Avaliação: Toyota Yaris Sedan peca na potência [nota 7,4]
Avaliamos o Toyota Yaris Sedan XLS 2023 com motor 1.5 aspirado flex e câmbio automático CVT em 6 itens essenciais para a compra
Rodamos cerca de 10 dias com o Toyota Yaris 2023 e chegamos a pelo menos duas conclusões importantes: o motor não melhorou o suficiente neste facelift e o preço do carro está superestimado. Mas, calma, mesmo assim o carro melhorou em muitos aspectos. Nossa análise é baseada em seis pontos que o Guia do Carro considera essenciais para definir um bom automóvel e/ou uma boa compra. Vamos a elas.
Motor e câmbio
O motor 1.5 aspirado flex de 110 cv e 149 Nm é claramente o ponto fraco do Yaris. A Toyota fez ajustes no motor e conseguiu deixá-lo mais eficiente, dentro das novas normas de emissões de carbono (Proconve L7), sem perda de potência. E isso é bom, mas é pouco. Rodando, o Corolla demonstra dificuldades para manter uma boa velocidade sem que o motorista tenha que carregar o pé no pedal do acelerador.
Falta potência ao Yaris. Ele até é capaz de rodar entre 100 e 120 km/h na faixa de 1.500 a 2.200 rpm, mas basta uma minúscula subida para que a velocidade caia de forma abrupta. E isso rodando com etanol, que tira 5 cavalos a mais de potência do motor. Para dar uma ideia, o Yaris Sedan topo de linha (EXL 1.5) tem uma deficiência em relação a seu irmão superior, o Toyota Corolla 2.0: a diferença é de 67 cv (-38%) e de 64 Nm (-30%).
O Toyota Yaris Sedan tem uma diferença de apenas 16% de peso para o Corolla, mas sua relação peso/potência é 26% menor. A relação peso torque (-17%) está num nível melhor. Não é justo comparar o Yaris Sedan com o Corolla? Ok, então comparemos com o novo Honda City Touring 1.5, que é da mesma categoria e tem apenas 20 kg a mais (1,7% de diferença).
A diferença de potência entre os modelos sedã do Yaris e do City é de 16 cv com etanol (-13%) e de 21 cv com gasolina (-17%). É muita coisa para dois carros da mesma faixa de preço. Embora este não seja um teste comparativo, temos obrigação de usar o concorrente direto como referência na análise do Yaris Sedan 2023. A boa notícia para os fãs do Yaris é que as versões XS (intermediária) e XLS (topo de linha) agora têm trocas de marcha manuais pela borboleta no volante.
Chassi
Se o motor decepciona, o chassi agrada. O Toyota Yaris Sedan tem o centro de gravidade baixo e um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. A direção é leve nas manobras e firme em velocidade, assim como os freios se mostraram adequados durante nossa utilização. A suspensão traseira por eixo de torção não compromete a estabilidade do carro. O Yaris traz os importantes sistemas eletrônicos de tração e estabilidade.
Carroceria
A carroceria do Yaris Sedan nos parece mais bem resolvida do que a do Yaris Hatch. Não é um campeão de beleza nas passarelas, mas não faz vexame em nenhum ambiente. Em alguns aspectos, o Yaris Sedan pode passar por um mini-Corolla. O Yaris nacional é um pouco maior do que o europeu, mas ele já não brilha na distância entre-eixos. O Yaris tem 2,55 m de entre-eixos (perde para a concorrência) e seu porta-malas é muito bom (473 litros), mas oferece 46 litros a menos do que o Honda City (519).
O acabamento do Toyota Yaris não é requintado, mas é correto. O excesso de plástico duro está mais ou menos de acordo com os carros da categoria, porém há uma certa monotonia na aplicação dos materiais, sempre com a mesma textura. A cabine transmite bem-estar e confiança aos ocupantes, pois o carro vem equipado com sete airbags e traz dois novos itens de segurança: sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa.
Com para-choques dianteiros redesenhados, rodas em dois tons, luzes diurnas de led e faróis de neblina são de led, o Yaris XLS 2023 ficou mais bonito e funcional. Rodas um pouco maiores (16") deixariam o carro mais bonito.
Aceleração e dirigibilidade
O Toyota Yaris Sedan não oferece ajuste de profundidade no volante de direção. Isso pode afetar a melhor posição de dirigir para algumas pessoas. No nosso caso, a posição ficou boa, mas seria perfeita se o volante estivesse um pouco mais próximo do corpo. Esse é um detalhe que não atrapalha muito no dia a dia, mas pode incomodar em viagens longas, provocando dores no pescoço e também em estradas muito sinuosas, pois em algumas manobras o motorista precisa esticar muito o braço numa condução mais rápida.
De qualquer forma, a proposta do Yaris Sedan não é ser esportivo. E isso fica claro em seu desempenho. As acelerações são suaves e graduais (leva 12 segundos para ir de 0 a 100 km/h) e as retomadas de velocidade são mais eficientes, especialmente com a possibilidade de trocas manuais na borboleta. A relação peso/torque do Yaris Sedan é inferior a 8 kg/Nm, o que ajuda no trânsito urbano.
KML, CO2 e custos
Uma das novidades na padronização do motor 1.5 aspirado flex para toda a linha são os novos modos de condução Sport e Eco. Segundo o Inmetro, com etanol, o Yaris Sedan faz 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Já os números com gasolina são muito bons: ele faz 13 km/l na cidade e 14,5 na estrada. Isso faz do Yaris um carro bastante econômico. Seu alcance urbano é de 585 km na cidade e de 653 km na estrada – e isso com um tanque de apenas 45 litros.
Outra boa medida da Toyota foi tornar o carro mais amigável ao meio-ambiente. A emissão de CO2 baixou para 97 g/km com gasolina. A garantia é de cinco anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro). O custo de revisão até 60 mil km, segundo a Toyota, é de R$ 4.309. O Toyota Yaris XLS custa R$ 116.990 e é 3,4% mais em conta do que o Honda City Touring. O Yaris Sedan tem mais duas versões: XL por R$ 96.390 e XS por R$ 104.990.
Usabilidade
O Yaris Sedan é um carro bastante prático e que agrada na utilização. As portas têm boas aberturas e não são muito pesadas, bem como a tampa do porta-malas. A nova multimídia de 7”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, agora é de série desde a versão de entrada XL. Os passageiros do banco traseiro passam a ter duas entradas USB.
O Yaris XLS (avaliado) vem com ar-condicionado automático digital com filtro antipólen. Há ainda teto solar elétrico com acionamento one touch e função antiesmagamento. Gostamos muito do computador de bordo com 16 funções em tela de 4,2” de alta resolução.
Na versão XLS, o novo Yaris é equipado com a central multimídia Toyota Play+ de 7’’ com sistema de áudio com AM/FM, função MP3, entrada USB (no console central), Bluetooth e suporte aos recursos Android Auto e Apple CarPlay. A versão ainda conta com câmera de ré integrada, o que ajuda bastante nas manobras de estacionamento.
ITEM | CONCEITO | NOTA |
Motor e câmbio | Bom | 6 |
Chassi | Muito bom | 8,5 |
Carroceria | Bom | 7 |
Performance e dirigibilidade | Bom | 7 |
KML, CO2 e custos | Bom | 7,5 |
Usabilidade | Muito bom | 8,5 |
Nota final | Bom | 7,4 |
Veredicto
Razões internas levaram a Toyota a manter o motor 1.5 com a mesma potência, pois não valia a pena o custo do investimento em um motor mais potente. A ausência de potência é compensada pelos bons números de consumo. Pena que o carro não disponha de ajuste de profundidade no volante de direção, para oferecer mais conforto em longas viagens. De uma forma geral, o Yaris Sedã XLS é um bom carro, mas a potência restrita e alguns detalhes mostra que está superestimado e vai precisar do carisma da marca Toyota numa disputa direta com o novo Honda City Touring.
Os números
Preço: R$ 118.490
Motor: 1.5 aspirado flex
Potência: 110 cv a 5.600 rpm (e)
Torque: 146 Nm a 4.000 rpm (e)
Câmbio: 7 marchas CVT
Comprimento: 4,425 m
Largura: 1,730 m
Altura: 1,490 m
Entre-eixos: 2,550 m
Vão livre entre-eixos: 150 mm
Peso: 1.150 kg
Pneus: 185/60 R15
Porta-malas: 473 litros
Carga útil: 400 kg
Tanque: 45 litros
0-100 km/h: 12s0 (e)
Velocidade máxima: 186 km/h (e)
Consumo cidade: 13,0 km/l (g)
Consumo estrada: 14,5 km/l (g)
Emissão de CO2: 97 g/km