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Avaliação: Fiat Toro Endurance de R$ 153 mil só tem um pecado

Rodamos durante 20 dias com o Fiat Toro em sua versão mais barata, a Endurance, que surpreendeu pelo conforto e equipamentos

15 jan 2024 - 06h15
(atualizado em 30/1/2024 às 10h22)
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Resumo
O Fiat Toro Endurance é uma picape média compacta de entrada a um preço atraente. Ela apresenta uma boa lista de equipamentos, é equipada com motor de 185 cv e tem câmbio AT6. Seu único pecado é a falta da câmera de ré, mas mesmo assim recebeu uma nota muito boa de 8,2 na avaliação do Guia do Carro.
Fiat Toro Endurance
Fiat Toro Endurance
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Fiat Toro não é apenas o sonho de consumo de milhares de brasileiros. É também o sonho de marketing de muitas montadoras, pois trata-se de uma picape considerada imbatível em sua categoria. Por isso, a versão Endurance, de entrada, foi melhorada para resistir ao ataque do Chevrolet Montana.

Durante 20 dias rodamos com a Toro Endurance e podemos afirmar: a picape de R$ 153 mil agrada muito nesta versão mais barata. Tem apenas um pecado, mas não chega a ser “mortal”. Trata-se mesmo de uma Toro de barreira de mercado, pois ela custa R$ 14 mil a menos do que a Toro Freedom, intermediária, que sai por R$ 166.990.

Fiat Toro Endurance
Fiat Toro Endurance
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O preço, sem dúvida, é o primeiro argumento a favor do Fiat Toro Endurance. Por R$ 152.990, a picape fabricada em Goiana, PE, é mais barata do que as duas versões topo de linha do Chevrolet Montana: Premium de R$ 153.110 e RS de R$ 156.210.

Bem, depende da cor. Para ter esse preço, a Toro Endurance tem que ser vermelha. A picape que avaliamos, na cor branca, custaria R$ 1.500 a mais. Uma surpresa da Toro Endurance é a sua boa lista de equipamentos. Opcionais? Não tem.

Fiat Toro Endurance
Fiat Toro Endurance
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na mesma faixa de preço das versões topo de linha da Nova Montana, a Toro Endurance não faz feio. Pelo contrário. Ela vem com capota marítima, luzes diurnas de led, nova grade com moldura preta (igual da Toro Ultra), sensor de estacionamento traseiro, seis airbags, alças de segurança, controle de tração, estepe temporário e assistente de subida, entre outros itens.

A multimídia é menor, de 7”, mas conecta Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Há comandos no volante de direção e três entradas USB, sendo duas na frente (tipo A e C) e uma atrás (tipo A). O freio de estacionamento é daqueles antigos, de alavanca. As rodas são de aço, mas com bonitas calotas, e pneus 215/65 R16 on-road.

Fiat Toro Endurance
Fiat Toro Endurance
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A direção elétrica é muito leve, a Toro conseguiu fazer algumas manobras de estacionamento que antes não conseguia e o comportamento dinâmico da picape é excelente. De fato, para ter uma Toro Endurance é preciso abrir mão de certos luxos, como as rodas de liga leve, mas não fez falta no dia-a-dia.

O que fez falta – isso sim, e aqui está seu único pecado – é a câmera de ré. É uma picape relativamente grande, por isso só o aviso sonoro não passa muita confiança. Isso é só para quem está acostumado com uma câmera de ré, mas não deixa de ser um item importante. No Mercado Livre, é possível comprar uma câmera de ré para o Fiat Toro a partir de R$ 170 (Bosch). Deveria ser um item de série ou pelo menos opcional.

Fiat Toro Endurance
Fiat Toro Endurance
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

As vantagens dessa picape perante sua rival, entretanto, compensam. Afinal, estamos falando de um motor de 185 cv contra um de 133 cv (o motor 1.3 turbo da Fiat contra o motor 1.2 turbo da Chevrolet). A Toro também tem controle de tração com e-locker, 270 Nm de torque, câmbio AT6 e caçamba de 937 litros. Nessa versão, o Fiat Toro carrega até 750 kg.

A aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e a velocidade máxima de 202 km/h demonstram que é uma picape que pode ser usada de muitas formas. É muito boa em viagens. E tem porte, mesmo sem as rodas de liga leve, por isso o visual renovado impressiona. Mede 4,945 m de comprimento, 1,845 m de largura, 1,673 m de altura e 2,990 m de entre-eixos.

Fiat Toro Endurance
Fiat Toro Endurance
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Falando claro, Fiat Toro e Chevrolet Montana são da mesma categoria, mas estão em classes diferentes – a proposta da GM é outra, a de um veículo versátil e confortável para rodar na cidade. O Fiat Toro, embora tenha carroceria monobloco, é uma picape de verdade, que pode encarar o dia-a-dia leve, uma longa viagem de família ou até o trabalho pesado de um profissional.

O tamanho e o peso (1.650 kg) acabam cobrando um preço do Fiat Toro, que faz 11,7 km/l de gasolina na estrada, enquanto o Chevrolet Montana faz 13,3. Na cidade, a Toro Endurance faz 9,6 km/l. Com etanol, o consumo é pior: ela faz 8,3 km/l na estrada e 6,7 na cidade. A emissão de CO2 é alta: 129 g/km.

Fiat Toro Endurance
Fiat Toro Endurance
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

No final da avaliação, a Toro Endurance saiu com muito mais méritos do que entrou. A desconfiança inicial, de uma picape mal equipada, foi rapidamente desfeita. E o preço foi definitivo para nosso veredicto positivo. Vale a pena comprar o Fiat Toro Endurance. Nota teral: 8,2 (muito bom).

Guia do Carro
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