Avaliação: Volkswagen ID.4 elétrico resgata item histórico
Rodamos quatro dias na cidade e na estrada com o ID.4 Pro, um Volkswagen como você nunca viu, mas que resgata algo precioso
A Volkswagen do Brasil já fez supercampeões de venda, como o Fusca e o Gol, mas agora está oferecendo um VW como você nunca viu: o ID.4 elétrico. O primeiro lote de 250 unidades chegou da Alemanha e todos são ID.4 Pro, versão que traz uma bateria de 77 kWh utilizáveis.
Graças à capacidade da bateria, o Volkswagen ID.4 Pro tem um alcance que vai de 370 km (ciclo PBEV) a 522 km (WLTP). No final das contas, o que vai determinar quanto ele vai rodar com uma carga elétrica é a sua forma de dirigir.
Durante nossa avaliação, rodando na cidade e na estrada, conseguimos projetar 450 km, pois rodamos a maior parte do tempo no modo Comfort. Poderia passar de 500 km de alcance se usássemos por mais tempo o modo Eco e o câmbio na posição B, que proporciona maior regeneração de energia nas frenagens.
O SUV elétrico da Volkswagen também permite uma condução mais esportiva, tirando mais potência do motor de 150 kW (equivalente a 204 cv), porém a autonomia da bateria diminui. Mas, como o torque é sempre generoso, basta pisar no pedal do acelerador para ter 310 Nm disponíveis, por isso o carro é agil em qualquer modo.
Os freios são a tambor na traseira e a Volkswagen afirma que não há necessidade de discos. Os pneus traseiros são mais largos porque recebem mais torque (devido à tração traseira) e precisam ter mais grip.
O que nós gostamos
O Volkswagen ID.4 resgata um item histórico da marca. Na verdade, são dois itens que formam uma combinação perfeita para o desempenho: motor traseiro e tração traseira. Basta dizer que os carros de Fórmula 1 têm motor traseiro e tração traseira.
Com essa combinação – que fez a fama de carros como Fusca, Variant, Brasília, TL, Karmann-Ghia e até Kombi –, o Volkswagen ID.4 Pro acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h.
Enquanto a bateria está posicionada no assoalho do carro, o motor elétrico fica acima do eixo traseiro. A plataforma MEB da Volkswagen, porém, permite também um motor dianteiro, o que ocorre no ID.4 GTX 4Motion. Por enquanto, só o ID.4 Pro está disponível no Brasil.
O painel de instrumentos tem apenas 5,3” e está conectado à coluna de direção, mas todas as informações necessárias estão nele. O display central tem 10” e a conexão Android Auto e Apple CarPlay é sem fio.
Existe um botão de partida, quase escondido, mas ele é desnecessário. Basta pisar no pedal do freio para que o ID.4 esteja pronto para rodar. Também não é preciso desligar o carro; ele faz isso sozinho quando o motorista aperta o P nos comandos do câmbio (que tem apenas uma marcha).
Todo o aspecto interior do Volkswagen ID.4 Pro é sensacional. Há muito conforto, bom gosto e ótima ocupação dos espaços. O acabamento é de alta qualidade e não falta absolutamente nada para uma boa vida a bordo, tanto para o motorista quanto para os passageiros.
O ID.4 Pro também é superior em termos de segurança. Além de todos os itens já conhecidos no mercado de carros de luxo, o VW elétrico tem 7 airbags, sendo um no console central para evitar que motorista e passageiro batam um no outro em caso de colisão.
Os mimos parecem infinitos. Desde o assistente total de estacionamento, massagem no banco e inéditas configurações do ar-condicionado até memorizador de trajetos. O Memory Park Assist Plus pode armazenar até 5 caminhos e aprender a estacionar nesses locais, sempre que o motorista chegar a um deles.
A potência de carga do ID.4 Pro é muito boa, tanto no carregador DC (125 kW) quanto no AC (22 kW). Isso sigfnifica que ele vai de 0 a 80% da carga em 40 minutos num carregador de 150 kW (sem dividir com outro carro). Num AC de 22 kW levaria menos de 3 horas.
O que pode melhorar
A Volkswagen levou ao máximo o paradigma de eliminar os botões. Só há dois botões na porta do motorista para abrir os vidros dianteiros e traseiros. Isso significa que é preciso escolher antes se você quer baixar ou subir os vidros da frente ou de trás.
A total ausência de botões no display central torna um pouco complexa pequenas tarefas como regular a temperatura do ar-condicionado. Há tantas opções que um desavisado acaba tendo dificuldades de operar.
O Volkswagen ID.4 não pode ser comprado; só assinado. Mesmo ao fim do contrato de 24 meses, o assinante não tem a opção de comprar o carro, caso queira. Tampouco é possível comprar o carro à vista ou financiado – essa modalidade simplesmente não existe para os consumidores brasileiros. Mas tem multa de 35% se o cliente desistir da assinatura.
Veredicto
O Volkswagen ID.4 é ótimo e pode ser usado sem medo, até porque a rede tem 33 concessionárias com carregadores rápidos em pontos estratégios do país. O custo total para assinar o ID.4 por 24 meses na franquia de 1.500 km é de R$ 239.760. Nesse valor está incluído licenciamento, IPVA, manutenção, carro reserva etc.
São R$ 9.990 por mês. Quanto você ganharia aplicando R$ 240.000 por dois anos? Segundo uma simulação que fizemos no BTG Pactual, no final de dois anos você teria R$ 302.763 no cenário esperado. No cenário pessimista teria R$ 275.085 e no cenário otimista teria R$ 330.441.
Mas cada um tem que fazer suas próprias contas para saber se vale a pena. A Volkswagen acredita que sim.
Notas
Desempenho - 9 (ótimo)
Consumo - 10 (ótimo)
Dirigibilidade - 9 (ótima)
Conforto - 10 (ótimo)
Usabilidade - 10 (ótima)
Conectividade - 10 (ótima)
MÉDIA - 9,6 (ÓTIMO)
Preços do Sign & Drive
24x de R$ 9.990/mês com 1.500 km/mês
24x de R$ 11.490/mês com 2.000 km/mês
24x de R$ 11.890/mês com 2.500 km/mês
Wallbox Greenv de 7 kW
Locação: 24x de R$ 599
Compra: R$ 7.649
Ficha Técnica
Motor: elétrico traseiro
Potência: 150 kW (ou 204 cv)
Torque: 310 Nm
Bateria: 77 kWh (utilizáveis) ou 82 kWh (total)
Consumo: 14,7 a 20,8 kWh/100km
Alcance: 370 km (PBEV) a 522 km (WLTP)
Alcance no teste: 450 km
Emissão de CO2: 0 g/km
0 a 100 km/h: 8s5
Velocidade máxima: 160 km/h
Câmbio: AT1
Tração: 4x2 (traseira)
Comprimento: 4,584 m
Largura: 1,852 m
Altura: 1,618 m
Entre-eixos: 2,765 m
Altura mínima do solo: 160 mm
Porta-malas: 543 litros
Carga máxima: 518 kg
Pneus: 235/45 R21 (d) e 255/40 R21 (t)
Estepe: não tem
Peso: 2.142 kg