6 Automático porque ele é mais potente do que o Fiat Argo 1.3 CVT e o Chevrolet Onix 1.0T Automático e por suas características de “SUV” embutidas num hatch. Ele também tem porta-malas maior do que esses dois carros e mais espaço interno. Porém, é mais caro do que o Argo. Em relação ao Onix, não tem airbags extras, mas tem multimídia legal, ausente no Chevrolet.

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dimensões e capacidades

Comprimento: 3,981 m 

Largura: 1,733 m 

Altura: 1,586 m

Entre-eixos: 2,540 m

Porta-malas: 315 litros

Tanque: 47 litros

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Preços do Citroën C3 Automático

C3 First Edition 1.6 AT - R$ 100.990

C3 Feel Pack 1.6 AT - R$ 96.990

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Preços do Citroën C3 manual

C3 Feel Pack 1.6 MT - 90.490

C3 First Edition 1.0 MT - R$ 87.490

C3 Feel 1.0 MT - R$ 82.490

C3 Live Pack 1.0 MT - R$ 78.990

C3 Live 1.0 MT - R$ 69.990

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade