Avaliação: Nissan Frontier Pro-4x é garantia de conforto e status
O preço de tabela assusta, pois encosta em R$ 322 mil, mas a Nissan vende esta ótima picape por R$ 260 mil e vale a pena
Rodamos uma semana na estrada, na cidade, no asfalto, na chuva, no sol, na terra e na praia com a picape Nissan Frontier Pro-4x, a versão topo de linha. É uma caminhonete muito bonita e que entrega conforto e status para seus usuários.
É bem verdade que o preço assusta – e muito. Afinal, são R$ 321.950, uma pequena fortuna, quase a mesma cobrada pela Ford na Nova Ranger Limited, mas essa é uma picape V6 de 250 cavalos, enquanto a Frontier tem um motor 2.3 de 4 cilindros com “apenas” 190 cv. Mas, calma, tem desconto.
O preço real que a Nissan pratica é R$ 259.990 – e aí tudo bem, pois a Frontier Pro-4x é uma ótima picape. Para começo de conversa, é uma das caminhonetes mais bonitas da atualidade nesta versão toda incrementada com detalhes legais, como o santantônio preto.
O conjunto de suspensão é outro ponto muito forte do Nissan Frontier. A suspensão dianteira é independente, com braços sobrepostos e tem ajuste muito bom para a condução na terra e no asfalto. A suspensão traseira é ainda melhor, pois combina o eixo rígido com multibraços, o que deixa a picape excelente para viagens e/ou utilização urbana.
Com exceção da Nova Ranger, da Ford, nenhuma picape da atualidade é tão agradável de dirigir como a Frontier. É bem verdade que o motor poderia ter mais do que os 190 cv (disponíveis a 3.750 rpm), mas os 450 Nm de torque dão muita força de arrancada à picape japonesa produzida na Argentina. Bastam apenas 1.500 rpm para que o torque esteja pleno.
A transmissão automática de 7 marchas, com tração integral temporária, também está muito bem casada com o motor. Não há “buracos” que deixem a impressão de falta de uma marcha. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,3 segundos. Na cidade, a Frontier 2.3 biturbo faz 9,1 km/l de diesel, enquanto na estrada chega a 11 km/l.
Graças ao tanque de 73 litros, dá para rodar até 803 km na estrada sem precisar reabastecer. É bom para quem tem fazenda em lugar remoto, sem postos de abastecimento. Na cidade, o alcance é de 664 km.
Apesar de bom de conduzir, o Nissan Frontier não é perfeito. Sentimos falta, por exemplo, de ajuste de profundidade do volante de direção, equipamento que já está disponível no Fiat Titano. Mas isso não tira o brilho desta caminhonete que merecia vender muito mais do que as 8.387 unidades registradas no ano passado, o que lhe deu o 5º lugar na categoria e o 11º lugar no segmento.
O Nissan Frontier Pro-4x é cheio de mimos. Tem 6 airbags, câmera 360 graus, multimídia competente com tela de 8”, painel digital de 7”, quatro modos de condução, câmera traseira, piloto automático, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e uma vida a bordo bem satisfatória, para motorista e passageiros,
Tem ainda uma caçamba de 1.054 litros e capacidade para carregar 2.220 kg, além de 6 anos de garantia. São muitos os atributos do Nissan Frontier. Apesar de a concorrência ser feroz, trata-se de uma picape que está acima da média no conforto de rodagem e no comportamento direcional, o que não é pouca coisa.
Conclusão
- Nota: 9.0
- Conceito: ótimo
- Veredicto: status garantido, conforto na rodagem e comportamento direcional acima da média
Ficha técnica
Modelo: Nissan Frontier Pro-4x
Preço: R$ 321.950
Motor: 2.3 16V, biturbo diesel com intercooler e injeção direta
Potência: 190 cv a 3.750 rpm
Torque: 450 Nm de 1.500 a 2.500 rpm
Câmbio: 7 marchas AT
Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
Comprimento: 5,260 m
Largura: 1,850 m
Altura: 1,860 m
Entre-eixos: 3,150 m
Vão livre: 252 mm
Ângulo de ataque: 31,6º
Ângulo de saída: 25,7°
Ângulo de rampa: 22,3°
Peso: 2.220 kg
Capacidade de carga: 1.043 kg
Capacidade de reboque (com freio): 2.750 kg
Caçamba: 1.054 litros
Medidas da caçamba: 1,509 m (c), 1,560 m (l) e 47,3 cm (profundidade)
Tanque: 73 litros
Pneus: 255/65 R17 All Terrain
0-100 km/h: 11s3
Velocidade máxima: 180 km/h
Autonomia cidade: 9,1 km/l
Autonomia estrada: 11,0 km/l
Emissão de CO2: 202 g/km