Avaliação: Mercedes Classe A 200 é a prova de que hatch é bom
Avaliamos o Mercedes-Benz A 200 AMG Line, única versão do Classe A à venda no Brasil, posicionada entre dois Mercedes Classe C
O Mercedes Classe A, vendido no Brasil em apenas uma versão, é a prova definitiva de que hatch é bom. Estamos falando de uma categoria de carros muito popular, pois costuma ser a mais acessível, porém que foi praticamente extinta no segmento de hatches superiores.
Por melhor que sejam, carros como Polo e Onix jamais terão o mesmo refinamento de um Volkswagen Golf ou de um Chevrolet Cruze. Sem contar que outro ótimo hatch médio, o Ford Focus, foi extinto pela própria montadora. Por isso, a existência de um hatch premium como o Mercedes Classe A pode, deve e precisa ser louvada.
Avaliamos o Mercedes Classe A na exclusiva versão A 200 AMG Line, que custa R$ 344.900. Uau! É tão caro que chega a ser mais caro do que a versão de entrada do sedã Classe C, o Mercedes C 200 AMG Line, que sai por R$ 329.900. Bem, pelo menos é mais em conta do que o Classe C 300 AMG Line, que custa R$ 379.000.
5 pontos que nós gostamos
1 - O design é perfeito. O capô inclinado para a frente tem duas elevações e “nariz de tubarão”, a grade dianteira foi redesenhada e os faróis de LED são instigantes. As lanternas traseiras de LED também dão um charme à noite. as rodas também são diferentes e bacanas.
2 - A posição de dirigir é mais que perfeita. Os bancos acomodam muito bem o corpo, têm ajustes elétricos e a área de encosto da cabeça mais à frente, o que é bastante conveniente ao dirigir por algumas horas. O volante de couro, bem compacto, tem empunhadura esportiva e agradável.
3 - A multimídia MBUX é seguramente uma das melhores do mundo. O novo Classe A trouxe a última geração do sistema de conectividade, que permite a utilização de Android Auto e Apple CarPlay sem cabo. São duas telas independentes de 10,25 polegadas cada, com várias opções de cores e combinações.
4 - O motor 1.3 turbo eletrificado com sistema híbrido leve tem ótima potência específica (122 cavalos/litro). Ele tem 163 cv do motor a combustão + 14 cv do motor elétrico e 270 Nm. Junto com a transmissão automática de 7 marchas, com dupla embreagem, permite ao motorista uma tocada rápida e prazerosa, uma deferência aos melhores hatches da história.
5 - O comportamento dinâmico do Mercedes A 200 é o ponto alto do carro. Mesmo com suspensão por eixo de torção na traseira, a estabilidade é ótima, muito também em função da carroceria larga, do centro de gravidade baixo e dos pneus com 22,5 cm na banda de rodagem (225/45 R18).
O que pode melhorar
1 - O Mercedes Classe A é bom demais para ter somente uma versão no Brasil e ainda com preço acima do Mercedes Classe C. Na Alemanha, a Mercedes-Benz oferece o Classe A com um sistema híbrido leve mais barato, de 136 cv + 14 cv, que custa quase 3.000 euros a menos (cerca de R$ 16.000).
2 - As saída de ar, com acabamento cromado, são tão sofisticadas que acabam atrapalhando a visão dos espelhos externos. Mesmo reduzindo a iluminação interna, elas refletem nos vidros dianteiros e tiram ou embaralham a visão dos retrovisores.
Notas
- Desempenho - 10 (ótimo)
- Consumo - 8 (muito bom)
- Alcance - 8 (muito bom)
- Dirigibilidade - 9 (ótimo)
- Conforto - 9 (ótimo)
- Segurança - 10 (ótimo)
- Usabilidade - 9 (ótimo)
- Conectividade - 10 (ótimo)
- Design - 10 (ótimo)
- Inovação - 7 (muito bom)
- Média: 9.0
Principais números
Preço: R$ 344.900
Potência: 163 cv (120 kW) a 5.500 rpm + 14 cv (10 kW)
Torque: 270 Nm de 2.700 a 3.500 rpm
Comp/Larg/Alt: 4,428 / 1,992 / 1,440 m
Entre-eixos: 2,738 m
Vão livre: 91 mm
Peso: 1.440 kg
Pneus: 225/45 R18
Porta-malas: 350 litros
0-100 km/h: 8,2 segundos
Velocidade máxima: 225 km/h
Bateria: não tem
KML cidade: 12,3 (g)
KML estrada: 14,4 (g)
Alcance elétrico: não tem
Alcance cidade: 529 km (g)
Alcance estrada: 619 km (g)
Carregamento AC: não tem
Carregamento DC: não tem
Emissão de CO2: 100 g/km