Avaliação: Volkswagen Nivus 2022 brilha pelo equilíbrio
Com novos equipamentos e ainda mais bonito, Volkswagen Nivus 2022 tem ótimo equilíbrio entre potência e economia com o motor 1.0 turbinado
A chegada do Nivus 2022 ao mercado é uma oportunidade para revisitar o mais bonito dos Volkswagen produzidos no Brasil. De cara, ele traz uma nova opção de cor, o Azul Biscay, que o deixou ainda mais atraente. O VW Nivus 2022 também ganhou dois novos equipamentos de segurança e um de economia: ACC (piloto automático adaptativo), AEB (frenagem autônoma de emergência) e Start&Stop (desliga e religa o motor em breves paradas no trânsito).
As novidades chegam nas duas versões do Nivus 2022: Comfortline (R$ 119.550) e Highline (R$136.270). Rodamos durante 10 dias com o Nivus topo de linha na cor Azul Biscay (R$ 1.585), o que elevou seu preço para R$ 137.855. É possível optar pelo Pacote Bicolor (R$ 2.020), que inclui o Pacote Técnico (sem custo), mas essa escolha elimina a nova cor. O interior é de couro sintético cinza.
O VW Nivus 200 TSI não é um foguete, mas tem um bom desempenho. O motor 1.0 turbo de 3 cilindros tem 116/128 cv de potência (gasolina/etanol) e 200 Nm de torque (g/e), de onde vem seu nome. O câmbio é sempre automático Tiptronic de 6 marchas com trocas manuais pela borboleta e pela alavanca. O motor tricilíndrico tem um ronco ligeiramente agudo, mas não apresenta vibrações que incomodam.
A potência máxima de 128 cv está disponível somente a 5.500 rpm, quando o motor trabalha em estado mais ruidoso, porém o torque de 200 Nm surge entre 2.000 e 3.500 rpm. É exatamente nessa boa faixa de giros que o motor EA211 faz o Nivus brilhar. A Volkswagen encontrou um ótimo equilíbrio entre potência e economia para seu motor 1.0 turbinado. A transmissão de 6 velocidades até “sobra” para a potência do motor.
O câmbio Aisin com conversor de torque é confiável e adequado para a relação peso/potência do Nivus Highline (9,4 kg/cv). O resultado é um carro com rodar silencioso, com desempenho suficiente para ultrapassagens com segurança (especialmente pela boa performance do câmbio nas solicitações automáticas ou manuais), e com um consumo que não assusta.
Com gasolina, o VW Nivus faz 10,7 km/l na cidade e 13,2 na estrada. Dá para rodar 556 km na cidade ou 686 na estrada entre os abastecimentos. Com etanol, o Nivus fica um pouco mais esperto devido aos 12 cavalos extras, mas o consumo aumenta. Ele faz 7,7 km/l na cidade e 9,4 na estrada. O alcance também é menor: 400 km no trânsito urbano e 489 em circuito rodoviário. Cada motorista, entretanto, pode melhorar ou piorar esses números de acordo com seu estilo de condução e as variantes do trânsito.
Seria interessante se a Volkswagen tivesse planos para um Nivus GTS, com um pouco mais de potência e esportividade, para quando o mercado estiver com a produção estabilizada. Afinal, o design deste crossover cupê sugere um caráter um pouco mais abusado, que viria com o motor 1.4 TSI 250 de 150 cv. Mas não espere essas características do Nivus 1.0 turbo. Ele é pacato. Às vezes, até demais. As suspensões, por exemplo, são ligeiramente moles e proporcionam mais maciez do que estabilidade.
Mesmo assim, o Nivus tem os ingredientes certos para agradar na estrada, pois a traseira é firme, bem ao gosto do brasileiro, então as inclinações em curvas mais rápidas não chegam a comprometer a reputação do carro. Com a direção leve (mas não “anestesiada”) e tração dianteira, em caso de subesterço basta uma leve tirada de pé no pedal do acelerador para que o Nivus contorne bem a curva. Entre os itens de segurança, o Nivus traz controle de tração, vetorização de torque e seis airbags de série.
Tudo isso é entregue numa posição de dirigir excelente, apesar de o ponto H (altura do quadril do motorista) ser ligeiramente elevado; afinal, é o que os consumidores esperam de um SUV. Certamente o termo SAV (Sport Activity Vehicle), inventado pela BMW, seria mais adequado ao Volkswagen Nivus do que SUV. Isso é um elogio.
O volante de direção é moderno, com ótima empunhadura. O quadro de instrumentos digital de 10,25” é perfeito e configurável e a multimídia VW Play de 10,1” ficou muito melhor com a conectividade sem fio (Android Auto e Apple CarPlay). A vida a bordo do Nivus é agradável e confortável, inclusive no banco de trás, graças aos 2,56 m de distância entre-eixos. E, apesar de ser muito bonito, com linhas marcantes e faróis e lanternas de led, o Volkswagen Nivus não causa ostentação – o que aumenta a sensação de segurança dos ocupantes num país de terríveis diferenças sociais.
Para um rodar ainda mais macio, as rodas de 16” do Nivus Confortline são melhores do que as de 17” do Nivus Highline (os pneus são 205/60 e 205/55, respectivamente). Mas, claro, as rodas aro 17 escurecidas no Design Cassino deixam o carro mais bonito. A altura livre do solo é de apenas 166 mm, o que coloca o VW Nivus muito próximo do Chevrolet Tracker (157 mm) nesse aspecto. Mas o Nivus ganha na capacidade do porta-malas (415 litros contra 393).
Desenvolvido no Brasil para ser vendido na América do Sul e na Europa (como VW Taigo), o Nivus chegou ao mercado em junho de 2020. Em seu primeiro ano, registrou 16.278 vendas. Em 2021, seu primeiro ano completo, o Nivus chegou a 36.664 emplacamentos. Este ano, o VW Nivus já passou de 10.600 mil vendas.
Em relação ao primeiro Nivus Highline 2021 que havíamos avaliado em 1.200 km, o VW Nivus 2022 melhorou em alguns aspectos. Não percebemos os insistentes ruídos no painel de instrumentos e a multimídia sem cabo acabou com os problemas do VW Play. Ainda há muitos plásticos, mas pelo menos no Nivus há diferenças de padrões e texturas, portanto não incomodam muito. Mais do que um carro bonito, o Nivus 2022 é uma compra de qualidade.
ITEM | CONCEITO | NOTA |
MOTOR | Muito bom | 8 |
CÂMBIO | Ótimo | 9 |
SUSPENSÃO | Ótimo | 9 |
DIREÇÃO E FREIOS | Muito bom | 8,5 |
SEGURANÇA | Ótimo | 10 |
ERGONOMIA | Ótimo | 9 |
MULTIMÍDIA | Ótimo | 10 |
PORTA-MALAS | Muito bom | 7 |
ACABAMENTO | Muito bom | 8,5 |
DESIGN | Ótimo | 9 |
VEREDICTO | Muito bom | 8,8 |
Os números
Preço: R$ 136.270
Motor: 1.0 turbo flex
Potência: 128 cv a 5.500 rpm (e)
Torque: 200 Nm de 2.000 a 3.500 rpm
Câmbio: 6 marchas AT
Tração: 4x2
Comprimento: 4,266 m
Largura: 1,757 m
Altura: 1,493 m
Entre-eixos: 2,566 m
Vão livre: 166 mm
Peso: 1.199 kg
Pneus: 205/55 R17
Porta-malas: 415 litros
Tanque: 52 litros
Aceleração 0-100 km/h: 10s0
Velocidade máxima: 189 km/h
Consumo cidade: 10,7 km/l (g)
Consumo estrada: 13,2 km/l (g)
Emissão de CO2: 115 g/km