Avaliação: Volvo C40 Plus, com tração traseira, ficou excelente
A mudança que a Volvo fez no C40 elétrico deixou o carro atraente nas duas configurações, especialmente na versão Plus, de tração traseira
Volvo C40 Plus é oferecido com eixo traseiro mais potente, potência de 238cv/175kW, bateria de 69kWh com alcance de 352km, acelera de 0 a 100km/h em 7,4s.
A linha 2024 do Volvo C40 é a primeira que traz a opção de um único motor traseiro com tração traseira. É o Volvo C40 Plus, que tem 238 cv de potência (175 kW). O C40 Twin Ultimate (dois motores) continua sendo oferecido pela Volvo, mas a potência traseira (238 cv/175 kW) agora é maior do que a potência dianteira (159 cv/117 kW), com 408 cv combinados.
Essa mudança permitiu à Volvo oferecer o C40 Plus com apenas um motor e sem perder tanta potência. Vale lembrar que o C40 Twin Ultimate 2023 e o C40 Recharge P8 AWD 2022 tinham a mesma potência nos eixos dianteiro e traseiro: 204 cv/150 kW cada, somando 408 cv.
Mas, por que melhorou? Simples: com apenas um motor traseiro mais potente, o Volvo C40 Plus manteve uma boa aceleração e, mesmo com uma bateria menor, de 69 kWh, consegue entregar mais alcance do que a anterior de 78 kWh (que permanece no C40 Twin Ultimate).
Segundo o Inmetro (PBEV), o Volvo C40 Plus com motor traseiro tem 352 km de autonomia. A versão de dois motores, embora seja muito mais rápida, roda bem menos com uma carga de bateria: apenas 247 km no ciclo PBEV. É o preço de acelerar um carro de 408 cv que vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
Por isso gostamos mais do Volvo C40 Plus. Ele não é um foguiete como seu irmão mais caro, porém acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, um tempo muito bom. Para um país com precária pequena infra-estrutura de carregamento rápido nas estradas, o Volvo C40 Plus é uma compra muito mais razoável.
O C40 já vem conectado no Google Maps, que informa não apenas a distância para o destino, mas também quanto o carro terá de carga na bateria ao chegar lá. Assim, fica fácil saber se dá para chegar; e melhor, se dá para ir e voltar. Nesse caso, tanto melhor (e mais seguro) com menos potência.
O Volvo C40 Plus é bom de dirigir, muito estável, confortável, silencioso, seguro e confiável. É bom saber que você pode acreditar no número que vê no display central. Para além disso, o painel também informa qual é o mínimo que o carro consegue rodar com a carga de energia disponível.
Os 420 Nm de torque, disponíveis no eixo traseiro assim que você pisa no pedal do acelerador, também ajudam no prazer da condução silenciosa – e, mais importante, zero emissão de carbono. Verdade seja dita: se não fosse a Volvo, o Brasil ainda estaria muito mais atrasado em termos de infra-estrutura para carros elétricos.
Particularmente, nós gostamos mais do Volvo C40, em termos de design, do que do XC40. O estilo SUV cupê ficou charmoso, imponente e ligeiramente esportivo. As rodas são de 19” e não de 20, mas isso não afeta a beleza do carro – pelo contrário, o favorece em pisos ruins. Como o C40 tem 171 mm de vão livre do solo e 16,2 graus de ânguilo central, é um carro bem versátil.
Para não dizer que o Volvo C40 Plus não tem um item que desagradou, lembremos do design da multimídia, que nunca foi um campeão de beleza e já poderia ter sido modificado, bem como as saídas de ar-condicionado. De resto, é um carro excelente para os novos tempos. É comprar e desfrutar.
Preços
Volvo C40 Plus - R$ 354.950
Volvo C40 Twin UItimate - R$ 414.950
Ficha técnica
Motor: 1 elétrico traseiro
Potência: 175 kW (238 cv)
Torque: 420 Nm
Tração: 4x2 traseira
Câmbio: 1 marcha AT
Dimensões: 4,440 / 1,873 / 1,591 / 2,702 m (c/l/a/ee)
Pneus: 235/50 R19
Porta-malas: 404 litros
Peso: 2.045 kg
0 a 100 km/h: 7s3
Velocidade máxima: 180 km/h
Bateria: 69 kWh
Consumo: 19,3 kWh/100 km
Alcance: 352 km (PBEV)
Carregamento
DC de 200 kW: 27 min (10-80%)
AC de 11 kW: 7h00 (0-100%)