Avaliação: Jeep Renegade 4x2 ganhou vida com motor turbo
Motor 1.3 turbo de 185 cavalos deu vida nova ao Jeep Renegade 4x2, que avaliamos na versão Longitude de R$ 148 mil
Depois da modificação de motor, restaram apenas duas versões 4x2 na linha Renegade. O Jeep Renegade ficou mais exclusivo e mais caro para dar espaço ao Fiat Pulse (que também é da Stellantis). Rodamos oito dias com o Renegade Longitude, que é a versão mais equipada com tração 4x2 (dianteira).
O Jeep Renegade 4x2 custa R$ 147.990 na versão Longitude e R$ 132.890 na Sport. O SUV produzido em Goiana (PE) agora vem equipado com o potente motor 1.3 T270, que entrega 185 cv e 270 Nm quando abastecido com etanol. Mesmo com gasolina, a potência é enorme: 180 cv e 270 Nm. O câmbio é automático de 6 marchas.
Só esperávamos uma coisa do Jeep Renegade 4x2: que ele deixasse para trás o titubeante desempenho proporcionado pelo antigo motor 1.8 aspirado de 139 cv. Afinal de contas, houve um ganho de 46 cavalos e, com isso, a relação peso/potência caiu de 10,6 para 8 kg/cv – estamos falando de 25% de melhoria.
O que é novo – Na linha 2023 o Jeep Renegade 4x2 traz praticamente os mesmos equipamentos do Renegade 2022. O Renegade 2023 é o primeiro Jeep a ganhar cabine com filtro N95+bio de série, tecnologia que garante 83% da remoção de partículas com impurezas do ar.
Em relação ao modelo 2021, o carro ficou um pouco maior no comprimento (3,6 cm) e teve o tanque de combustível reduzido em 5 litros, o que não fez muita diferença no alcance porque o consumo melhorou.
O que nós gostamos – A aceleração foi a coisa que mais gostamos no Jeep Renegade 4x2. Antes, para obter boas arrancadas, era preciso comprar o Renegade a diesel. Agora, com o motor T270, o diesel saiu de linha e o que diferencia o Renegade 4x2 do Renegade 4x4 é a tração (dianteira ou na quatro rodas) e o câmbio (6 marchas ou 9 marchas), pois o motor é o mesmo.
O SUV teve uma melhora de 21% na aceleração, passando de 11,1 segundos para 8,8 na prova de 0 a 100 km/h. Assim, tornou-se um carro muito mais dinâmico na cidade, especialmente porque o torque máximo (270 Nm contra antigos 194 Nm) está disponível já a 1.750 giros do motor (antes só surgia a 3.750 rpm).
Também gostamos do visual e do acabamento novo Jeep Renegade, que se tornou um carro mais sofisticado, especialmente a partir da linha 2022.
O que pode melhorar – Não há muita coisa a se fazer para melhorar esta geração do Jeep Renegade. Seu principal ponto fraco é o porta-malas um tanto limitado (320 litros), mas isso só pode ser modificado quando vier uma nova geração. E não chega a ser um problema, pois faz parte da característica deste SUV. Talvez o carro pudesse ganhar Wi-Fi a bordo, que antes era disponível como opcional nesta versão.
Potência e KML – Com 180/185 cv de potência (gasolina/etanol) e 270 Nm de torque, o Jeep Renegade 4x2 se tornou o SUV mais potente de sua categoria.
Mesmo com mais potência, ele melhorou todos os seus números de consumo (a melhor marca é de 7,8 litros/100 km). Com o novo motor, ele agora faz 11 km/l na cidade e 12,8 na estrada com gasolina. Tem a vantagem de ser flex e faz 7,7 km/l na cidade e 9,1 na estrada com etanol.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,268 m
Largura: 1,805 m
Altura: 1,702 m
Entre-eixos: 2,570 m
Porta-malas: 320 litros
Tanque: 55 litros
Veredicto – Vale a pena comprar o Jeep Renegade 4x2 se você não precisa carregar muitas malas em viagens. Trata-se de um dos poucos carros do segmento SUV que tem grande “personalidade” e sem dúvida ficou muito melhor com o motor turbinado.
Preços
Jeep Renegade Sport 4x2 - R$ 132.890
Jeep Renegade Longitude 4x2 - R$ 147.990