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Avaliação: Hyundai HB20S 2023 dá uma canseira no Chevrolet Onix Plus

Rodamos uma semana com a versão topo de linha do Hyundai HB20S e ele mostrou por que é superior ao Chevrolet Onix Plus

14 jan 2023 - 06h00
(atualizado em 16/1/2023 às 15h45)
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Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Hyundai HB20S 2023 é o terceiro sedã compacto mais vendido no Brasil, porém é melhor do que os dois que vendem mais. Melhor do que o Voyage, não há dúvidas, pois o simpático carro da Volkswagen está saindo de linha. Quanto ao Onix Plus, bem, falamos a seguir.

Durante uma semana rodamos na cidade e na estrada com o Hyundai HB20S 2023 na versão topo de linha, que tem um preço salgado de R$ 122.890, mas oferece muito mais equipamentos de segurança do que o Chevrolet Onix Plus Premier de R$ 115.040. E abaixo dele há um HB20S Platinum de R$ 113.690.

O que é novo – A Hyundai foi arrogante ao querer impôr um design asiático ao HB20S, mas recebeu tantas críticas que agiu rapidamente e fez o certo: um HB20S muito mais bonito, com linhas retas e modernas. O carro tem nova frente, nova traseira e novo interior.

Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

As rodas de liga leve (e também as versões com calotas) têm design exclusivo, pois elas são diferentes das que equipam o HB20 hatch. As lanternas são de led e interligadas por uma barra luminosa.

O que nós gostamos – O novo Hyundai HB20S tem abertura do porta-malas por proximidade. O sedã destrava automaticamente o acesso ao compartimento quando detecta a proximidade da chave.

Os bancos são muito anatômicos e acomodam melhor, por exemplo, do que o Hyundai Creta. Isso se completa com a boa posição de dirigir, mais afundada, que dá ao motorista perfeito controle do automóvel. O interior, de uma forma geral, é superior ao do Chevrolet Onix Plus Premier.    

A multimídia de 8” conecta Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Este é mais um aspecto do HB20S superior ao do Creta N Line (que avaliamos na semana anterior). Favoritar uma estação de rádio é muito simples e o display central está bem posicionado, no alto do painel.

Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A lista de equipamentos de série é escandalosa de boa (pelo menos justifica o preço). Que outro carro dessa categoria oferece assistente de desembarque, indicador de fadiga, alerta de mudança de faixa, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego traseiro cruzado, frenagem automática de emergência e frenagem em manobras? Nenhum. Só o Honda City Touring, que custa R$ 135.600.

O HB20S Platinum Plus traz ainda alarme, ar-condicionado automático, câmbio borboleta (o maior pecado do Onix Premier), bancos de couro, start-stop, carregador de celular por indução e faróis de neblina.

Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O que poderia ser melhor – A multimídia é boa, mas não permite, por exemplo, ouvir rádio com o Android Auto ligado. Pelo menos não conseguimos utilizar; portanto; fácil não é.

O painel de instrumentos totalmente digital talvez agrade alguns consumidores, mas foi o que menos gostamos no carro. A ideia de mostrar o contagiros com números como “1.5” ou “2.2” é ruim. O motorista precisa visualizar a escala, para saber se está exigindo demais do motor. A Hyundai deveria voltar com o quadro de instrumentos convencional.

A aceleração de 0 a 100 não é exatamente empolgante. Apesar de ter uma relação peso/potência melhor do que a do Onix Premier, o HB20S Platinum Plus leva 10,7 segundos nessa prova (3 décimos mais lento).

Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Assim como o Onix Plus, o HB20S Platinum Plus utiliza pneus 195/55 R16. Visualmente o público gosta, mas pneus com perfil um pouco mais alto deixariam o rodar mais confortável.

Potência e KML – O motor 1.0 TGDI (turbo com injeção direta de combustível) é uma das joias do carro. São 120 cv e 172 Nm com etanol e com gasolina, sendo que a potência surge a  6.000 rpm e o torque a 1.500 rpm. Portanto, ele tem mais potência e mais torque do que o Chevrolet Onix e toda sua força surge 500 giros antes.

No consumo, ganha do Onix na cidade, mas perde na estrada. Com gasolina, o HB20S 1.0 turbo faz 12,3 km/l na cidade e 15,8 na estrada. Com etanol, faz 8,6 km/l no ciclo urbano e 10,9 no rodoviário.

Veredicto – Vale a pena comprar o HB20S Platinum Plus, topo de linha, completíssimo, porque não há sedã tão bem equipado como ele na mesma faixa de preço. Se o consumidor preferir abrir mão de alguns itens para pagar menos, a versão Platinum (sem o Plus) também vale a pena, pois seu acabamento é superior ao da concorrência com preço similar.

Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,325 m 

Largura: 1,720 m 

Altura: 1,470 m

Entre-eixos: 2,530 m

Porta-malas: 475 litros

Tanque: 50 litros

Preços do Hyundai HB20S 2023

Platinum Plus - R$ 122.890

Platinnum - R$ 112.690

Limited - R$ 93.390

Comfort - R$ 87.890

Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
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