Avaliação: Nissan Versa resgata a essência do carro japonês
Rodamos durante uma semana com o novo Nissan Versa 2024, que melhorou em design e conteúdo e tem alma japonesa (entenda)
O Nissan Versa já teve dias piores, pois não era exatamente bonito. Nesta geração, entretanto, o sedã compacto ganhou vida, ficou mais moderno e subiu de patamar em sua categoria. Agora, o novo Nissan Versa 2024 ficou ainda melhor – e especialmente atraente na nova cor Cinza Lunar.
O melhor deste Versa, entretanto, é que ele resgata a essência do carro japonês, perdida nos últimos tempos com o aumento do tamanho e da sofisticação dos sedãs e SUVs da Nissan, da Toyota e da Honda.
O carro japonês conquistou o mundo, décadas atrás, por ser bem construído, mas sem exagero nas formas, nos conteúdos e nos materiais. O bom carro japonês passa a sensação de ser prático e leve, sem luxo ou penduricalhos desnecessários, mas sofisticado na parte mecânica. Não é um carro para ostentar; é um carro para usar.
O novo Nissan Versa 2024 resgata essa essência do carro japonês porque também é bonito, pois o design é cativante, mas não exótico como o do carro coreano; é marcante, mas não previsível como o do carro sueco; é atraente, mas não ostensivo como o do carro alemão.
Então é um carro perfeito? Não, mas está totalmente condizente com sua proposta e ganhou melhorias em design e equipamentos, como já noticiamos no Guia do Carro – confira aqui o que é novo. [este texto continua depois do vídeo]
São 10 itens de segurança no Versa Exclusive (topo de linha), a saber:
Alerta de Atenção do Motorista, Alerta de Colisão Frontal, Assistente Inteligente de Frenagem, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, Alerta de Cinto de Segurança Destravado (frontal e traseiros), Alerta de Objetos no Banco Traseiro, Sistema Inteligente de Partida em Rampa, Monitoramento de Ponto Cego, Visão 360º Inteligente e Detector de Objetos em Movimento.
O Nissan Versa Exclusive, que avaliamos, ganhou uma nova multimídia de 8”, apoio de braço com USB-C, rodas de liga leve de 17” com novo desenho e aerofólio na tampa do porta-malas. O difusor traseiro, pintado na cor da carroceria, ficou um charme.
O que nós gostamos
A posição de dirigir é ótima, tanto pelo volante multifuncional moderno e bonito, de boa empunhadura, quanto pelo banco com abas nas laterais e que encaixa totalmente o corpo nas costas. À primeira vista o assento parece um pouco duro, mas em viagens longas esse banco não cansa (traz a tecnologia Gravity Zero, desenvolvida com a Nasa).
O painel de instrumentos digital é muito bom, bastante visível e pode ser configurado com o conta-giros bem grande do lado esquerdo ou então com informações de consumo, por exemplo.
O comportamento dinâmico do Nissan Versa também nos agradou. O carro é bem largo, com bitolas generosas, centro de gravidade baixo e pneus relativamente largos (205/50 R17). O ajuste da suspensão não é muito mole. Tudo isso junto resulta em boa estabilidade nas curvas.
O espaço no banco de trás é muito bom, bem como a conectividade para quem senta atrás. Já viajei muitos por horas no banco de trás do Nissan Versa da atual geração e cheguei “inteiro”. As portas têm bom ângulo de abertura.
A vida a bordo, com boas soluções de design, passam a sensação de carro japonês bem construído e que não precisa apelar para algumas soluções exóticas para chamar atenção, como já vimos em automóveis badalados da Lexus, da Honda e da Toyota.
O que pode melhorar
A multimídia melhorou, mas ainda precisa ser mais prática. Há momentos em que uma pessoa desavisada pode desistir de conectar o Android Auto, por exemplo, pois os caminhos da central multimídia não são nada intuitivos.
O motor 1.6 aspirado flex é bom e entrega 110 cv com gasolina e 113 cv com etanol, mas não é muito eficiente. A potência específica é de apenas 71 cavalos/litro. A Nissan fez a mesma opção que a Honda para o City e a Toyota para o Yaris, mas um motor menor, com turbocompressor, poderia melhorar o consumo sem perder potência.
O câmbio CVT de 6 marchas, apesar de proporcionar trocas (ou simular, como alguns preferem), não consegue evitar a monotonia da contínua variação de marchas, pois são poucas. Esse carro merece uma transmissão mais avançada, com maior escalonamento, mesmo que seja CVT.
O consumo é bom, especialmente dentro da categoria, mas um sistema híbrido leve ou mesmo um motor turbo deixaria o Nissan Versa ainda melhor. Com gasolina, ele faz 10,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. Com etanol, faz 7,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. Mas não são números fáceis de conseguir no uso diário.
Notas [pela categoria]
Desempenho - 7 (muito bom)
Consumo - 7 (muito bom)
Dirigibilidade - 10 (ótima)
Conforto - 9 (ótimo)
Usabilidade - 10 (ótimo)
Conectividade - 8 (muito boa)
MÉDIA - 8,5 (MUITO BOM)
Veredicto
Vale a pena comprar o Nissan Versa se você aprecia o bom carro japonês, que tem uma construção racional e entrega ao motorista e aos passageiros aquilo que ele efetivamente precisa, sem faltar nem pôr. O Versa Exclusive tem a vantagem de ser muito completo em segurança e de ser mais bonito do que todos os seus rivais diretos, além de prático e confiável.
Principais números
Motor: 1.6 aspirado flex 16V
Potência: 110 cv (g) e 113 cv (e) a 5.600 rpm
Torque: 149 Nm (g/e) a 4.000 rpm
Câmbio: 6 marchas CVT
Comprimento: 4,495 m
Largura: 1,740 m
Altura: 1,475 m
Entre-eixos: 2,620 m
Peso: 1.139 kg
Pneus: 205/50 R17
Porta-malas: 482 litros
Tanque: 41 litros
Alcance na cidade: 472 km (g) e 324 km (e)
Alcance na estrada: 603 km (g) e 418 km (e)
0 a 100 km/h: 10s7
Velocidade máxima: 180 km/h
Preços
Versa Exclusive 1.6 CVT - R$ 126.590
Versa Advance 1.6 CVT - R$ 114.290
Versa Sense 1.6 CVT - R$ 105.190