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Avaliação: Honda HR-V Touring é mais razão e menos emoção

Apesar de ter ganhado 4 cavalos na nova geração, Honda HR-V 1.5 turbo perdeu algumas características quer o diferenciavam

3 nov 2022 - 06h30
(atualizado às 17h27)
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Honda HR-V Touring 2023
Honda HR-V Touring 2023
Foto: Honda / Divulgação

Esqueça o Honda HR-V Touring vendido no Brasil em 2021 e 2021. O Honda Touring 2023, de nova geração, é outro carro. Sobrou apenas o motor 1.5 turbo (agora flex), mas a carroceria, o interior e principalmente o caráter é outro. O Honda HR-V Touring ficou menos emocional e mais racional.

O HR-V Touring das linhas 2020/2021 era seguramente o melhor SUV fabricado no Brasil, superior até mesmo ao Jeep Compass, devido ao seu comportamento dinâmico. Mas nem sempre foi assim. Os primeiros HR-V Touring eram aspirados (1.8, como os demais) e os ganhos em equipamentos não eram suficientes para diferenciá-lo.

Desde que ganhou o motor 1.5 turbo, o HR-V Touring mudou. Ele nunca teve pretensões esportivas, mas tinha características de esportividade na potência superior, no design, na posição de dirigir e no ajuste das suspensões.

Honda HR-V Touring 2023
Honda HR-V Touring 2023
Foto: Honda / Divulgação

O que é novo – A Honda não lançou o HR-V 2022; pulou da linha 2021 para a linha 2023. Agora rodamos uma semana com o novo HR-V Touring e ele mostrou características muito diferentes do antigo. Ficou mais elevado em relação ao solo (181 mm contra 177 mm) e reduziu muito os ângulos de entrada e saída.

As suspensões foram amolecidas para proporcionar ao carro um rodar mais suave – e ele agrada muito a quem busca esse tipo de comportamento. Essa combinação, porém, reduziu um pouco a capacidade que o carro tinha para encarar algumas curvas em velocidade. E, apesar de estar mais alto, também ficou mais sujeito a raspar a frente no piso, pois também é mais comprido (56 mm).

Honda HR-V Touring 2023
Honda HR-V Touring 2023
Foto: Honda / Divulgação

A Honda trabalhou bem a questão do centro de gravidade, pois a altura total do veículo diminuiu. Mas a cabine foi toda reprogramada e os usuários ficam mais elevados dentro do carro. Melhorou a visibilidade externa, mas deixou de ser convidativo para uma tocada esportiva.

Não estamos dizendo aqui que ele ficou pior, mas sim que ficou diferente. Dependendo do gosto do consumidor, a carroceria mais alta, a posição de dirigir mais elevada e as suspensão mais moles podem ser um fator positivo ou negativo.

O que nós gostamos – Os equipamentos de segurança Honda Sensing são o que há de melhor no HR-V Touring 2023. O carro é completo nesses ítens, com controle de descida, assistente de ponto cego, assistente de faixa, alerta de colisão e frenagem de emergência, piloto automático adaptativo e monitoramento da pressão dos pneus.

O que pode melhorar – O Honda HR-V Touring 2021 vinha com teto solar panorâmico com acionamento elétrico; o atual não tem teto solar, o que deveria ser item disponível para um carro que tem a missão de brigar com versões de entrada da categoria C-SUV (o Honda HR-V é da categoria B-SUV, compacto).

Honda HR-V Touring 2023
Honda HR-V Touring 2023
Foto: Honda / Divulgação

O aspecto da multimídia é um pecado num carro elegante como o novo Honda HR-V, pois parece um antigo televisor em miniatura (o que deixa a Honda igual à sua rival Toyota nesse aspecto).

O Honda HR-V Touring não é esportivo, mas os pneus da geração antiga (215/55 R17) deixavam o carro um pouco mais “duro” do que os atuais 215/60 R17). Talvez um leve endurecimento da suspensão possa deixar o novo HR-V Touring um pouco mais emocional, como o antigo. O câmbio CVT de 7 marchas é eficiente, sem empolgar.

Potência e KML – O motor 1.5 turbo agora é flex. A potência máxima passou de 173 para 177 cv e o torque subiu de 220 Nm para 240 Nm, mas o carro manteve a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos porque o peso também subiu (+42 kg).

A potência máxima é entregue um pouco mais tarde (6.000 rpm contra 5.500 antes) e o torque máximo continua disponível a partir de 1700 rpm. Ele não ganhou na aceleração, mas as retomadas de velocidade são boas; o carro é bem ágil no trânsito, em baixas rotações.

Honda HR-V Touring 2023
Honda HR-V Touring 2023
Foto: Honda / Divulgação

O Honda HR-V Touring tem um consumo de quase 8 litros por 100 km. Não é muito alto nem muito baixo. O carro faz 11,3 km/l de gasolina na cidade e 12,6 km/l na estrada. Com etanol, faz 7,9 e 8,8 km/l (cidade e estrada).

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,385 m

Largura: 1,790 m

Altura: 1,590 m

Entre-eixos: 2,610  m

Porta-malas: 354 litros

Tanque: 50 litros

Veredicto – Vale a pena comprar o Honda HR-V Touring, apesar de ele ter mudado suas características, pois ele continua sendo um SUV bem construído, muito seguro, com boa potência disponível e multimídia bastante aprimorada. É um dos compactos mais confortáveis em termos de suspensão.  

Preços do Honda HR-V Turbo 2023

Touring - R$ 184.500

Advance - R$ 176.800

Nova geração do Honda HR-V vem superequipada:
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