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Avaliação: Volvo EX30 é um bom elétrico com soluções estranhas

Já dirigimos num roteiro de São Paulo a Campos do Jordão o primeiro Volvo fabricado na China; veja pontos positivos e negativos

21 mai 2024 - 21h39
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Volvo EX30 Ultra: test drive de São Paulo a Campos do Jordão
Volvo EX30 Ultra: test drive de São Paulo a Campos do Jordão
Foto: Wolf / Guia do Carro

Em 2010 a chinesa Geely comprou a sueca Volvo por US$ 1,8 bilhão. Isso permitiu que a Volvo se tornasse uma referência em carros elétricos europeus. Agora chega ao Brasil o primeiro Volvo fabricado na China, o EX30 elétrico. Dirigimos o crossover num roteiro de São Paulo a Campos do Jordão (cidade de serra).

O carro demonstrou um comportamento dinâmico acima do padrão para veículos fabricados na China. Ele tem a suspensão e a direção firmes e a sensação é mesmo a de estar dirigindo um carro europeu. Mas nem tudo ficou perfeito, pois algumas ideias muito estranhas estão presentes neste carro.

É possível se acostumar com a falta de velocímetro à frente do volante de direção, pois o carro não tem o famoso painel de instrumentos. Tudo está no display central vertical de 12,3”, onde fica a multimídia, o navegador, comandos do carro, velocímetro, alcance, nível da bateria etc.

Volvo EX30 Ultra: comportamento dinâmico muito bom nas curvas
Volvo EX30 Ultra: comportamento dinâmico muito bom nas curvas
Foto: Wolf / Guia do Carro

O resultado prático disso é que você dirige o Volvo EX30 o tempo todo desviando o olhar para o display central, o que é uma pequena negligência de segurança que a antiga Volvo, totalmente sueca, jamais se permitiria.

Da mesma forma, para ajustar os espelhos retrovisores e até mesmo para abrir o minúsculo porta-luvas (que fica embaixo da multimídia) é preciso colocar o dedo na tela central. Outra solução estranha é a partida do motor. É precisa deixar o cartão-chave no local do carregador de celular por indução para que o motor elétrico comece a funcionar.

A ideia da Volvo foi deixar o carro bem minimalista e diferente. Conseguiu. Os comandos dos vidros dianteiros e traseiros estão no console central e não nas portas. Algumas soluções são muito diferentes, mas acabam tirando a praticidade do carro.

Na versão que avaliamos, topo de linha Ultra, o Volvo EX30 oferece ao cliente a possibilidade de ter uma chave tipo canivete. Parece uma boa ideia. Um Head-Up Display também viria a calhar, mas não tem. Mesmo com esses detalhes, o Volvo EX30 é um carro interessante e tem tudo para fazer sucesso no Brasil.

Volvo EX30 Ultra: acelerações vigorosas graças ao motor elétrico de 200 kW de potência
Volvo EX30 Ultra: acelerações vigorosas graças ao motor elétrico de 200 kW de potência
Foto: Wolf / Guia do Carro

Ele já teve 2.000 pedidos na pré-venda e agora e Volvo espera vender 1.000 unidades por mês. Isso colocará o EX30 como o novo best-seller da marca sueca e atrás apenas da dupla da BYD, o Dolphin e o Dolphin Mini. Os preços são atraentes.

A versão básica Core custa R$ 229.950 e é a única com duas opções de bateria: de 51 kWh e de 69 kWh. Custa R$ 20.000 para ter a configuração Extended Range, o que eleva o alcance de 250 km para 338 km (ambos pelo PBEV). Com a bateria extra o carro fica ainda mais rápido: vai de 0 a 100 em 5,3 segundos (contra 5s7 da configuração básica).

Em qualquer versão o Volvo EX30 tem apenas um motor elétrico traseiro de 200 kW de potência (272 hp) e 343 Nm, com velocidade máxima de 180 km/h. Há uma versão de dois motores na Europa e a Volvo pretende trazê-la futuramente.

Mas, pelo que sentimos durante a avaliação entre São Paulo e Campos do Jordão, o Volvo EX30 “Single Motor” é mais do que suficiente para andar muito rápido. O carro é muito bom de dirigir, com acelerações vigorosas, retomadas de velocidade de fazer inveja a carros a combustão, ótima posição de dirigir e muito boa estabilidade, com pouca rolagem da carroceria nas curvas (outra diferença em relação aos carros chineses das marcas chinesas).

As duas versões superiores estão mais próximas dos R$ 300 mil, porém ainda abaixo do que vemos em carros elétricos de marcas premium. O Volvo EX30 Plus custa R$ 277.950 e o EX30 Ultra sai por R$ 293.950. Segundo a Volvo, a maioria dos clientes optou pela versão Ultra – e são clientes mais jovens para a marca, na faixa de 35 anos, ao contrários dos compradores tradicionais, que têm entre 45 e 65 anos.

Volvo EX30 Ultra: alcance de 338 km com a bateria de 69 kWh de capacidade
Volvo EX30 Ultra: alcance de 338 km com a bateria de 69 kWh de capacidade
Foto: Wolf / Guia do Carro

O EX30 Core, de entrada, vem com rodas de 18”, pneus 225/55, assistente de estacionamento traseiro, portas USB-C dianteiras e som de alta performance. 

O EX30 Plus, intermediário, tem rodas de 19”, peus 245/45, ar-condicionado de duas zonas, luzes de ambiente, chave digital plus, retrovisores externos com iluminação do solo, retrovisores internos com ajuste automático de brilho, assistente de mudança de faixa, Pilot Assist, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, portas USB dianteiras e traseiras, carregador do celular por indução e som premium Harman Kardon.

O EX30 Ultra, topo de linha, tem bancos dianteiros elétricos, suporte lombar elétrico com quatro níveis de ajuste, rodas de 20”, pneus 245/40, teto panorâmico, câmera 360 graus, visualização 3D, Park Pilot Assist e freio automático de baixa velocidade.

O Volvo EX30 mede 4,23 m de comprimento 1,84 m de largura (2,03 m com espelhos), 1,55 m de altura e tem 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 318 litros. A altura do solo é de 165 mm (mais alto do que o Chevrolet Tracker) e (acredite) o carro tem capacidade de passar por áreas alagadas de até meio metro (500 mm).

Segundo a Volvo, o consumo de energia elétrica é de 16,7 kWh/100 na bateria de 51 kWh e de 17,5 na bateria de 69 kWh. O tempo de carregamento rápido (até 80%) é de 26 minutos nos dois casos. No carregamento em casa, são 6 horas para a bateria de 51 kWh e 8 horas para a de 69. A potência de carregamento é de 11 kW no lento (AC) e de 134 kW no rápido (DC).

VEREDICTO: O Volvo EX30 é o carro fabricado na China com o melhor comportamento direcional que já testamos. É muito bom de guiar, tem um porte interessante, muita potência e bom alcance. Uma pena que a Volvo optou por eliminar totalmente o quadro de instrumentos, o que prejudicou o prazer da condução.

Guia do Carro
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