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Avaliação: Porsche Cayenne E-Hybrid melhora no que é essencial

Terceira geração do sistema híbrido plug-in do Porsche Cayenne oferece mais potência no motor elétrico e carregamento muito mais rápido

21 jun 2024 - 15h29
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Porsche Cayenne E-Hybrid
Porsche Cayenne E-Hybrid
Foto: Ali Produções / Guia do Carro

O Porsche Cayenne E-Hybrid não é apenas o SUV de luxo mais interessante do Brasil. Ele é também um exemplo de como os carros híbridos plug-in evoluem rapidamente. Bem, o Cayenne E-Hybrid certamente tem uma evolução mais veloz. Basta dizer que o tempo de carregamento completo da bateria passou de mnais de 6 horas para apenas 2h15min.

Isso agora é possível porque a Porsche instalou um novo AC charger on-board de 11 kW. Nesta nova geração, a bateria é de 25,9 kWh (+8 kWh). Com isso, o Porsche Cayenne E-Hybrid consegue rodar até 52 km no modo elétrico, ou seja, 20 km a mais do que fazia antes.

O Porsche Cayenne é um E-Hybrid Plug-in com uma bateria de alta tensão na parte traseira do veículo e os dois motores na dianteira. O motor elétrico fica posicionado entre o motor a combustão e a transmissão. O alcance elétrico pode ser um pouco maior nas versões mais caras: 55 km na Turbo E-Hybrid e 56 km na S E-Hybrid.

Porsche Cayenne E-Hybrid
Porsche Cayenne E-Hybrid
Foto: Ali Produções / Guia do Carro

Nossa avaliação ocorreu num percurso de aproximadamente 200 km, entre São Paulo e Itu (SP). Partimos com pouco mais de 80% da bateria, rodamos na cidade sempre no modo E-Power (100% elétrico) e na estrada alternamos entre os modos Hybrid, Sport e Sport Plus. Há ainda o modo Offroad, que não utilizamos. Quando terminamos o percurso total ainda havia 2% de carga na bateria.

Como precisávamos de energia elétrica para a ida e a volta, não abusamos dos modos Sport e Sport Plus, que consomem mais. No Hybrid mode há três opções: Hybrid Auto (o próprio Porsche Cayenne administra a carda da bateria), E-Hold (segura a carga da bateria) e E-Charge (usa o motor a combustão e a energia das frenagens para carregar a bateria, mas só funciona em altas velocidades).

Havia muito trânsito, então foi até bom termos optado pela versão de entrada, que se chama apenas E-Hybrid e tem potência combinada de 470 cv (346 kW) e torque combinado de 650 Nm. Esta versão acelera de 0 a 100 em 4,9 segundos, atinge 254 km e faz 20 km/l de gasolina na cidade e 19 km/l na estrada. Conseguimos 16,8 km/l na média, o que revela um SUV híbrido plug-in bem econômico.

Porsche Cayenne E-Hybrid
Porsche Cayenne E-Hybrid
Foto: Ali Produções / Guia do Carro

Também achamos o computador de bordo bem confiável na amostragem do alcance elétrico. O valor aparece em verde, na parte de baixo do marcador central do quadro de instrumentos e logo acima do alcance total. Há outros dois marcadores redondos, um de cada lado, ambos configuráveis. Agora em tela curva de 12,6”, o painel digital do Porsche Cayenne E-Hybrid é seguramente um dos melhores do mundo.

O Cayenne E-Hybrid S tem 619 cv (382 kW), 750 Nm, vai de 0 a 100 em 4,7 segundos e chega a 263 km/h. Segundo o PBEV do Inmetro, esta é a versão mais econômica: faz 21 km/l na cidade e 20 km/l na estrada.

Já a versão topo de linha, Cayenne Turbo E-Hybrid, tem incríveis 739 cv (544 kW) e 950 Nm. É o Porsche mais potente de todos os tempos. Acelera em 3,7 segundos para ir de 0 a 100, chega a 295 km/h e tem o mesmo consumo do E-Hybrid de “apenas” 470 cv: 20 km/l na cidade e 19 km/l na estrada.

Para conseguir esses números é fundamental deixar a bateria sempre com alguma carga disponível. As três versões do novo Porsche Cayenne E-Hybrid se diferenciam pelo motor a combustão, pois todas usam o mesmo conjunto elétrico com transmissão automática de 8 marchas.

Porsche Cayenne E-Hybrid
Porsche Cayenne E-Hybrid
Foto: Ali Produções / Guia do Carro

O novo motor elétrico do Porsche Cayenne E-Hybrid agora tem 176 cv (+40 cv) e 450 Nm (+50 Nm). Para você ir se acostumando com os valores dos carros eletrificados, estamos falando de 130 kW de potência, dos quais 88 kW podem ser recuperados. Rodando apenas no modo elétrico, o Cayenne E-Hybrid chega a 135 km/h.

A linha 2024 (que já está sendo entregue aos clientes) e a linha 2025 (que já tem as vendas abertas) tem três versões e dois motores. O motor 3.0 V6 turbo tem 304 cv e 420 Nm na versão E-Hybrid e 353 cv e 500 Nm na E-Hybrid S. Na versão Turbo o motor é 4.0 V8 biturbo de 599 cv e 800 Nm.

Os preços do Porsche Cayenne E-Hybrid 2025 vão escalando conforme a potência sobe. A versão E-Hybrid custa R$ 770.000, a S E-Hybrid sobe para R$ 830.000 e a Turbo E-Hybrid chega ao espantoso valor de R$ 1.300.000. É interessante dizer que a versão de entrada, por exemplo, custava R$ 690.000. Quem comprovou na pré-venda economizou R$ 80.000.

Porsche Cayenne E-Hybrid
Porsche Cayenne E-Hybrid
Foto: Ali Produções / Guia do Carro

Mas isso não é tudo. Mesmo o Porsche Cayenne E-Hybrid de entrada pode ir muito além dos R$ 770.000. O carro que avaliamos, por exemplo, tinha mais de R$ 170.000 em equipamentos opcionais.

O novo Porsche Cayenne E-Hybrid evoluiu em tudo que é essencial: potência, torque, consumo, capacidade da bateria, alcance, autonomia elétrica e tempo de carregamento. A Porsche tem convicção de que o seu futuro será elétrico e, portanto, oferece um híbrido plug-in com ótima experiência elétrica.

A vida a bordo é excelente tanto para o motorista quanto para os passageiros. O motorista tem todos os elementos que fazem a condução do Porsche Cayenne ser um grande prazer, com ótima ergonomia, muita velocidade, segurança aprimorada e incrível capacidade de fazer curvas em alta velocidade e de frear com firmeza e segurança.

Porsche Cayenne E-Hybrid
Porsche Cayenne E-Hybrid
Foto: Ali Produções / Guia do Carro

O passageiro da frente tem uma tela individual que não é visível pelo motorista. Há ainda o display central tátil, que é enorme (12,3”) e está acoplado à tela do passageiro (10,9”). Isso sem contar que o cliente pode instalar o Head-Up Display (opcional). 

O novo Porsche Cayenne E-Hybrid 2024/2025 traz várias outras melhorias, como console central elevado com alças, compartimento refrigerado para carregador do celular (muito rápido, de 15 W), portas USB-C, sistema de teto panorâmico, novo volante esportivo multifuncional, novo controle do ar-condicionado e aprimoramentos no motor a combustão para quem optar pelo 4.0 V8.

Um item a ser comentado é o estepe, que é grande e ocupa boa parte dos 627 litros do porta-malas. O usuário pode decidir se quer viajar com o estepe ou não, pois ele é facilmente retirável, uma vez que fica preso por cintas no piso do bagageiro.

Porsche Cayenne E-Hybrid
Porsche Cayenne E-Hybrid
Foto: Ali Produções / Guia do Carro

Sob todos os aspectos, o novo Porsche Cayenne E-Hybrid é um carro espetacular e mostra como a montadora alemã está focada em melhorar seus modelos híbridos plug-in. Para quem deseja comprar a versão cupê, há os seguintes acréscimos: R$ 45.000 no E-Hybrid, R$ 40.000 no S E-Hybrid e R$ 30.000 no Turbo E-Hybrid. Veja abaixo a lista de preços completa do Porsche Cayenne 2025.

  • E-Hybrid: R$ 770.000
  • E-Hybrid Coupé: R$ 815.000
  • S E-Hybrid: R$ 830.000
  • S: R$ 860.000
  • S E-Hybrid Coupé: R$ 870.000
  • S Coupé: R$ 890.000
  • GTS: R$ 930.000
  • GTS Coupé: R$ 960.000
  • Turbo E-Hybrid: R$ 1.300.000
  • Turbo E-Hybrid Coupé: R$ 1.330.000
  • Turbo GT: R$ 1.410.000

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